Você sabe escolher um bom livro para seu filho, afilhado ou sobrinho?

Esta é a dúvida para a maioria dos pais, padrinhos, tios, avós… Realmente, é difícil saber qual livro é mais indicado para qual idade.

E não apenas isso: como saber o que levar em conta na hora de escolher um livro?

Uma dúvida bem comum é saber até que idade o livro precisa ter mais figuras e imagens?

Se esta é a sua dúvida, na hora de presentear ou mesmo inserir um ensinamento ao seu filho, sobrinho ou afilhado, este post é para você.

Vamos trazer algumas dicas de como escolher um bom livro infantil e também indicar títulos de acordo com a idade.

E sabe quem apontou os melhores livros para cada idade? Os pequenos mesmos, através de uma pesquisa. Aproveite este post e faça sua colinha para quando precisar!

 

Dicas para a escolha de um bom livro infantil

Se tem alguma data importante ou qualquer oportunidade de dar um presente ao afilhado ou seu filho, e pintou aquela dúvida, não se desespere.

Antes de tudo, leve em consideração uma única coisa: a qualidade.

Escolha por livros que tenham qualidade no texto, na temática e nas imagens.

Anúncios


E como saber se o livro é bom, se ele tem qualidade?

A construção textual e a temática do livrinho precisam estimular uma boa leitura em voz alta. O livro precisa ter qualidade, mas não pode fazer uso de palavras que estejam longe do vocabulário do pequeno. E o contrário, também deve ser levado em conta.

Escolha por livros que dialoguem com o imaginário infantil, que possibilite aprendizado e reflexão, trazendo contextos da cultura, da sociedade e da história. A criança precisa se identificar com o texto ou com a ambientação da história.

Por fim, o livro precisa ter qualidade visual, se ele não for atrativo, dificilmente vai fisgar o pequeno ou a pequena.

Atente ao tamanho das letras, ao tipo de fonte usada, aos desenhos e ilustrações, qual mensagem apresentam.

Dê atenção também ao fato de que não é legal o livro estimular bulling ou reforçar estereótipos raciais, históricos e sociais.

 

Saiba qual a importância de ler para uma criança

Livro escolhido, saiba que é muito importante você ler para uma criança.

E no dia 18 que passou foi Dia Nacional do Livro Infantil, uma boa oportunidade de presentear e de ler para seu pequeno.

Ler para uma criança ajuda a fortalecer os vínculos afetivos e é uma forma do adulto participar na educação desde cedo. Afinal, o universo da leitura ajuda no desenvolvimento de capacidades, seja a de pensar, falar, interpretar e aprender.

Tenha em mente que um livro, por si só, sozinho, pode acabar esquecido em um canto por não ter significado algum para ela.

A leitura é importante como conhecimento e como entretenimento, ajuda a despertar e a fazer com que a criança faça uso do imaginário.

O livro é importante também em um assunto pouco debatido, que é a exposição excessiva às telas de celular e computador).

Isso pode prejudicar a visão dos pequenos por conta da tela azul e trazer outros malefícios no médio e longo prazo.

 

Saiba como escolher o melhor livro de acordo com a idade

Agora que você já sabe a importância da leitura e a importância de ler para uma criança vamos falar dos livros em si?

Neste post, já te ajudamos a saber escolher os livros pela capa, pelo texto e pela história que ele traz. Então, vamos falar dos títulos em si.

Melhor escolher O Pequeno Príncipe ou a Turma da Mônica? Ou é melhor optar por livros da Disney ou Harry Potter?

Neste quesito, uma pesquisa realizada com quase 1.000 crianças e famílias pela Positivo traz luz ao assunto.

A pesquisa foi realizada pelo colégio com alunos no Paraná e Santa Catarina e releva a lista de livros que as crianças mais gostam de ler, de acordo com a idade.

Esta pesquisa, pelo fato de envolver alunos e pais, pode não ter embasamento científico, porém, traz um indicativo bem importante.

Isso porque pode te ajudar na escolha de histórias e títulos, para saber o que escolher, dependendo da idade da criança. E isso é importante, uma vez que não há muito material disponível na internet a respeito.

Para alunos da Educação Infantil (até 5 anos), os pais preencheram a lista, a fábula dos Três Porquinhos está no topo. As meninas preferem livros de princesas, os meninos,  dinossauros.

Entre as crianças de 5 a 7 anos, o livro preferido é “A Vaca Fotógrafa”, de Adriano Messias. Já na faixa de 8 a 11 anos, Harry Potter é o preferido das meninas, enquanto Diário de um Banana, pelos meninos.

 

Conheça a lista completa dos livros por idade

Veja qual a lista de livros preferidos em cada idade, conforme a pesquisa da Positivo:

1 a 5 anos: na ordem, 1° Princesas; 2° Os Três Porquinhos; 3° Dinossauros; 4°  Chapeuzinho Vermelho e 5° Turma da Mônica.

5 a 7 anos: 1° A Vaca Fotógrafa; 2° ‘Telefante’ sem fio; 3° Princesas; 4° Menina bonita do laço de fita e 5° Turma da Mônica e O Pequeno Príncipe.

8 a 11 anos: 1° Harry Potter; 2° Diário de um Banana; 3° A casa na árvore; 4° O Pequeno Príncipe; 5° Homem Cão.

12 a 15 anos: 1° Harry Potter; 2° Diário de um Banana; 3° O Pequeno Príncipe; 4° Divergente e 5° Percy Jackson.