Quando você pode cancelar compra no cartão de credito?
É possível cancelar uma compra no cartão? Como fazer?

Cancelar compra no cartão de crédito pode parecer complicado, mas você pode resolver o problema de forma rápida e eficiente.
Este pedido de cancelamento pode ser feito por diversos motivos, que vão do arrependimento pela compra ou mesmo porque você não identificou a compra como sua.
Lembre-se de que seus direitos como consumidor são garantidos por lei e você tem o direito de receber um produto ou serviço de qualidade.
Então, apesar de ser um pouco complicado cancelar compra no cartão, você pode solicitar este cancelamento.
Sendo assim, se você já fez uma compra por impulso e depois se arrependeu, este é um dos casos.
Ou, então, talvez tenha recebido um produto com defeito ou diferente do que você pediu?
Então, nestes casos, saber como cancelar uma compra no cartão de crédito é fundamental para garantir seus direitos como consumidor e evitar transtornos.
Neste post, vamos te mostrar o passo a passo de como cancelar uma compra em três das maiores bandeiras de cartão de crédito do Brasil: Visa, Mastercard e Elo.
Veja o que acontece se você contestar uma compra no cartão de crédito
Se você contestar uma compra, o valor já pago pela compra indevida vai aparecer na fatura como estorno na fatura seguinte.
Ou seja, se a sua compra indevida ou a qual foi contestada foi de R$ 300 e a sua próxima fatura for de R$ 2.000, você só pagará R$ 1.700, pois a diferença de valor virá como estorno.
Então, confira os motivos pelos quais você pode solicitar a contestação ou cancelamento da compra:
— Compra que você não fez, seja por fraude ou clonagem, porém, conteste o mais rápido possível.
— Arrependimento: você tem o direito por lei para pedir o cancelamento, mas o prazo é de 7 dias, pelo artigo 49 do Código do Consumidor.
– Mercadorias com defeito – a empresa precisa devolver o dinheiro ou fazer a troca do produto.
– Mercadoria não foi entregue ou valor cobrado diferente do acordado, ou anunciado.
Mas, por que cancelar uma compra?
Então, como citamos acima, existem diversas razões para você querer cancelar uma compra realizada no cartão de crédito.
Por exemplo, você se arrependeu da compra e deseja receber o dinheiro de volta. Eis um motivo. Então, confira outros “porquês” onde o cancelamento da compra se justifica:
Produto com defeito: O produto chegou com defeito ou não funciona corretamente.
Produto diferente do anunciado: O produto recebido é diferente do que foi anunciado na loja.
Compra não autorizada: Alguém utilizou seu cartão de crédito sem sua autorização.
Veja o passo a passo para cancelar compra no cartão
A facilidade ou demora para este cancelamento vai depender da situação ou do motivo que leva você a pedir o cancelamento.
Então, entre os principais motivos onde este cancelamento é aceito pela empresa estão: furtou ou roubo do cartão, produto entregue com defeito ou arrependimento pela compra.
Sendo assim, nem sempre é fácil, depende do cenário, mas podemos adiantar que existe uma boa chance de você escapar deste pagamento ou conseguir o dinheiro de volta.
Dessa forma, confira o passo a passo para ter mais chance de estorno do valor da compra contestada:
1. Entre em contato com a loja:
– Acesse a sua conta na loja online e procure pela seção de “meus pedidos” ou “atendimento ao cliente”.
— Ligue para o número de atendimento ao cliente da loja e solicite o cancelamento da compra.
— Se a compra foi realizada em uma loja física, vá até o estabelecimento e solicite o cancelamento.
2. Solicite a abertura de uma contestação:
Caso a loja não resolva o problema, você deve entrar em contato com a sua instituição financeira para solicitar a abertura de uma contestação.
– Entre em contato com o banco emissor do seu cartão ou acesse o site da Visa para encontrar o número de telefone correto.
— Mas, se seu cartão for Mastercard ou Elo, conteste diretamente com a bandeira.
3. Documente tudo:
Mas, para evitar ainda mais dor de cabeça, é fundamental que você tenha em mãos todos os documentos relacionados à compra.
Ou seja, guarde a fatura do cartão de crédito ou comprovante de compra online e faça fotos do produto, no caso de vier com defeito ou diferente do anunciado.
Saiba qual o prazo para cancelar uma compra
Por fim, o prazo para cancelar uma compra varia conforme a situação.
Então, em caso de arrependimento, o Código de Defesa do Consumidor garante um prazo de 7 dias para solicitar o cancelamento.
Mas, neste caso, é desde que a compra tenha sido realizada fora do estabelecimento comercial (como em lojas online).