Imagine a cena: aquele monte de documentos sobre a mesa em ‘ordem de serviço’ para ser checado um por um.

Agora pense na pessoa que vai pegar esta pasta e exercer o penoso e demorado serviço que, por vezes, leva boa parte do expediente.

Mas, e se uma máquina – olha elas aí de novo! – pudesse agilizar todo esse processo e o entregasse de forma muito mais rápida e segura?

É, prazer, conheça minha amiga originação de crédito.

Tá, mas o que é isso?

A tal da chegada aí – e sua também, pode acreditar – é uma solução digital criada para otimizar processos burocráticos.

No caso, para agilizar processos de empresas que atuam no mercado financeiro. Afinal de contas, tempo é dinheiro, não?

A originação de crédito proporciona mais agilidade e segurança na análise de documentos de modo a conferir sua integridade.

Como funciona esse processo?

Em geral, esta ferramenta segue um passo-a-passo. Além de checar, valida, gerenciais e armazena as informações.

Ou seja: responde às demandas de um modo rápido, com a praticidade de acesso que o sistema digital oferece.

O primeiro benefício é a redução da burocracia, que ainda costuma encalhar muitas rotinas de escritórios por aí.

Em que isso faz diferença no meu dia a dia?

Muita. Experimente solicitar um empréstimo em uma operadora ainda não habituada a essa coisa de tecnologia.

Anúncios


Enquanto esta ainda estiver processando os seus dados, a outra, do outro lado da rua, atenta à inovação, vai te dar a resposta na hora.

Entre ficar na fila da burocracia ou na preferencial das soluções digitais, qual você prefere? Pois é, a resposta é essa aí mesmo.

Sou auxiliar de escritório. Vou ser substituída por um robô?

A resposta mais honesta é: ainda não. Mas é preciso, a esta altura do avanço das novas tecnologias, analisar os fatos.

A originação de crédito vem para proporcionar uma celeridade de entrega própria aos frenéticos e conectados dias de hoje.

Em muitos casos, no entanto, a atuação direta e pessoal de profissionais humaniza o relacionamento com o cliente.

Que contribuições essa ferramenta oferece nestes tempos de pandemia?

A originação de crédito vem ao encontro da necessidade que as empresas têm, ao menos por agora, de atuarem de modo remoto.

Facilita porque o sistema possibilidade que permaneça na empresa (se for o caso) apenas quem precisa estar.

Os demais podem conduzir o trabalho, à distância do home office, com as informações 100% digitalizadas em mãos.

É possível haver integração da ferramenta com outros sistemas?

Há ferramentas do tipo oferecidas no mercado que se colocam como uma interface das que as empresas já utilizam.

Essa adaptação facilita muito os processos já estabelecidos e, por consequência, na produtividade da rotina nas empresas.

Na dúvida, é recomendável consultar a prestadora de serviços que oferece o sistema – ou outra do mercado.

Esse negócio ajuda o meio ambiente?

Sim, pelo menos na parte em que contribui para a eliminação de papel nos processos em que interfere diretamente.

Além do mais, a eliminação de calhamaços implica em mais economia e maior adesão a práticas sustentáveis na empresa.

A originação de crédito ainda não resolve a questão do uso de energia elétrica – o que depende mais do negócio que da ferramenta.

Onde eu encontro este tipo de ferramenta?

A recomendação é que se busque por empresas especializadas em backoffice, que oferecem esse tipo de ferramenta de gestão.

Em geral, são prestadoras de serviços que oferecem sistemas customizados – daí, no caso, a possibilidade de integração.

O mais importante aqui é que você tenha à mão uma solução digital que se economize tempo e dinheiro nos processos de checagem de dados.