As vendas através da Internet vêm crescendo rapidamente no Brasil desse o início da pandemia. Em 2020 o faturamento das vendas através do e-commerce disparou mais de 40%.

Esse crescimento se deve inicialmente à necessidade de adaptação das lojas e consumidores, que no início da pandemia tiveram que encontrar outra forma de realizar negócios durante os períodos de lockdown em diversas cidades do país.

No entanto, após mais de um ano de pandemia, o e-commerce caiu definitivamente nas graças do consumidor, e as compras online se tornaram um hábito mais frequente. Talvez o que mais chame a atenção no crescimento do e-commerce seja a diversificação de produtos e serviços disponíveis hoje pela internet. Antes as vendas concentradas em alguns tipos de produtos, como eletrônicos e eletrodomésticos, se disseminou entre as mais diversas categorias. Hoje é possível comprar absolutamente tudo pela internet.

Por isso, se você quer começar a vendar pela internet, ou se já vende e quer potencializar ainda mais seu e-commerce, veja abaixo alguns canais para fazer suas vendas crescerem rapidamente.

Loja online

O canal mais comum para realizar suas vendas online é a própria loja online. Se trata de um site específico da sua empresa, com todos os seus produtos, em que a venda ocorre de forma direta para o consumidor.

Para isso é necessário desenvolver um site, com uma plataforma adaptada para a realização de transações de venda.

É possível contratar uma empresa que trabalhe com programação de sites para fazer um desenvolvimento próprio. Porém o caminho mais comum é a contratação de uma plataforma já existente de e-commerce. Alguns exemplos de empresas que prestam esses serviços são a VTex e a Tray, mas existem até mesmo plataformas gratuitas. Essas plataformas são amplamente testadas, e tem um suporte para solucionar qualquer problema. Elas possuem diversas opções de layout e são customizadas com os seus produtos. Além disso, elas oferecem uma série de opções de formas de pagamento e meios de entrega.

Redes Sociais

Talvez o caminho mais simples para muitas pessoas que querem começar a vender online sejam as redes sociais.

Caso você já tenha uma loja online, pode usar as redes sociais também para divulgar seus produtos e serviços.

Para isso é preciso criar uma página do seu negócio, separada da sua página pessoal. Cuidado com as fotos e conteúdos publicados, elas precisam ter qualidade e transmitir uma imagem profissional. Mesmo que você esteja começando um negócio, ou vendendo produtos artesanais, a imagem que sua loja passa irá fazer toda a diferença no sucesso das suas vendas.

A grande vantagem das redes sociais é que os custos de divulgação são baixos. Você pode começar a divulgar através dos amigos, fazendo uma propaganda boca a boca, ou pode investir em mídia paga para impulsionar suas postagens para o público que você deseja alcançar. Os custos de divulgação são relativamente baixos, e trazem bastante visibilidade para a sua página.

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Google Shopping

Outra ferramenta importante para alavancar suas vendas pode ser o Google Shopping. Você cadastra os seus produtos, para que eles apareçam nas pesquisas do Google. Assim quando um possível cliente estiver pesquisando seus produtos, ele irá encontrar rapidamente a sua página entre as sugestões.

Para isso você precisa cadastrar o seu produto no Google, com uma boa descrição e foto do produto. Isso ajuda que ele seja melhor ranqueado nas pesquisas. O serviço cobra por clique, porém você define o limite de quanto irá investir.

Marketplace

Sem dúvida uma das principais ferramentas de vendas na internet é através do marketplace. Com ele você conta com um parceiro de grande visibilidade para intermediar suas vendas.

O Mercado Livre é a principal plataforma de marketplace, assim como grandes redes varejistas, como Magazine Luiza, Americanas, Submarino, Netshoes, entre outras tantas.

Você precisa definir os parceiros onde irá anunciar, e avaliar as taxas cobradas. Em geral eles cobram apenas um percentual sobre as vendas. Assim você só paga se tiver vendido.

A grande vantagem do marketplace é a visibilidade e o alcance que você irá conseguir para o seu negócio. Por isso pode ser um ótimo caminho para começar, ou para potencializar ainda mais suas vendas.