Como potencializar suas vendas na internet

Conheça alguns dos principais canais de vendas na Internet e descubra como vender mais

Atualizado em agosto 25, 2021 | Autor: Michelle
Como potencializar suas vendas na internet

As vendas através da Internet vêm crescendo rapidamente no Brasil desse o início da pandemia. Em 2020 o faturamento das vendas através do e-commerce disparou mais de 40%.

Esse crescimento se deve inicialmente à necessidade de adaptação das lojas e consumidores, que no início da pandemia tiveram que encontrar outra forma de realizar negócios durante os períodos de lockdown em diversas cidades do país.

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No entanto, após mais de um ano de pandemia, o e-commerce caiu definitivamente nas graças do consumidor, e as compras online se tornaram um hábito mais frequente. Talvez o que mais chame a atenção no crescimento do e-commerce seja a diversificação de produtos e serviços disponíveis hoje pela internet. Antes as vendas concentradas em alguns tipos de produtos, como eletrônicos e eletrodomésticos, se disseminou entre as mais diversas categorias. Hoje é possível comprar absolutamente tudo pela internet.

Por isso, se você quer começar a vendar pela internet, ou se já vende e quer potencializar ainda mais seu e-commerce, veja abaixo alguns canais para fazer suas vendas crescerem rapidamente.

Loja online

O canal mais comum para realizar suas vendas online é a própria loja online. Se trata de um site específico da sua empresa, com todos os seus produtos, em que a venda ocorre de forma direta para o consumidor.

Para isso é necessário desenvolver um site, com uma plataforma adaptada para a realização de transações de venda.

É possível contratar uma empresa que trabalhe com programação de sites para fazer um desenvolvimento próprio. Porém o caminho mais comum é a contratação de uma plataforma já existente de e-commerce. Alguns exemplos de empresas que prestam esses serviços são a VTex e a Tray, mas existem até mesmo plataformas gratuitas. Essas plataformas são amplamente testadas, e tem um suporte para solucionar qualquer problema. Elas possuem diversas opções de layout e são customizadas com os seus produtos. Além disso, elas oferecem uma série de opções de formas de pagamento e meios de entrega.

Redes Sociais

Talvez o caminho mais simples para muitas pessoas que querem começar a vender online sejam as redes sociais.

Caso você já tenha uma loja online, pode usar as redes sociais também para divulgar seus produtos e serviços.

Para isso é preciso criar uma página do seu negócio, separada da sua página pessoal. Cuidado com as fotos e conteúdos publicados, elas precisam ter qualidade e transmitir uma imagem profissional. Mesmo que você esteja começando um negócio, ou vendendo produtos artesanais, a imagem que sua loja passa irá fazer toda a diferença no sucesso das suas vendas.

A grande vantagem das redes sociais é que os custos de divulgação são baixos. Você pode começar a divulgar através dos amigos, fazendo uma propaganda boca a boca, ou pode investir em mídia paga para impulsionar suas postagens para o público que você deseja alcançar. Os custos de divulgação são relativamente baixos, e trazem bastante visibilidade para a sua página.

Google Shopping

Outra ferramenta importante para alavancar suas vendas pode ser o Google Shopping. Você cadastra os seus produtos, para que eles apareçam nas pesquisas do Google. Assim quando um possível cliente estiver pesquisando seus produtos, ele irá encontrar rapidamente a sua página entre as sugestões.

Para isso você precisa cadastrar o seu produto no Google, com uma boa descrição e foto do produto. Isso ajuda que ele seja melhor ranqueado nas pesquisas. O serviço cobra por clique, porém você define o limite de quanto irá investir.

Marketplace

Sem dúvida uma das principais ferramentas de vendas na internet é através do marketplace. Com ele você conta com um parceiro de grande visibilidade para intermediar suas vendas.

O Mercado Livre é a principal plataforma de marketplace, assim como grandes redes varejistas, como Magazine Luiza, Americanas, Submarino, Netshoes, entre outras tantas.

Você precisa definir os parceiros onde irá anunciar, e avaliar as taxas cobradas. Em geral eles cobram apenas um percentual sobre as vendas. Assim você só paga se tiver vendido.

A grande vantagem do marketplace é a visibilidade e o alcance que você irá conseguir para o seu negócio. Por isso pode ser um ótimo caminho para começar, ou para potencializar ainda mais suas vendas.