A música emite ondas de frequência que é percebida pelo córtex auditivo e chegam ao nosso cérebro. Dependendo dessa frequência, ou como podemos explicar, um ritmo! Isso vai atingir locais do cérebro responsáveis por algumas sensações. É por isso que mesmo que não estejamos tristes, ao ouvir uma música de melodia de baixa frequência, nos sentimos melancólicos.

As batidas de música mais acelerada, aumentam a frequência cardíaca e a respiração, e isso ajuda no metabolismo, além de te motivar no treino.

A música é estimulante e libera Dopamina, um hormônio que está associado ao prazer, é por isso que fica fácil associar músicas a pessoas, lugares e sensações. No marketing o termo Music Branding, é utilizado como uma forma dos consumidores associarem determinadas músicas ou estilos musicais as marcas. Lojas e supermercados estão sempre ambientados com músicas que trazem sensação de bem estar para quem está no local e isso pode trazer a indução de consumo.

 

Além da empolgação a música ajuda nos movimentos

 

Outra informação que talvez você não saiba, é que a música influencia na nossa capacidade motora. Os ritmos musicais por si só, fazem com que nosso corpo se movimente. Mesmo que você não seja uma pessoa ritmada ou dançarino por diversão, quem nunca bateu o pezinho ou batucou com as mãos ao ouvir um som?

Na medicina, a musico terapia é bem conhecida e já foi caso de estudo científico com portadores de Mal de Parkinson, uma doença degenerativa que atrofia as capacidades motoras, mas com o tratamento musical, os pesquisadores perceberam uma fluidez dos pacientes ao caminhar.

Na corrida assim como na música podemos utilizar a cadência, para dar ritmo e velocidade dos passos e dos compassos. Para uma corrida obter bons resultados você precisa de 180 ppm (passadas por minuto), e muitas músicas possuem compassos a 90 ppm, que significa que a cada compasso de uma música com esse ritmo você vai poder dar 2 passos a cada batida. Fica difícil entender assim né? Mas na prática inconscientemente as batidas da música irão te impulsionar a ter uma performance melhor.

Se você não tem, ou não conhece músicas que podem causar esse efeito no seu treino, aqui vão algumas dicas de playlist no Spotify, com ritmos de música com esse perfil e outros mais pra sua rotina de caminha ou corrida se tonar mais prazerosa e eficiente.

Um aviso importante, se você for correr ao ar livre, não use os fones de ouvidos num volume que comprometa sua percepção do espaço em volta, para que você continue alerta ao barulho do trânsito e pessoas que se aproximam de você.



 

Nike running club

A Experiente Nike, sabendo desses benefícios criou sua própria playlist para ajudar a melhorar os desempenhos dos corredores. A Nike fez uma seleção com um misto de Hip Hop, Pop e Rock. Nessa lista tem alguns artistas como Gwen Steffan, Maroon 5, Travis Scott, Usher, David Guetta, Justin Timberlake.

https://open.spotify.com/playlist/78uVXhnr6tGbSdptRIps0c

 

Cardio

Playlist do próprio Spotify com uma pegada bem mais POP, super empolgante pra quem curte esse tipo de música. Na seleção você encontra Jason Derulo, Katy Perry, Ed Sheeran, Shawn Mendes, Alok e uma série de outros artistas do nível.

https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWSJHnPb1f0X3

 

Corrida 2021

Essa playlist já começa aquecida, com uma seleção de músicas remixadas pra quem quer motivação pra calçar o tênis e correr com empolgação. Na lista estão: Dua Lipa, Alok, KSHMR, Afrojack e muito outros artistas com feat entre DJ famosos.

https://open.spotify.com/playlist/6alU0myB0BFnXvSs6IZtoU

 

Running music hits 2021

Uma seleção de músicas atuais para te acompanhar num momento de caminhada e corrida que pode ser tanto um treino ou um momento de relaxar, curtir a jornada com uma boa música que estão no top das paradas mundiais. Os hits são de artistas como: Tiësto, Calvin Harris, Jason Derulo e Alok, que também estão na lista.