A vida é cheia de imprevistos e, por mais que você seja uma pessoa organizada e que tenha um bom planejamento financeiro, ou seja não gaste mais do que você ganha, ainda assim é importante contar com uma reserva para situações que podem surgir ao longo do mês e que vão demandar um gasto adicional não previsto.

Nessa hora, uma reserva de emergência pode evitar que você acabe tendo que fazer empréstimos e pagar juros pelos meses seguinte, comprometendo os seus gastos mensais.

Por que é importante ter uma reserva de emergência?

Ninguém sabe a hora que imprevistos irão surgir e comprometer a sua renda mensal.

Pense que imprevistos podem surgir tanto com a redução da sua renda como com gastos adicionais ao longo do mês.

Em ambos os casos se você não tiver uma reserva de emergência pode acabar tendo que recorrer a empréstimos bancários e ter que se comprometer com o pagamento de juros sobre o valor.

O problema é que imprevistos não acontecem apenas uma vez, dessa forma caso você precise fazer um empréstimo em um mês, se no mês seguinte a situação ainda não tiver sido resolvida ou surgirem outros imprevistos e urgências, a sua dívida pode acabar virando uma bola de neve.

Por isso, é importante ter uma reserva de emergência, assim quando a situação apertar você não irá comprometer a sua renda mensal com o pagamento de uma dívida anterior.

Quais são as situações consideradas de emergência?

A reserva de emergência pode ser utilizada em duas situações principais.

A primeira é quando você tem uma redução na sua renda mensal, seja por ter perdido o emprego, ou por uma redução da sua renda. No último ano, com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas viveram uma situação atípica, vendo seus negócios fechados por períodos indeterminados e a sua receita sendo fortemente impactada. Essa situação já dura mais de um ano, e era totalmente imprevista.

A segunda situação é quando você tem um gasto ou uma despesa com que não contava, ou que foi antecipada. Seja uma doença, que motivou gastos adicionais com farmácia e tratamento médico, seja um conserto do veículo ou de algum eletrodoméstico na sua casa, ou até mesmo a necessidade de adquirir algo que não estava previsto no mês, porém pode ser uma boa oportunidade de economizar futuramente, caso você tenha encontrado uma promoção ou condição especial.

Nesse caso pode valer a pena comprar o que você irá precisar, porém para isso você terá que fazer um desembolso antes do previsto.

Anúncios


Como guardar uma reserva para os imprevistos

Guardar uma reserva de emergência exige um tanto de disciplina. Em primeiro lugar é necessário colocar as despesas do mês em ordem.

Caso você tenha dívidas e empréstimos o ideal é pagá-los com antecedência, assim você evita a cobrança de mais juros sobre o valor devido.

Após se livrar das dívidas, o segundo passo é começar a cortar alguns gastos desnecessários e guardar esse dinheiro em uma poupança ou investimento que tenha liquidez. É importante que o dinheiro fique disponível para sacar caso você precise, visto que se trata exatamente de uma reserva para emergência. Por isso é fundamental ter disciplina para não utilizá-lo em qualquer situação, mas apenas quando for realmente necessário.

Transforme o seu empréstimo atual em uma de reserva de emergência futura

Se você tem hoje um compromisso mensal com a parcela de um empréstimo, você já está conseguindo pagar esse valor todos os meses. Então que tal aproveitar esse compromisso que você já tem e ao final do pagamento do seu empréstimo manter a disciplina de continuar separando o valor que você pagava das parcelas para fazer uma reserva.

A diferença é que quando você precisar, você já terá o dinheiro guardado, com isso não precisará solicitar um novo empréstimo e pagar mais juros por esse crédito. Essa pode ser uma excelente forma de colocar as suas contas em dia e evitar fazer novas despesas desnecessárias no futuro.

Quando você tem uma reserva de emergência, você faz o esforço antes para conseguir guardar o dinheiro, porém na hora em que mais precisar não irá passar apuros e nem perder dinheiro com empréstimos e juros altos. Vale a pena tentar.