Você sonha em crescer na sua carreira mas não sabe o que é preciso para atingir seus objetivos? Você não está sozinho. Muitas pessoas estão insatisfeitas no seu trabalho atual, ou gostariam de aproveitar mais todo o seu potencial, mas não sabem ao certo por onde começar.

Então antes de mais nada é importante você buscar conhecimento, se especializar e saber exatamente o que você precisa para atingir seus objetivos.

Conhecimento é fundamental em qualquer profissão

Antes de mais nada é importante saber que conhecimento é fundamental em qualquer área de atuação. O mundo está mudando cada vez mais rápido, e por mais que você acredite no seu conhecimento adquirido, com certeza existem novas tecnologias e principalmente novas formas de fazer o seu trabalho, independente de que área você atue.

Então saiba que você pode ter muito a aprender.

Busque cursos na área. Pode ser uma especialização, uma faculdade complementar, um curso técnico, ou cursos específicos sobre uma nova tecnologia ou uma nova tendência do mercado.

Além disso, busque outros conhecimentos relacionados. Todo conhecimento pode ser útil para você encontrar soluções inesperadas para um determinado problema.

Converse com pessoas que estão onde você quer chegar

Se você não sabe ao certo o que fazer para crescer na sua carreira, a melhor forma de descobrir isso pode ser conversando com quem está lá.

Com certeza a troca de experiências pode ajudar muito a encontrar o caminho para atingir seus objetivos.

Além disso, a experiência pode te mostrar um pouco mais a realidade do cargo ou da função que você almeja, e todos os desafios que vêm com ele.

Seja um colega de trabalho, ou mesmo um mentor, tente entender como ele conseguiu chegar onde está, os conhecimentos necessários, o caminho que trilhou, e principalmente o que foi fundamental para atingir os objetivos.

Mas lembre-se que as pessoas não são iguais, nem as empresas, nem o momento. Então essas experiências devem servir como uma direção, e não uma cartilha exata do que fazer.

Anúncios


Defina o seu plano de carreira

Muitas empresas possuem plano de carreira para seus funcionários. Em geral empresas mais estruturadas, que valorizam o crescimento profissional de seus colaboradores e têm como objetivo vê-los se desenvolvendo junto com a empresa.

Nesse caso, geralmente o funcionário tem claro o próximo passo profissional e o que ele precisa fazer para atingir o próximo nível da empresa. Isso diminui muito a ansiedade dos funcionários, e evita expectativas e frustrações.

No entanto nem todas as empresas estão preparadas para isso.

Então, seja sozinho ou junto com a empresa, você precisa definir o que você deseja profissionalmente, e entender o que é preciso fazer para chegar lá.

Se a empresa onde você trabalha não te dá condições de crescimento que você almeja, você precisará identificar outras empresas, ou até mesmo, como atingir seus objetivos de outra forma.

Se você trabalha em uma empresa pequena e enxuta, e não vê a possibilidade de um cargo de diretoria, por exemplo, porque a empresa não tem um organograma completo, você precisará buscar outras oportunidades.

Saiba que nem sempre o seu objetivo vai se enquadrar no que a empresa precisa. Por isso é bom conversar e buscar esse alinhamento, assim você não se frustra, e pode buscar outros caminhos para atingir o que você almeja.

Crescimento profissional exige esforço adicional

Independente do caminho que você pretende seguir com o seu plano de carreira, todo crescimento exige esforço adicional. Sejam horas dedicadas a estudar e fazer cursos extracurriculares, ou aquele esforço para cobrir as férias de um colega de trabalho e mostrar que você dá conta, e até mesmo a coragem de expor suas opiniões e apresentar novas propostas para a empresa, mesmo que essa não seja a sua obrigação.

Em geral as empresas valorizam quem se esforça e se mostra envolvido e comprometido com os resultados da empresa. Isso não significa estar 100% do tempo à disposição, fazer horas extras intermináveis, ou ainda passar por cima dos colegas de profissão, mas um esforço adicional será necessário sempre que você quiser se destacar e dar um salto na sua carreira.

Se você ainda não traçou um plano, fizemos um conteúdo com várias faculdades que te dão desconto pagando com o Cartão SX Santander, já é um belo empurrãozinho, hein! Clique no botão logo abaixo e confira!