Quando realizar a transição de carreira? Confira 5 dicas

Veja dicas preciosas e saiba quando é a hora de fazer a transição da carreira

Atualizado em outubro 3, 2022 | Autor: Michelle
Quando realizar a transição de carreira? Confira 5 dicas

Você já pensou em fazer uma transição de carreira? Quem nunca!
Se você já pensou nisso, mas ficou na dúvida se era o melhor momento ou se não estaria enfiando os pés pelas mãos, a gente vai te ajudar a analisar o seu caso.
Preparamos um texto com os prós e os contras de transacionar a carreira, com dicas de como conduzir o processo de uma maneira adequada.
Isso porque a gente sabe, quando decidimos mudar de profissão, temos muita insegurança, o que é, de certa forma, um ponto até positivo.
Mas, afinal, quando é a hora de fazer isso? Você quer saber um pouco mais sobre este processo e como fazer a transição de carreira?
Então vem a gente neste post, vamos ler este texto até o fim.

Saiba o que é a transição de carreira

Mas antes da gente começar a falar do assunto que nos propomos, precisamos fazer uma definição para você.
É importante a gente entender um pouco mais sobre transição de carreira, antes de querer fazer a transição em si.
Este é um processo no qual você como profissional decide mudar para outra profissão ou até mesmo de área de atuação.
Ou seja, não é apenas mudar de carreira, mas também buscar novos posicionamentos no seu trabalho, inclusive assumir novas áreas, setores ou cargos.
Independente de qual é o seu caso, saiba que em todos os casos, fazer a transição de carreira significa buscar algo diferente do que está sendo realizado hoje.
Quer um exemplo bem prático? O jornalista que deixa o jornal impresso para ser redator web ou produtor de conteúdo web ou ainda copywriter.
Outra forma de transacionar a carreira que é muito comum é quando um hobby vira renda e, muitas vezes, vira a principal fonte de renda.

Anúncios


Confira 5 dias sobre quando realizar a transição de carreira

O brasileiro que é um bom brasileiro sempre quer o pulo do gato, mas nem sempre tem disso e você só vai saber na hora que fizer a transição da carreira.
Então, antes da primeira dica, a nossa sugestão é que você converse com quem já realizou uma transição de carreira.
É bem simples, se você possui amigos ou conhecidos que já mudaram de profissão, que tal buscar mais informações de como é esse processo na prática?
Este momento pode ser bem importante para tirar as suas inseguranças.
Outro momento bem importante é fazer uma retrospectiva da sua carreira atual.
Não sei se este é o seu caso, mas muitos profissionais pensam que experiências anteriores não são importantes.
Mas não é bem assim, tudo vai depender da nova área de atuação.
Por isso, fazer uma retrospectiva de todas as empresas em que trabalhou, os cargos e aprendizados, pode ser muito importante.
Agora sim, vamos às nossas 5 dicas de ouro para você realizar a transição de carreira com sucesso. Bora?

1 – Faça um planejamento financeiro

Para começar uma nova carreira, normalmente vai se precisar de grana.
Mesmo que não seja necessário investir, em alguns casos o que ocorrer é recomeçar com um salário menor.
Sendo assim, vai ser preciso retirar um pouco das suas reservas financeiras, seja para se especializar ou adquirir novas ferramentas.
Então, faça um bom planejamento no atual trabalho ainda para que, quando fizer a transição de carreira, não falte ao dinheiro necessário.
Este é o ponto A que vai te conduzir ao ponto B: planejamento financeiro.

2 – Procure se especializar

A segunda dica, na verdade, deve vir antes da transição em si.
Estando definido em que ramo você vai trabalhar, que tal fazer um curso ou buscar aprender mais da função antes de se jogar nela?
Mesmo que a transição não exija uma nova graduação ou cursos especializados.
Faça isso e você verá que isso vai te dar um update sobre o mercado atual e também sobre possíveis ferramentas de trabalho.
A vantagem é que neste mundo impactado pela pandemia, temos muito mais cursos online que você pode adaptar para cursar no seu horário preferido. Vamos lá?

3- Procure vagas e pesquise sobre o mercado de trabalho

E se o assunto é transição, tudo começa com a escolha do ramo ou da carreira em que você pretende trabalhar, não é mesmo?
Então, antes de mais nada, pesquise, estude o ramo ou vertente em que pretende atuar e converse com pessoas ligadas ao assunto.
Você precisa estar a par das tendências, inovações e perspectivas de crescimento desse mercado, para não trocar seis por meia dúzia.
Além disso, tenha em mente seus objetivos e o tipo de vida que pretende levar no futuro para escolher a carreira mais indicada.

4 – Estabeleça metas e entenda seus motivos e objetivos

Na hora em que você decide realizar a transição de carreira, você precisa avaliar metas, motivos e objetivos.
Quanto tempo você tem disponível para se especializar? E em quanto tempo quer estar na nova carreira?
Além de buscar a resposta para perguntas como essas, outra que você não pode deixar escapar do seu campo de visão são os seus motivos.
Quais são os motivos para buscar uma nova carreira?
Se você fica muito tempo fora de casa e precisa viajar demais e não quer mais isso, a primeira coisa é buscar oportunidades e vagas em áreas que não exijam viagem, por exemplo.
Ou seja, primeiro veja quais seus motivos que estão levando você a repensar e a mudar de carreira, para, a partir disso, escolher o caminho a seguir.
Depois de ter estas respostas, converse com pessoas de sua confiança para descobrir se essas demandas são coerentes ou não, apesar da sua insegurança momentânea.

5 – Busque se diferenciar e crie metas para a construção da nova carreira

Mudar por mudar, certamente este não é o seu objetivo.
Desta forma, para finalizar nossas dicas, preocupe-se com a construção da sua carreira, afinal, toda mudança é delicada.
Cuide das suas relações e pesquise antes não só sobre sua nova carreira que pretende seguir, como também em relação às organizações e empresas com as quais você possa trabalhar.
Verifique antecipadamente a idoneidade das empresas e dos projetos que você pretende mergulhar, para saber exatamente onde está pisando.
A partir daí, você precisa se diferenciar, potencializar seus pontos fortes e habilidades para ter mais espaço do mercado e poder fazer a transição de carreira com mais sucesso.
Mas, como você sabe, a diferenciação começa pelo autoconhecimento, ou seja, saber das suas virtudes no campo profissional e de como você pode comunicar estes pontos fortes.