Tem início hoje, dia 3 de novembro, a primeira etapa da implementação do novo sistema de transferências e pagamentos digitais criado pelo Banco Central, o Pix.

A primeira etapa corresponde a fase de testes do Pix, e somente alguns clientes selecionados pelos bancos poderão participar dessa etapa.

A fase de testes se estenderá até o dia 15 de novembro. Durante a fase de testes, os clientes selecionados pelos bancos poderão fazer pagamentos por meio do Pix. Entretanto, as transações ocorrerão em horários restritos.

Sendo assim, somente no dia 16 de novembro o Pix passará a funcionar de maneira integral. Ou seja, nessa data o sistema estará disponível para todos os usuários cadastrados, sendo possível fazer transações 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Quais são os objetivos da fase de testes do Pix?

Basicamente, o Banco Central possui dois objetivos com a fase de testes do Pix. O primeiro deles consiste em verificar como o Pix vai funcionar dentro dos bancos e no próprio Banco Central.

Já o segundo objetivo consiste em testar todas as funções do Pix, para certificar que todas elas estejam funcionando perfeitamente para o lançamento no dia 16 de novembro.

O critério para a escolha dos clientes que participarão da fase de testes, segundo a Federação Brasileira de Bancos, foi dado pelo Banco Central. Ele orientou os bancos e demais instituições financeiras a escolherem os usuários aptos a utilizar o Pix, refletindo o perfil de cada banco.

Por fim, todos os clientes selecionados por bancos estão aptos a usarem todas as funções do Pix. Já os clientes não selecionados, mas que cadastraram suas chaves, já podem receber transferências por meio do Pix.

Horário de funcionamento do Pix durante a fase de testes

Como já falamos, durante a fase de teste os usuários só poderão fazer transações em horários pré-definidos. Veja os horários:

  • 9h às 22h nos dias 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 14 e 15
  • 9h às 24h nos dias 5 e 12.
  • Meia noite à 22h: nos dias 6 e 16

Na data oficial do lançamento, dia 16 de novembro, as operações terão início às 9h. A partir de então, o Pix começará a funcionar 24h por dia e nos 7 dias da semana, sem exceção.

O que é Pix?

O Pix é o novo sistema de pagamentos do Banco Central. Com o sistema, é possível fazer pagamentos e transferências bancárias. Ele é um sistema totalmente digital, e as transações são feitas instantaneamente.

Anúncios


Para usar o Pix, não é necessário ter uma conta corrente em um banco. Ele também pode ser usado por meio de uma conta poupança ou por um site de pagamentos.