Às voltas com mais uma onda de covid-19 pelo Brasil afora, muita gente acabou ou voltou à reclusão por orientação das autoridades.

Apesar dos pesares, o momento pode ser uma ótima oportunidade para assistir ou revisitar filmes que tragam alguma inspiração nestes dias difíceis.

Não por acaso, selecionamos abaixo um ‘top 8’ para te ajudar nesta escolha – sim, há muitos outros, a lista é apenas para dar um ‘start’.

Escolha algum, estoure uma pipoca, sentem-se na sala – só ou bem acompanhado(a) – aproveite o tempo para com entretenimento de qualidade.

Com tantas notícias difíceis nos últimos tempos, a apreciação de histórias motivadoras retratadas no cinema são um bálsamo para mente.

Aperte o play aí!

A Teoria de Tudo

Biografia, drama

Reino Unido | 2014

Direção: James Marsh

Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Charlie Cox e outros



O filme retrata a história do físico Stephen Hawking (1942-2018) e como ele superou uma doença cerebral incurável associada à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e não abriu mão de sua brilhante carreira como cientista.

A Vida é Bela

Comédia dramática

Itália | 1997

Direção: Roberto Benigni

Elenco: Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giorgio Cantarini e outros

Naqueles dias de 2ª Guerra Mundial (1939-1945), um judeu, dono de uma livraria é capturado pelos nazistas e levado ao campo de concentração com o filho. Ele recorre à sua ‘criatividade artística’ para distrair a criança dos horrores que acontecem em sua volta.

Até o Último Homem

Drama biográfico

Estados Unidos, Austrália | 2016

Direção: Mel Gibson

Elenco: Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey e outros

Filme biográfico sobre o médico pacifista Desmond Doss (1919-2006) que se negou a pegar em armas por ocasião de sua confissão de fé adventista, apesar de convocado para a 2ª Guerra Mundial. Inspiração pura para quem tem fé, ou não.

Como eu era antes de você

Drama romântico

Estados Unidos | 2016

Direção: Thea Sharrock

Elenco: Emilia Clarke, Sam Claflin, Jenna Coleman e outros

Baseado no romance homônimo da escritora britânica Jojo Moyes, o filme retrata a história de uma moça (Emilia Clarke) que, contratada para ser a cuidadora de um rapaz (Sam Claflin) tetraplégico acaba se apaixonando. Separe os lenços.

Estrelas Além do Tempo

Biografia

Estados Unidos | 2016

Direção: Theodore Melfi

Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner e outros

Filme retrata a história de três mulheres negras – KatherineJohnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia SpencerO e Mary Jackson (Janelle Monáe) cujos conhecimentos matemáticos as fazem transpor segregação racial como referências da Nasa em plena guerra fria espacial dos anos 1960.

Extraordinário

Drama

Estados Unidos | 2017

Direção: Stephen Chbosky

Elenco: Julia Roberts, Owen Wilson, Jacob Tremblay e outros

Inspirado no livro ‘Wonder’, da escritora Raquel J. Palacio, o filme conta a história de um menino (Jacob Tremblay) com síndrome de Treacher Collins, que supera a deformidade facial com determinação e criatividade. Sensacional.

Homens de honra

Biografia, drama

Estados Unidos | 2000

Direção: George Tillman Jr.

Elenco: Cuba Gooding Jr., Robert de Niro, Charlize Theron, Powers Boothe e outros

Mais uma biografia inspiradora. Desta vez, a de Carl Brashear (1931-2006) um jovem negro que precisou superar o preconceito racial e a burocracia militar para se tornar o primeiro mergulhador de combate chefe da Marinha dos Estados Unidos.

Os Intocáveis

Drama, comédia

França | 2011

Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache

Elenco: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny e outros

Mais um longa baseado em um livro. No caso, na autobiografia ‘Le Second Souffle’, de Philippe Pozzo di Borgo. O filme gira em torno da relação de um milionário (François Cluzet) e seu cuidador (Omar Sy). Além do sucesso estrondoso na França, o filme ajudou, indiretamente, uma associação de apoio a deficientes físicos, que recebeu cerca de US$ 650 mil, doados pelo autor do livro.