Chegou em casa, esqueceu de conectar o Wi-fi no seu smartphone, ficou usando a sua internet e de repente descobriu que sua franquia de dados acabou?

É horrível, né?! E só quem já passou por isso, acabou com a internet toda antes mesmo do mês virar sabe o que é chorar pelo leite derramado, ou pela internet desperdiçada e desejar não ter assistido aquele filme pelo celular.

Pensando nisso fizemos uma lista com o consumo de algumas das principais atividades on-line, desde as que consomem mais dados até as que consomem menos, para te mostrar quanto você tem usado de dados no dia a dia, e quem sabe, te ajudar a poupar dados.

 

Netflix

Se você é viciado em assistir filmes é importante saber: a cada hora de Netflix assistida, você gasta cerca de 1 GB de dados na qualidade de vídeo padrão. Já se estiver vendo em alta definição, serão cerca de 3 GB por hora e até 7 GB por hora em Ultra HD

Chamada de vídeo

A pandemia veio e com ela as chamadas de vídeos se tornaram cada vez mais frequentes, tanto para os estudos, quanto para trabalho.

Em uma reunião no Zoom, por exemplo, entre duas pessoas, com o vídeo na configuração padrão, você pode consumir pouco mais de 1 GB por hora. E quanto mais participantes, maior o uso de dados.

Se não for necessário naquele momento e quiser economizar, opte por desligar o vídeo durante a chamada.

Aplicativos de navegação

Aplicativos como Maps, Waze, Moovit e outros. Ao usar o Waze, por exemplo, através do GPS, você consome cerca 115 KB por minuto. Já o Google Maps gasta cerca de 46 KB por minuto.

Lembrando que cada aplicativo tem a sua particularidade e por isso o consumo pode ser maior ou menor.

Redes sociais

Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Linkedin e Pinterest. Se o seu pacote de internet móvel não oferece acesso ilimitado a esses aplicativos, significa que você está consumindo cerca de 120 MB por hora.



Se você assistir vídeo, o consumo pode aumentar para cerca de 160 MB. Para economizar você pode checar as configurações de reprodução automática de vídeos nestas redes sociais.

O Youtube está fora desse padrão de consumo apesar de também ser uma rede social.

Por ser uma plataforma de vídeo seu consumo se aproxima ao da Netflix, ou seja, gasta cerca de 1 GB de dados na qualidade de vídeo padrão. Cerca de 3 GB por hora se estiver vendo em alta definição e até 7 GB por hora em Ultra HD.

Navegação na Web

Zapear entre uma página da web seja para ler notícias, fazer compras ou qualquer outra atividade, pode consumir cerca de 60 MB por hora. Se você assistir vídeos nessas páginas o consumo pode ser mais.

Streaming de música

Se você faz tudo com música, saiba que essa atividade consome cerca de 150 MB por hora no Spotify, se escutar na qualidade mínima de reprodução. Se optar pela máxima, o consumo chega a dobrar.

Uma dica para economizar os dados é ver a possibilidade de baixar as músicas no serviço de streaming anteriormente, usando uma rede Wi-fi, para que você possa curtir tranquilamente as suas músicas de maneira offline.

Ficar longe desses aplicativos não é tarefa fácil, mas agora deu para entender por que a sua internet não dura até o final do mês? Esperamos que sabendo sobre o consumo dos principais aplicativos você consiga aproveitar muito mais seu plano de internet.