Outubro Rosa: a mamografia é o principal exame para detectar câncer de mama?

Veja uma lista de empresas engajadas na iniciativas do Outubro Rosa

Atualizado em outubro 22, 2025 | Autor: Michelle Verginassi
Outubro Rosa: a mamografia é o principal exame para detectar câncer de mama?

Em todos os anos, este mês é especial, pois é o Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama.
Neste mês há uma grande corrente para exames a fim de detectar possíveis casos da doença.
Mas, a pergunta é: a mamografia é o principal exame para detectar a doença?
Sim, pois este exame de rastreamento, que permite identificar a doença antes de sintomas aparecerem.
Dessa forma, isso aumenta as chances de cura e possibilita tratamentos bem menos agressivos.
Então, bora conferir mais informações sobre o assunto. Além disso, vamos trazer uma breve lista de empresas que estão engajadas na campanha do Outubro Rosa.

Veja se a mamografia é o principal exame para detectar câncer de mama

Em primeiro lugar, não dá para falar em Outubro Rosa, sem falar em câncer de mama.
Da mesma forma, não dá para falar desta doença sem citar a… mamografia.
Este exame é considerado, hoje, o principal para a detecção precoce do câncer de mama.
Dessa forma, caso você ainda não saiba, a partir dos 40 anos de idade, todas as mulheres precisam fazer este exame.
Mas, porque é preciso fazer este exame?
A resposta é: este exame ajuda a identifica a doença antes que ela se torne perceptível e antes de aparecerem os sintomas.

O Outubro Rosa

Certamente, em mais um outubro, você vê muito rosa pela frente.

Cada vez que você ver algum edifício iluminado com as cores rosa, você pode lembrar sobre a prevenção do câncer de mama.
Ele é o mais comum entre mulheres e, acredite, uma das principais causas de morte no Brasil.
Mas, isso só acontece porque muitas não detectam a doença a tempo.
Por este motivo, o Outubro Rosa, este movimento global de conscientização, incentiva o diagnóstico precoce.
Ou seja, o auto exame, muitas vezes, é fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura.
Para você ter ideia, apenas em 2023, o INCA estimou mais de 73 mil novos casos no país.
Por este motivo, empresas e instituições começaram a participar do movimento, inclusive com a criação de campanhas internas para criar um despertar sobre o assunto.
Sendo assim, por exemplo, quando falamos em iluminar fachadas, ou, então, promover palestras e material educativo, estão ajudando a salvar vidas.

Empresas fortalecem a luta contra o câncer de mama com iniciativas no Outubro Rosa

Então, como falamos, muitas empresas Brasil afora estão ajudando nesta luta.
Com ações variadas, as empresas mostram seu compromisso em conscientizar a comunidade e seus colaboradores.
Dessa forma, ajudam a salvar vidas, a acolher e também na prevenção à saúde das mulheres.
Então, bora conhecer algumas ações de 3 empresas que entraram nesta luta? Confira:

1-Rede Mater Dei 
Começamos pela Rede Mater Dei de Saúde, que, neste ano, lançou a campanha “Elas por Elas”.
Desta forma, ao focar no Outubro Rosa, está prestando sua solidariedade e seu apoio às mulheres.
A campanha da Mater Dei desenvolve uma série de ações como acolhimento de pacientes que passaram pelo tratamento contra o câncer de mama.
Além disso, organiza eventos esportivos onde estão os hospitais da rede, para ajudar na promoção da saúde através da atividade física.
Outras atividades incluem aula de yoga, corridas e caminhadas abertas ao público.
Mas, a agenda de atividades é diferente em cada uma das cidades onde a rede tem hospitais, sendo assim, confira na sua cidade qual a programação.

BB Seguros e Espaçolaser

2-BB Seguros
Outra organização que mergulha de cabeça no Outubro Rosa é a BB Seguros.
Ela convida as mulheres a uma pausa de cuidado sobre sua saúde.
Além disso, lançou um filme institucional que transforma o sol em cor rosa.
Dessa forma, busca reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama, com o conceito “A vida reflete seu autocuidado”.
A ação se soma ao patrocínio da Carreta da Mamografia, já pelo terceiro ano, em parceria com as ONGs Orientavida e Américas Amigas.
Neste local, são oferecidos exames gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

3-Espaçolaser
A Espaçolaser aproveita o mês de outubro para incentivar o autocuidado.
Dessa forma, busca reforçar a conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Em parceria com a rede Dasa, instalou totens interativos nas suas unidades dos shoppings de São Paulo.
Neles, a “cartinha da desculpa” pode ser retirada pelos visitantes, onde constam as desculpas que as pessoas dão para não fazerem exames preventivos.
Dessa forma, no verso de cada cartinha, há um QR Code convidando para a realização de exames, como a mamografia – com desconto na rede Dasa.
Por outro lado, clientes da rede Dasa ganham um voucher de experiência para 5 sessões de depilação a laser.

Quem procura, acha em tempo de curar!

“Quem procura, acha… em tempo de curar”, com esse slogan, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama lançou sua campanha.
Com + Prevenção Somos Mais Vida” quer atrair a atenção para o Outubro Rosa.
Dessa forma, o objetivo é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além disso, também busca sensibilizar a sociedade de que a prevenção é um compromisso social e que precisa de políticas públicas.
Nesse sentido, o Circuito Outubro Rosa tem 16 eventos esportivos no Sul, Sudeste e Nordeste do país, para chamar a atenção ao assunto.

E, você, já fez seu auto exame? Aproveite que ainda estamos em outubro ou vai querer retirar sua cartinha de desculpa para continuar fugindo?