Dicas de planejamento para começar um negócio

Atualizado em outubro 5, 2020 | Autor: Michelle
Dicas de planejamento para começar um negócio

O empreendedorismo está cada vez mais em alta no Brasil. Entretanto, empreender é uma tarefa bem difícil, fazendo com que muitos aspirantes desistam da ideia antes mesmo de colocá-la em prática.

Para abrir um negócio não é necessário apenas uma ideia aparentemente boa e o capital suficiente para fazer os investimentos iniciais. É preciso de muito planejamento e muita pesquisa antes de abrir as portas.

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Dessa forma, é muito importante saber o que deve ser feito na hora de aprimorar a sua ideia e fazer o planejamento, e é esse o foco do nosso artigo. Neste post, você encontrará um passo a passo detalhado, contendo tudo aquilo que você deve considerar antes de iniciar o seu negócio. Vamos lá?

Aprimore a sua ideia inicial

Refletir é o primeiro passo que deve ser tomado por quem deseja abrir um negócio. A reflexão é importante para amadurecer a sua ideia inicial e evitar a tomada de decisões por impulso.

Nesse primeiro momento, você deverá fazer uma boa pesquisa, para conhecer o mercado e descobrir quais são as possibilidades que ele apresenta sua ideia. Essa tarefa pode ser um grande desafio para os empreendedores iniciantes, podendo exigir muita atenção e foco para desenvolver a sua ideia de uma forma viável. Apesar do trabalho, a sensação de ter um negócio lucrativo será muito recompensadora.

Aqui é a hora de definir qual será o seu mercado e o público alvo, conhecer a concorrência e tentar encontrar meios para se destacar diante dela. É também importante conhecer os riscos que o mercado oferece a você.

Você precisa considerar o desenvolvimento da sua ideia a curto e longo prazo. Precisa verificar também se a sua ideia apresenta a possibilidade de crescimento e, o mais importante de tudo, se ela vai fazer com que você se sinta realizado.

Procurar a ajuda de empreendedores mais experientes pode ser uma boa ideia. Ao conversar com eles, você poderá conseguir informações valiosas sobre o mercado em que você pretende atuar. Dessa forma, você pode aprender a solucionar alguns problemas apontados por pessoas mais experientes, evitando de cometer erros em seu novo negócio.

Monte um plano de negócios

Agora que você já refletiu bastante e amadureceu a sua ideia inicial, chega a hora de iniciar a criação do seu plano de negócios. Esta é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes na criação de um negócio, pois é o momento em que você saberá se a sua ideia é viável ou não.

Para começar, você precisa definir quais serão os objetivos do seu negócio. Eles devem ser muito bem planejados, considerando o curto, médio e longo prazo.

Em seguida, você precisa calcular o valor do investimento necessário para colocar a sua ideia em prática. Para fazer o cálculo, é importante considerar os gastos com pessoal e, se o seu negócio demandar um espaço físico, o quanto será gasto com a estrutura e o mobiliário.

Por fim, seus planejamento também deve incluir os gastos relacionados ao marketing e às demais questões operacionais e financeiras.

Conheça o mercado e o cliente

Além de amadurecer a ideia do seu negócio e montar um ótimo planejamento, você também precisar conhecer muito bem o seu mercado e o perfil dos seus clientes antes mesmo de definir quais serão os produtos a serem ofertados. Sem esse tipo de conhecimento, seu negócio estará fadado ao fracasso.

Um empreendimento só tem sucesso se você escolher um setor para iniciar as atividades. Sendo assim, você deve pesquisar muito sobre a área, para conhecer profundamente o mercado onde seu negócio ficará inserido.

Ter contatos no nicho em que você pretende empreender pode facilitar a sua pesquisa. Com um bom networking, você consegue conhecer melhor o mercado e a concorrência, além da possibilidade de conhecer futuros parceiros para o seu negócio.

Conhecer o seu tipo de público também é importante, assim você consegue saber como interagir com eles e como direcionar o marketing da empresa para que seja possível atingi-los.

Defina quais serão os produtos ou serviços a serem oferecidos

Antes de tudo, saiba que cada tipo de produto ou de serviço tem um mercado próprio, com públicos e características distintas. Portanto, se você não tiver um foco, dificilmente você conseguirá clientes e menores serão as chances de obter sucesso com o seu negócio.

Sendo assim, defina o foco do seu negócio, escolhendo com atenção quais serão os produtos ou serviços ofertados. Empregue todo o seu esforço e dedicação nessa ideia, pensando sempre nas estratégias a serem elaboradas para que as suas mercadorias sejam bem recebidas pelo público.

Fique atento à legislação!

Por último, você deve conhecer toda a legislação referente à abertura de um negócio, para assim evitar problemas desnecessários com o estado. Dessa forma, procure saber quais são os documentos necessários para abrir o seu negócio, como os alvarás de funcionamento e as autorizações para começar a atuar.

Você também não pode esquecer dos impostos que devem ser pagos para o seu empreendimento funcionar. Fique muito atento a isso!

Esses processos podem ser bem burocráticas, portanto, reserve um bom tempo para lidar com a papelada.