Organização ajuda no bem estar
Não é papo de virginiano, ter um lar organizado, planejar bem as atividades do dia, vão garantir momentos de paz
Para algumas pessoas pode parecer um exagero, para os organizados deveria existir uma lei que obrigasse as pessoas a colocarem os objetos de volta no lugar.
Sem apelar para o extremo que caracteriza um distúrbio de saúde, manter uma casa sempre em ordem, criar rotinas com check list, garantem uma vida mais equilibrada sem ansiedade e estresse.
Tudo sob controle
Quando se mantem uma organização, seja ela no trabalho, em casa ou nos estudos o tempo anda a seu favor.
Algumas pessoas não gostam de arrumar porque acham que isso lhes rouba tempo quando na verdade é o contrário.
Manter tudo em ordem garante que você terá mais tempo para realizar outras atividades que te interessem, isso porque você não vai precisar passar horas procurando algo que sumiu no meio da bagunça, e sabendo o local certo de cada objeto, a próxima vez que precisar guardar tudo a organização será com fluidez e mais rápido.
Bagunça e estresse
Uma casa bagunçada e cheia de objetos por todos os lados é um gatilho para confusões e conflitos familiares, que vai além da matriarca dizendo onde devem estar as roupas sujas, ou sapato jogado.
Isso certamente é uma maneira de confusão, mas o conflito que eu quero chamar atenção aqui é para algo superior que envolve a percepção do nosso subconsciente as imagens de muitas coisas fora do lugar.
Num local onde tudo é muito colorido, os objetos estão em qualquer lugar, o cérebro experimenta uma sensação de insegurança e inquietude, por isso muitas vezes sem motivo aparente quando você estar num ambiente sem uma coordenação correta de móveis, cores e objetos é normal sentir-se irritado ou baixo astral.
O que diz o Feng Shui sobre organização e bem estar
O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que acredita que os objetos e materiais desses objetos possuem vibrações energéticas, e diante disso o trabalho do Feng Shui é melhorar a saúde e bem estar das pessoas através da harmonização dos ambientes, podendo ser de uma casa, de uma loja, uma clínica, qualquer lugar onde as pessoas convivem.
Organização no ambiente de trabalho
Além do local, a disciplina individual com a organização das tarefas e do tempo, vão garantir os resultados, e mais uma vez o estresse relacionado aos problemas que a desorganização podem trazer.
O difícil de se conseguir equilibrar uma harmonização de um ambiente no local de trabalho é o fato de não depender só de você.
Mesmo assim o bom exemplo de um, pode contaminar os outros.
Faça sua parte para manter suas atividades bem organizadas e seu espaço com harmonia, é possível ver uma melhora naquelas relações complicadas que as vezes surgem entre colegas de trabalho apenas com uma boa organização.
Quando a organização indica um transtorno
Limpar muitas vezes ao dia casa, deixar sempre a pia seca e livre de louças, a colcha da cama sempre esticada não é sinal de TOC, quando esse tipo de problema afeta a pessoa ela demonstra não se sentir tranquila enquanto as coisas não estiverem ao modo dela, afetando os relacionamentos e a vida social, muitos são afastados do trabalho por não conseguirem se concentrar em mais nada que não o seu foco na organização sistemática.
É possível uma que uma pessoa com TOC não se sinta a vontade em locais onde ela não pode manter a organização que julga ser correta, por isso ela evita visitar a casa de parentes e amigos. Frequentar restaurantes pode ser uma tarefa dolorosa pois a pessoa se preocupa em demasia com a higiene dos alimentos.
O TOC é uma condição de saúde psíquica e precisa de acompanhamento médico.