Quem é ligado em tecnologia tem uma ampla lista de profissões para seguir. Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais rápido e constante, e a necessidade de aplicação da tecnologia em praticamente todas as áreas e setores hoje, faz com que as oportunidades na área de tecnologia sejam cada vez maiores.

Para quem gosta de computador, existem diferentes áreas de atuação, que incluem projetos de hardware, desenvolvimento de softwares e sistemas, análise de dados e até mesmo programação de sites e jogos.

A lista é grande e novas carreiras na área de tecnologia surgem constantemente. É preciso lembrar que essa é uma área em constante mudança, por isso as carreiras na área de tecnologia exigem constante atualização para que os profissionais estejam sempre por dentro de novas tecnologias e soluções.

Por isso, se você gosta de computador e está disposto a aprender e conhecer novas tecnologias e ferramentas, conheça a seguir algumas dessas profissões que estão em alta:

Engenharia e desenvolvimento de softwares

Tais profissionais são responsáveis por projetar e guiar o desenvolvimento de aplicativos, sistemas e programas, que contemplem requisitos e funções previamente determinadas. É o profissional que faz acontecer, através da aplicabilidade do programa em desenvolvimento, com base nas diretrizes a ele passadas, buscando atingir os objetivos de projetos de software para atender as mais diversas áreas.

O engenheiro de Software é um dos profissionais mais requisitados nas empresas de programação atualmente, por justamente tratar do produto final, que será direcionado aos clientes, que têm uma demanda específica de sistemas ou plataformas. A concorrência entre as grandes empresas da área, faz com que esses profissionais sejam disputados em altos salários.

Analista de Sistemas

O Analista de sistemas é o profissional responsável por solucionar problemas das redes e computadores nas empresas. Os problemas podem estar relacionados tanto a hardware como software.

No caso de hardware a função é zelar pela infraestrutura da rede de dados, e de computadores e equipamentos. Em relação à infraestrutura e desenvolvimento de software, o objetivo está ligado à criação ou ainda à solução de problemas de sistemas computacionais da empresa.

O analista de sistemas dá suporte para que todas as outras áreas possam utilizar a estrutura de computadores, sistemas e rede de dados da empresa.

De modo geral essa é uma função necessária em qualquer empresa atualmente, que esteja conectada por uma rede de computadores, seja trabalhando diretamente na área de TI de grandes corporações, ou em empresas de TI que dão suporte a outras empresas

Programador web

O programador web tem como principal função o desenvolvimento de sites, portais, sistemas e plataformas online como aplicativos. Essas plataformas podem ser acessadas em computadores, redes de computadores, celulares ou outros dispositivos eletrônicos que necessitem um sistema para acesso.

Anúncios


A demanda por esse tipo de profissional ocorre principalmente em empresas especializadas em desenvolvimento de sites e sistemas web, e exige uma série de conhecimentos em sistemas operacionais, como Linux, MAC e Windows, e em ferramentas e linguagens de programação, como ASP, PHP, Java, SQL, HTML e CSS.

Programador de jogos

O profissional da área de entretenimento virtual é um dos mais bem conceituados programadores do mercado. A linha de trabalho do programador de jogos é considerada uma das mais dinâmicas da programação, por necessitar de atualizações quase que diárias e aplicabilidade em plataformas diferenciadas, seja para consoles, PC ou aplicativos para celulares. Apesar de seu objeto de trabalho ser o entretenimento das pessoas em seus momentos de folga, dada de descanso para esse profissional, que tem como característica a mutabilidade de objetivos programáticos e resolução de bugs e travas em tempo recorde para um público consumidor extremamente exigente.