Quarentena Não é Férias

O Que os Pais Podem Fazer Com os Filhos Que Estão Sem Aulas por Conta do Novo Coronavírus?

Atualizado em abril 18, 2020 | Autor: Michelle Verginassi
Quarentena Não é Férias

Enquanto o novo coronavírus passeia pela nossa cidade, a população está vivendo um período de reclusão social e a primeira medida adotada pelos prefeitos das áreas afetadas foi relacionada ao fechamento das escolas.

Desde março, o povo brasileiro está trabalhando em casa (quem pode) e cuidando das suas crianças. Sabemos que isso é um desafio pois os pequenos ficam facilmente entediados e demandam muita atenção. Sem contar com a nossa criatividade que vai se esvaindo e muitas vezes ficamos sem saber qual atividade fazer a seguir.

Foi pensando em você que está de quarentena com seu filho, sobrinho ou neto que separamos alguns sites que te ajudam a entreter as crianças que estão sem aulas por conta do Coronavírus.

Quarentena Não é Férias

Antes de mais nada, precisamos alertar os pais de que esse período de reclusão não deve ser usado todo para lazer. As crianças precisam continuar aprendendo, mesmo que a escola não envie atividades diariamente. Nesse caso, você é o responsável por transmitir conhecimento. Já adiantamos que não é uma tarefa fácil, mas precisa ser intencional, por isso, siga as dicas abaixo.

Anúncios


1 – Crie Uma Rotina

Para não perder o pique do dia a dia, as crianças (assim como você) precisam ter uma ordem no seu dia. Escreva junto com elas e cole na porta do quarto as atividades do dia. Inclua rotinas de higiene (banho, escovar os dentes), hora de comer (para evitar ficar pedindo comida o tempo todo), estudos, atividades manuais e exercícios físicos (que podem ser dançar uma música, por exemplo).

2 – Entenda Que Conhecimento Não é Só Matéria da Escola

Você pode aproveitar esse tempo para ensinar seu filho a fazer um bolo, por exemplo, lavar a louça, colocar a roupa na máquina, lavar o carro…inclua a criança em suas rotinas domésticas e converse bastante com ela enquanto realizam as atividades juntos

3 – Não Deixe de Estudar

Acompanhe o caderno dela e veja o que tem aprendido na escola. Busque na internet formas lúdicas de reforçar o princípio e agregue valores que você já sabe, como ensinar as cores, as formas, a ler, operações matemáticas, seja intencional nas atividades e auxilie ela no que precisar.

Onde Encontro Atividades Para Fazer Com Meus Filhos?

Como havíamos prometido, separamos esses sites para te auxiliar na hora de planejar uma atividade que utilize o que você já tem em casa, sem precisar ficar saindo pra comprar as coisas. Escolha uma por dia e tenha um tempo de qualidade em família.

Tempo Junto

Esse site ensina os pais a voltarem a brincar com os filhos. Nele, é possível encontrar sessões específicas para a idade do seu filho e sugestões de atividades e brincadeiras para ele usando o que você tem em casa. O blog é escrito por duas mães, Patrícia Marinho e PatCamargo que afirmam que mesmo com pouco tempo disponível para os filhos, é possível aproveitá-lo da melhor maneira possível, com qualidade. Aqui você encontra brincadeiras para qualquer situação, que criam vínculo e ajudam a desenvolver crianças de todas as idades.

Pinterest

Você provavelmente já usou essa rede social para se inspirar em reformas de casa, receitas, ou outras atividades. Nem todo mundo sabe, mas o Pinterest também pode ser usado como fonte e inspiração para brincar com seu filho. E tem mais novidade, em tempos de quarentena, a rede social criou uma aba específica para esse período, com todas as informações de saúde que você precisa, dicas de trabalho para se fazer em casa, comidas e o que estamos procurando, brincadeiras baratas que podem ser feitas em casa! É só acessar a tarja preta assim que entrar no site e escolher qual vai fazer hoje mesmo!

Pais e Filhos

Pais e Filhos é um portal gratuito de notícias sobre família, dicas de atividades com os filhos e dicas para lidar no dia a dia com as emoções e desafios das crianças. Muito mais do que fazer coisas com elas, devemos nos preocupar com seu bem estar emocional, físico, espiritual e ajudá-las a resolver seus conflitos. Por isso recomendamos esse portal para auxiliá-lo nesse período em que todos estão em casa e os atritos são inevitáveis.

Filhos pequenos

“Miúdos a crescer, pais a aprender.” Com dicas de alimentação, brincadeiras e atividades, o site é repleto de conteúdos que você vai se identificar e certamente vai querer ler. Inclusive o site tem um fórum onde os pais podem inscrever suas perguntas e compartilhar as experiências na criação de filhos. A linguagem é de Portugal, mas isso não a torna difícil de ser compreendida por você e nem deixa seus conteúdos menos instigantes.