Quando a temperatura cai, o ar fica mais seco a poluição e as toxinas duram mais tempo circulando. Esse clima deixa a atmosfera mais densa e toda essa poluição se junta aos fios, que ficam mais vulneráveis a quebra.

Outro problema da temporada, é que muitas pessoas mudam os hábitos de cuidados nessa época. Passam a tomar banhos quentes com mais frequência, ou lavam os cabelos poucas vezes.

O mercado também oferece muitas opções de cosméticos para o verão e quase nada para o Outono, mas vamos te dar uma ajudinha.

Entendendo melhor a ação do clima frio para os cabelos

O que de fato acontece com os cabelos durante a estação é uma fibra ressecada, grossa e quebradiça, deixando o cabelo opaco e sem vida.

A transição de temperatura durante o outono, além de aumentar a quantidade de poluição do ar que se une as fibras, mexe com o couro cabeludo, que fica desgastado com as alterações do clima e dos nossos cuidados, acabam enfraquecendo os folículos provocando uma queda maior que o normal.

 

Lavar o cabelo com água quente pode?

Dependendo da região que você mora, os dias mais frios do outono podem ser quase um castigo ter que lavar os cabelos com água fria, por isso não é raro que nossos cabelos percam o brilho e a leveza durante o outono.

A água quente abre as cutículas e remove a oleosidade natural dos fios, deixando aquela aparência de cabelo armado e esponjoso mesmo depois do condicionador.

As lavagens menos frequentes nessa época costumam afetar o couro cabeludo que fica mais oleoso com problemas de caspa e seborreia. Em muitos casos a solução para uma dermatite seborreica, é somente com tratamento específico indicado por um dermatologista.

 

Por que a queda de cabelo é maior no outono?

A razão? O cabelo tem um ciclo de vida, e no verão devido a uma exposição maior à luz do sol, acontece uma foto ativação que acelera seu crescimento. Já no outono, com a redução do impacto solar, ocorre uma renovação desses fios, faz parte de um processo de troca.

Anúncios


Mas é preciso estar atenta aos cuidados, pois outros problemas com a mudança de clima podem favorecer algumas percas, além disso, desequilíbrio hormonal, estresse e má alimentação também aumentam a queda.

 

Dicas para cuidar bem do seu cabelo nessa estação

Lavando o cabelo – se não puder ir toda semana ao salão só para dar aquela lavada na água fria do lavatório, use a temperatura do seu chuveiro de forma branda, com a água pouco morna.

Use shampoo anti-resíduos para garantir uma limpeza profunda do couro cabeludo evitando o acúmulo de oleosidade e combater os efeitos da poluição que podem ter aderido aos fios.

Hidratação – é palavra de honra durante o outono! O condicionador para esse período deve ser a base de óleos de hidratação profunda, em seguida máscara repositora de água, isso porque tem uma ação nutricional elevada graças à fórmula com ingredientes que tratam a fibra e mantêm os nutrientes dentro, evitando que os fios ressequem novamente. Portanto, ainda ajuda a controlar o brilho e deixa as madeixas alinhadas. Geralmente é adequado para uso uma vez por semana, mas esta recomendação pode variar de caso para o caso.

Cuidados com a queda – para as pessoas que apresentarem muita queda, o ideal é optar por produtos fortalecedores dos fios. Manter os cuidados com a limpeza do couro cabeludo, hidratação também vão ajudar, mas aqui o ideal é não lavar o cabelo com água muito quente e evitar ao máximo o uso de secadores e chapinhas, pois o calor desses aparelhos acaba retirando a água e a nutrição dos produtos utilizados.

Se precisar secar ou escovar use sempre protetores térmicos que vão firmar os nutrientes da sua lavagem nos fios, além de impedir que se tornem fracos e quebradiços.