buscando cartão
site seguro

Como quitar o financiamento do seu veículo mais rápido?

Que tal utilizar o próprio veículo para reduzir o valor das parcelas ou quitar a dívida mais rápido?

Atualizado em setembro 7, 2021 | Autor: Michelle
Como quitar o financiamento do seu veículo mais rápido?

Na hora de comprar ou trocar um veículo, o financiamento é muitas vezes a maneira mais simples de conseguir adquirir o bem desejado sem ter o dinheiro total para investir.

O financiamento de veículos tem diversas vantagens, pois possibilita realizar um sonho ou ainda adquirir um carro ou moto necessários para o seu trabalho.

Anúncios


Porém o financiamento se torna um compromisso por vários anos, e as parcelas irão consumir parte dos seus gastos mensais.

Você sabia que pode reduzir o valor das parcelas ou ainda o prazo total do seu financiamento?

Uma boa forma de reduzir o quanto você paga no seu financiamento é avaliar a possibilidade de adiantar o pagamento de parte da dívida, com isso você pode reduzir o valor das parcelas mensais, ou reduzir o prazo total do seu financiamento.

No entanto, é importante saber que existe uma diferença entre adiantar as parcelas e amortizar a dívida. A amortização da dívida significa que você está pagando ao banco antecipadamente uma parte do valor financiado e assim você reduz o empréstimo total feito pelo banco e automaticamente o valor dos juros que são cobrados.

Anúncios


Quando você amortiza o seu financiamento pagando valores adicionais existem duas possibilidades. Você pode reduzir o prazo total do seu financiamento, ou seja, você está antecipando as parcelas e com isso o seu financiamento terminará num tempo menor do que o contratado inicialmente.

Ou você pode optar por reduzir o valor das parcelas mensais futuras, com isso você mantém prazo inicial contratado, porém como você amortizou um valor do total da sua dívida, as parcelas seguintes terão um valor menor. Essa é uma boa forma de reduzir o seu compromisso mensal com o financiamento

E qual a vantagem de pagar antecipadamente?

Sempre que você for pagar antecipadamente o seu financiamento é fundamental avaliar com o banco o desconto que será concedido.

O banco é obrigado a descontar os juros do valor que está sendo antecipado, e abater esse desconto das prestações que ainda irão vencer. Esse direito é garantido pelo Banco Central e pelo Código de Defesa do Consumidor.

Com isso você pode ter uma redução do valor das parcelas que faltam ou ainda manter o valor das parcelas e reduzir o prazo total de pagamento.

Que tal utilizar o próprio veículo para ajudar a pagar o financiamento?

Uma forma de ter uma renda extra é aproveitar o carro ou moto que você adquiriu para conseguir esse dinheiro. Ou seja, você pode, por exemplo, usar o carro para trabalhar como motorista de aplicativos nas horas vagas ou ainda a moto para ganhar um extra fazendo entregas delivery. Com isso o próprio veículo te ajuda a pagar o financiamento e quitar a sua dívida mais rapidamente.

Como conseguir um dinheiro extra para adiantar o pagamento do seu financiamento?

Com um bom planejamento você vai conseguir juntar um dinheiro extra.

Organize as despesas, faça uma lista das prioridades, e uma lista de gastos supérfluos do mês. Com isso fica mais fácil avaliar para onde o dinheiro está indo e conseguir encontrar uma maneira de economizar.

Antes de comprar algo, pense se aquilo é realmente necessário agora, ou se pode esperar.

Isso depende de um esforço extra, mas pode ter certeza que vai valer a pena.

Você pode usar o 13° salário e reduzir o seu financiamento

Se você tem uma renda fixa todo mês, você pode se planejar para utilizar o seu 13º salário para quitar parcelas do seu financiamento antecipadamente. É importante lembrar que quando você consegue pagar antecipadamente, você tem um desconto maior nos juros e automaticamente no valor das parcelas.

Por um lado, você precisará fazer um esforço maior e economizar um pouquinho, porém por outro lado, o valor das parcelas irá reduzir e ficar mais leve todo mês. Assim você economiza nos juros do financiamento e vê o seu dinheiro render mais durante o mês.

É sempre importante lembrar que você precisa negociar com o banco o valor da parcela tentando sempre reduzir o valor dos juros cobrados e obtendo mais benefícios. Com isso você reduz o valor das parcelas futuras e o tempo total do seu financiamento.