Por Que Você Não é Aprovado no Cartão de Crédito?

Atualizado em março 21, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Por Que Você Não é Aprovado no Cartão de Crédito?

Adquirir  um cartão de crédito é muito bom, pois faz muita diferença no momento de pagar as contas, fazer compras tanto em lojas físicas como pela internet.Podendo parcelar as compras sem juros e definir a data para pagar. Muitos cartões oferecem até 40 dias para pagar a fatura sem juros.  Mas muitas pessoas não conseguem solicitar um cartão de crédito e ficam se perguntando  por que não foi aprovado no momento da solicitação.

Há muitos fatores que levam as prestadoras negarem a solicitação do cartão de crédito. Dados incorretos, falta de documentação, algumas dívidas, renda baixa, são os principais fatores que os bancos usam para recusar a solicitação da emissão de um cartão de crédito. 

Além desses fatores há muitos outros que dificultam a solicitação de um cartão de crédito para você. 

Vamos citar quais os fatores que podem fazer sua solicitação do cartão de crédito não ser aprovado.

Falta de documentação ou dados incorretos

Esse erro pode ter sido seu. No momento da solicitação do cartão de crédito é necessário que que todos os seus dados informados estejam corretos, e principalmente para aqueles que tenham renda. 

Ao solicitar todos os dados o banco faz uma análise cuidadosa, e se caso encontre uma informação diferente sua solicitação é cancelada automaticamente. Por isso é muito importante que quando solicitar o cartão junte os comprovantes de renda e todos os outros documentos enviando as cópias solicitadas.

Seu passado

Ao solicitar um cartão de crédito tenha em mente que o banco responsável analisará toda a sua vida financeira, realizando consulta ao SPC- Serviço de Proteção ao Crédito, Serasa, CCF- Cadastro de Emitentes de cheques sem fundo, SCR- Sistema de informação de Crédito ao Banco Central do Brasil e outros cadastros. Com tantos meios é impossível o banco não descobrir que você possui dívidas. 

Mesmo com nome limpo

Caso você já teve o nome sujo, encontrará muita dificuldade de conseguir crédito no mercado mesmo que a dívida tenha sido paga ou caducada. Isso porque as empresas de cartões de crédito usam modernos monitoramentos de risco. Uma dívida adquirida no passado pode ficar no seu histórico. Várias empresas de análise de risco possuem cadastros secretos capaz de identificar até as dívidas que já foram pagas.

Renda baixa

No momento de solicitar um cartão de crédito é necessário preencher todas as informações exigidas para a liberação do cartão. Principalmente o valor da renda mensal exigida. Os valores da renda mensal dos cartões nacionais e internacionais são diferenciados. Isso devido pelo cartão solicitado é pensado para diferentes tipos de perfis de clientes. Normalmente para os cartões de crédito nacionais a renda exigida é menor. Em muitos casos a renda é de até um salário mínimo.Já para os cartões internacionais a renda exigida é um pouco mais alta, pois as taxas desses cartões também são mais altos.

Score baixo

De todos os fatores que te impedem de solicitar um cartão de crédito, o seu Score é o que mais influencia e pode atrapalhar você de conseguir um cartão de crédito.

O Score é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar o processo de tomada de decisão de permissão de crédito e realização de negócios. O Score é baseado nos seus hábitos financeiros. A pessoa que sempre paga suas contas em dia e nunca ficou devendo tem todas as condições de ter uma excelente pontuação. Por isso é essencial que você tenha um planejamento financeiro para garantir o pagamento de todas as suas contas.

Ele é disponibilizado pelas empresas de proteção ao crédito sendo um cadastro bem questionável.

Todo consumidor tem uma pontuação de 0 a 1000, quanto maior a sua pontuação mais fácil será para você conseguir solicitar um cartão de crédito. E quanto menor a pontuação, menor será a chance de conseguir, portanto mas dificuldade terá. 

Nome sujo

É quase impossível conseguir solicitar um bom cartão de crédito se você estiver com seu nome sujo, pois o cartão é um produto financeiro, portanto está sujeito à uma análise de risco. É uma regra simples que não existe negociação nos bancos. Se o cliente não consegue 

Contas com atraso

Em relação ao seu histórico, se você costuma atrasar o pagamento das suas contas, esse é um péssimo dado no seu histórico, afetando também no seu Score de crédito. Portanto, pagar as contas em dia mostra que você é um bom pagador e que pode honrar os seus compromissos financeiros. 

Conta corrente recente

A relação do consumidor com o banco é muito importante para análise de crédito. Ninguém melhor que dizer sobre sua vida financeira que seu histórico bancário. Um cliente com uma conta corrente antiga pode se beneficiar no momento de solicitar um cartão de crédito. Mas os clientes recentes podem não ter uma boa avaliação para adquirir o cartão de crédito. Não significa que os clientes com conta corrente nova não irá conseguir um cartão, mas muitas financeiras podem usar esse argumento para negar a solicitação. 

Idade e estado civil

Em uma análise de crédito o banco procura averiguar sua estabilidade financeira. Assim, fica mais fácil entender que alguém com mais tempo de carreira, famílias, investimentos bancários tem muito mais chances de conseguir um cartão de crédito e com um bom limite. Uma pessoa mais jovem com um histórico financeiro novo e recém contratado em uma empresa pode ter uma solicitação de cartão de crédito negada. 

Agora que você já sabe por que não está conseguindo solicitar um cartão de crédito, fique atento a todos esses fatores e veja dicas para conseguir um cartão. 

  • Cadastre-se no cadastro positivo-um banco de dados onde são armazenadas todas as informações positivas do consumidor
  • Não atrase suas contas- pagar as contas depois do vencimento pode gerar uma informação negativa sobre você, por isso pague suas contas em dia.
  • Atualize seu cadastro no Serasa- Vá até uma das agências do Serasa e peça que atualize seus dados.
  • Veja se seu CPF está regular- pelo site é possível saber a situação do seu CPF na Receita Federal, ele precisa estar regular para ficar válido. 
  • Pague suas dívidas- recuperar o crédito no mercado é muito difícil quando deixou alguma dívida caducar. Quando a sua dívida caduca você tem a sensação que está livre e seu nome está limpo novamente, mas seu cadastro em muitas empresas a dívida continuará existindo. 
  • Tempo- depois de ter feito tudo isso agora espere um tempo, sua pontuação de crédito deve melhor com o tempo. 

Espero que todas as dicas tenham sido útil para você que está tentando obter um cartão de crédito no mercado. 

.botao-box2 span{ animation: none !important; }