Os benefícios do Cacau
O principal ingrediente do nosso querido chocolate pode ser um aliado na prevenção de doenças e envelhecimento precoce
Uma riqueza da América Latina que conquistou o mundo. Mesmo antes de se entender os benefícios e ser transformado no saboroso chocolate que conhecemos, existe uma lenda do povo asteca em que esta era usada como uma bebida destinada aos deuses, até que um deles chamado Quetzalcoatl decidiu dar este néctar aos seres humanos e acabou sendo punido por dar algo tão precioso para os mortais.
Um breve relato histórico
O cacau é uma fruta originária da bacia pluvial do Rio Amazonas. Seu uso inicial era em forma de bebida que os antigos povos da Mesomérica usavam como remédio, bebida pouco fermentada e até afrodisíaco.
A princípio enquanto não foi adicionada ao leite e ao açúcar, o cacau possuía seu gosto forte e amargor característico, mas que refrescava e proporcionava sensações de prazer e bem-estar.
Os Astecas e os Maias apelidaram de “bebida dos Deuses”. Antes de se tornar popular para o consumo de todos, era usado somente em rituais sacros desses povos.
Os colonizadores começaram a levar o produto para Europa e a riqueza de seus efeitos para a saúde, como o sabor marcante, acabaram por conquistar a todos e a sequência são as adaptações que conhecemos até hoje.
Não fosse por essas adaptações, o cacau só tem propriedades benéficas à saúde. O que acontece com o chocolate é que ele possui altas concentrações de açúcar que, combinado com o leite, enfraquecem as propriedades curativas do cacau e deixam o produto rico em gorduras.
Principais benefícios do cacau
O cacau é rico em flavonoides, que são substâncias bioativas essenciais para o funcionamento de várias células, tecidos e hormônios do nosso organismo.
Retarda o envelhecimento
Possui antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células neurais, bem como da pele. Ele é rico em magnésio, substância mineral que age nos neurotransmissores estimulando a serotonina, hormônio responsável pelo humor. O magnésio também controla os níveis de açúcar no sangue, por isso o cacau puro ajuda no controle da diabetes. Outra função do mineral é na formação do tecido ósseo e tecido muscular, prevenindo a perda da massa magra e a osteoporose, além de ser um aliado na redução de dores articulares causadas por reumatoides.
É anti-inflamatório e atua no combate aos radicais livres que são causadores do envelhecimento das células, inclusive nas que são responsáveis pelo nosso sistema imunológico. Assim, o consumo correto do cacau também garante uma boa imunidade.
O cacau é um aliado ao coração por possuir uma substância chamada Teobromina, um vaso dilatador que reduz a pressão arterial e previne o risco de coágulos que causam a trombose. Suas funções reparadoras de tecidos agem no músculo cardíaco, fortalecendo o coração e prevenindo inúmeras doenças cardiovasculares, além de regular os níveis de colesterol LDL.
Poderoso estimulante físico, emocional e sexual
Possui uma concentração segura de cafeína, o bastante pra dar energia e estimular a atividade cerebral, mas não o suficiente pra causar aceleramento dos batimentos cardíacos, que podem levar a ansiedade e pressão alta como no caso do café.
O cacau é afrodisíaco, produz um hormônio chamado feniletilamina que é responsável pelos sentimentos de atração sexual.
Por estimular a produção de dopamina e serotonina, o cacau pode ser considerado um antidepressivo natural, regulando o humor e a sensação de prazer.
Outros minerais presentes no cacau são o cobre e o ferro, que atuam na prevenção e tratamento da anemia.
Como consumir cacau de forma saudável
Como dito antes, o problema com o chocolate é a concentração de leite, gorduras e açúcar que são adicionados ao verdadeiro chocolate, além da quantidade que geralmente costumamos ingerir. Se consumido com cautela, até mesmo o chocolate ao leite não se torna prejudicial.
Os nutricionistas recomendam o consumo de 3 quadradinhos de chocolate 70% ao dia, mas para aqueles que possuem um paladar ainda intoxicado com o açúcar do chocolate ao leite, é possível uma adaptação até se chegar no consumo ideal.
Existem no mercado chocolates com concentração de cacau a partir de 55%. Introduza na dieta e vá trocando a medida que seu paladar vai se adaptando. Outra forma de consumir o cacau puro para usufruir dos seus benefícios é comprar ele em pó e adicionar no preparo de alguns alimentos, como bolos, polvilhando em saladas de frutas, no café e em vitaminas e shakes de frutas.