Quais os benefícios da vitamina D e a dose diária ideal?

Muito comentada nos últimos meses por causa do Coronavírus, a vitamina D fornecida gratuitamente pela luz do sol, passou a ser um suplemento comum para nós

Atualizado em abril 29, 2021 | Autor: Michelle
Quais os benefícios da vitamina D e a dose diária ideal?

A vitamina D é na verdade um hormônio esteroide, que age na formação e reparação dos tecidos ósseos, e fortalece o sistema imunológico, através da ação dos linfócitos T. No último ano tivemos um crescimento significativo do consumo da vitamina, a principal maneira de absorver os nutrientes desse hormônio, é tomando banho de sol, mas o isolamento social deixou as pessoas mais longe da fonte provedora de vitamina D, no momento em que mais precisamos dela.

Estudos aprofundados do código genético humano, revelaram que de 3 a 5% do nosso DNA, são modulados a partir desse hormônio, esse talvez seja a ligação entre a boa formação dos ossos, e vitamina D, que influencia em mais uma série de outras funções metabólicas essenciais a nossa vida.

Anúncios


A vitamina D é responsável pela inibição do crescimento de células cancerígenas, combate a diabetes tipo 2 e a depressão.

Com tantos benefícios todos nós deveríamos estar com uma saúde controlada, mas infelizmente vivemos num país iluminado pelo sol o ano todo, mesmo assim, o brasileiro ainda tem um dos índices mais baixos de vitamina D no sangue, esse foi o assunto que mais preocupou os médicos quando o caos do corona vírus se estabeleceu.

Bloqueadores de vitamina D

A vitamina D é encontrada em muitos alimentos, como peixes, fígado bovino, ovos, iogurtes e manteigas, mas a quantidade é muito baixa para deixar no nível essencial que o organismo precisa, e geralmente esses alimentos são consumidos com os principais bloqueadores de absorção da vitamina D.

A cafeína presente em cafés, chás, e refrigerantes, é um dos principais agentes que inibem completamente que esse nutriente chegue a nossa corrente sanguínea.

O outro inimigo da vitamina D, já possui o nome de bloqueador solar, além de proteger a pele contra queimaduras, e dos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, ele impede a absorção da vitamina, pela ação mais importante de todas, a luz do sol.

O uso do filtro solar é importantíssimo e não pode deixar de ser usado, mas existe uma forma de equilibrar isso e se expor de forma segura.

O melhor horário para a luz do sol agir de verdade na pele, é também o período mais quente do dia, que vai de 10 horas da manhã até as 15:00 horas da tarde. A dica dos dermatologistas para pegar sol nesse período com segurança e apenas se beneficiar da vitamina D, é a seguinte:

Permaneça de 15 a 20 minutos no máximo exposto ao sol nesses horários, aplique protetor solar somente no rosto, deixe braços e pernas sem proteção, ao termino do tempo se ainda for ficar embaixo da luz solar, aplique o filtro solar. Verifique um fator ideal pra sua pele, o brasileiro naturalmente possui um tom de pele mais escura, e não há necessidade de algumas pessoas usarem fator de proteção 30 ou 50, consulte um dermatologista para indicar qual o melhor fator para o seu tom de pele, isso também irá ser importante para absorver a vitamina D.

Reposição sintética da vitamina D

Toda essa deficiência no organismo da vitamina, principalmente num período tão importante como esse, faz-se extremamente necessário a reposição com suplementos, comumente encontrados em farmácias em forma de comprimidos, capsulas, e gotas para crianças, mas existe a solução injetável que precisa ser prescrevida por um médico que irá pedir exames prévios para verificar os seus níveis de vitamina D.

Geralmente a dose ideal se inicia com 50.000 UI por semana, durante 2 ou 3 meses, depois esses valores diminuem para 7.000 UI, por mais 3 meses, mas para saber a dosagem ideal e o período, é fundamental que seja avaliado por um médico, a superdosagem pode trazer consequências também.