Sabe quando você está rolando o feed do Instagram e do nada aparece uma propaganda de algo que você estava conversando há pouco sobre? Isso é uma estratégia da produção de conteúdo para captar leads.
Sabe quando você pesquisa sobre um filme na internet para entender a explicação do final? Isso é uma forma de produção de conteúdo!
Sabe quando você quer ler sobre um produto que ainda não comprou para saber se é bom mesmo? Isso também é produção de conteúdo.
Ah, sabe também quando você pesquisa sobre viagens, por exemplo, no Google, e diversos sites que vendem esse tipo de serviço aparece logo no topo? Isso também é um tipo de estratégia da produção de conteúdo.

O que é produção de conteúdo?

A produção de conteúdo consiste na elaboração de materiais informativos, em diversos formatos e plataformas, de utilidade pública. Existem diversos setores e ramos no mercado, certo?
Dessa forma, existe também produtores de conteúdo especializados em determinados segmentos. Esses profissionais são responsáveis pela criação de conteúdos relevantes, informativos e de credibilidade para o público de áreas específicas.
E, a partir disso, atrair potenciais clientes e novos públicos para o determinado segmento. Com as informações necessárias e específicas, e também com o uso de técnicas diversas (UX Design, SEO, Ads) é possível prospectar novos consumidores para o negócio.

Mas o meu sobrinho faz isso de graça!

Essa é uma frase que quase todo produtor de conteúdo já ouviu. Designers também estão no mesmo barco, inclusive.
Mas, o que as pessoas não entendem, é que a produção de conteúdo é uma profissão que exige muito conhecimento, estudo e pesquisa.
Afinal, os resultados não vão chegar sozinhos. Existem técnicas específicas para chegar no resultado desejado pelo cliente, e não é do dia para a noite que a gente aprende.
Além de tudo, essa profissão envolve muita (MUITA mesmo) informação! Não dá para explicar uma coisa que pode ser fake news, não é mesmo? Então, é importante que os produtores de conteúdo sejam devidamente capacitados para promover informação boa e de qualidade para todo o público.

E qual a importância do produtor de conteúdo para o mercado?

Bom, além dos motivos listados acima, é o pessoal do conteúdo que fica responsável por dar “uma cara” para o seu negócio. A partir dos materiais elaborados e publicados, a sua marca pode virar uma referência no assunto.
Portanto, com o conteúdo produzido pela sua empresa, os clientes e possíveis consumidores podem se aproximar tanto a ponto de contar com as suas informações para conhecimento próprio, pesquisas e muito mais.

O que faz o produtor de conteúdo?

A produção de conteúdo consiste em alguns passos básicos que são feitos diariamente na rotina de um profissional. Algumas atividades que fazem parte do dia a dia do trabalho de um produtor de conteúdo são:
● prospecção de informações;
● definição do público-alvo;
● definição do melhor formato para espalhar tal informação;
● construção do conteúdo em si;
● revisão;
● escolha das estratégias que melhor irão atingir o público-alvo.

Como posso me tornar um produtor de conteúdo?

Não são muitos os requisitos para se tornar um profissional. Na verdade, é mais esforço e trabalho, e muito estudo (bastante mesmo).
Se você…
● gosta de ler e aprender sobre diversos assuntos;
● tem paixão por escrita e habilidades para escrever;
● conhecimento linguístico;
● tempo para aprender e fazer cursos na área;
● é criativo…

Temos uma boa notícia

A boa notícia: você pode explorar esse caminho e, quem sabe, se identificar com a profissão! Basta ter vontade de aprender bastante e não se importar com uma rotina cheia — de trabalho, conhecimento e, também, diversão.