Previdência Privada, se você ainda não fez a sua, o que está esperando?

Conheça as vantagens da previdência privada e não perca mais tempo

Atualizado em outubro 5, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Previdência Privada, se você ainda não fez a sua, o que está esperando?

Independente se você tem um emprego fixo e paga INSS ou se é um trabalhador informal, a previdência privada é para você sim.

A previdência privada não é apenas um plano para a sua aposentadoria, ela é um excelente investimento, com vantagens específicas.

Muitas pessoas ainda tem dúvida se esse investimento vale a pena. Então esse texto vai te mostrar porque você deve começar a pagar um plano o quanto antes.

Plano para o futuro

O principal motivo para muitas pessoas procurarem um plano de previdência é sem dúvida o objetivo de aposentar, ou ainda de complementar o seu ganho futuramente.

Independente se você é autônomo, ou se é empregado e contribui com o INSS, um plano de previdência a parte pode fazer toda a diferença no futuro.

As regras do INSS passaram por diversas alterações e tornaram mais difícil visualizar a aposentadoria para a maioria dos trabalhadores. Além disso, a aposentadoria pelo INSS em geral é abaixo do valor do salário, o que pode impactar bastante na qualidade de vida futuramente. Nessa hora a previdência privada pode complementar a renda e dar mais tranquilidade para a sua aposentadoria.

Por isso, é importantíssimo se planejar para o futuro e iniciar o pagamento da sua previdência. Pode ter certeza que lá na frente você não vai se arrepender.

Como eu devo contribuir com a previdência?

A previdência privada é uma escolha sua. Você pode fazer aportes mensais, anuais, ou de forma pontual. Ou seja, não existe uma obrigação. É você que define quando e quanto irá aportar.

Nesse caso, você pode definir fazer um aporte mensal, de um valor que não comprometa as suas despesas. Ou pode optar por fazer um aporte pontual, quando receber um valor adicional, como o 13º salário, ou a participação nos lucros, ou ainda algum dinheiro extra que recebeu.

Rendimento acima da poupança e da renda fixa

Os planos de previdência funcionam como um investimento. Com a vantagem que em geral oferecem um rendimento melhor do que a poupança e outros fundos de investimento.

Quando você faz uma previdência privada você escolhe um fundo onde irá investir o seu dinheiro. Por isso é importante avaliar a rentabilidade mensal desse fundo. Saiba que o histórico de rentabilidade não garante o rendimento futuro, porém ele serve para entender o comportamento do fundo, e verificar a média de retorno dos últimos meses, além da volatilidade de cada investimento.

O importante é saber que o investimento na previdência é de longo prazo. Ou seja, é um investimento para o futuro. As vantagens de ter um plano de previdência são para quando você mantém o dinheiro por mais de 10 anos investido. Com isso, a tendência é que a longo prazo o rendimento da previdência seja muito acima da poupança.

Um seguro em caso de necessidade

Outra vantagem que poucas pessoas sabem é que o plano de previdência funciona como um seguro. Quando você faz um plano de previdência, o objetivo é que você utilize esse dinheiro futuramente, possivelmente para a sua aposentadoria.

No entanto, existem algumas situações críticas e emergências onde o dinheiro da previdência pode ser utilizado. Ninguém gosta de pensar nisso, mas em caso de invalidez ou morte, a previdência pode ser resgatada de forma imediata.

No plano de previdência você indica quem são os seus beneficiários, em caso de morte. Isso significa que caso você venha a faltar, o saldo da sua previdência será direcionado para os beneficiários. Isso sem precisar entrar em inventário.

Você pode não querer pensar a respeito, mas emergências e situações imprevistas podem acontecer, e quando você tem um plano de previdência, ele pode ser uma saída importante em um momento crítico.

Esse pode não ser o principal motivo para se fazer um plano de previdência, mas é também uma das suas vantagens.