Regra 50-30-20: conheça esse método eficaz para dividir e organizar o salário!
O que é controle financeiro e por que eu devo ter? Saiba por onde começar agora mesmo pelo bem de seu bolso!

Criar uma rotina para manter o controle financeiro pessoal é o desejo de muitos. Mas nem todos sabem lidar bem com o seu dinheiro, tendo, assim, que abrir mão de seus próprios sonhos.
Bom, nós sabemos que planejamento financeiro não é um assunto que aprendemos desde cedo. Na escola, em nossa educação formal, ninguém fala sobre isso, embora seja necessário.
Esse também não é um tópico que está presente na cultura brasileira, algo que aprendemos com a nossa educação informal. Afinal, como nossos pais passariam esse assunto adiante sendo que eles também não aprenderam?
Qual a importância de ter controle financeiro?
Para início de conversa, ter o controle financeiro da sua própria vida não é uma questão somente financeira. Quando abordamos essa questão, não estamos falando somente sobre dinheiro e economia, mas também sobre qualidade de vida.
Quando você está com o dinheiro apertado, por exemplo, não parece que todo o resto da organização da sua vida fica bagunçado? É uma dor de cabeça que atrapalha – e muito – nossa concentração, nosso dia a dia, traz estresse, etc.
E quando o dinheiro não dá dor de cabeça, você pode se programar para atividades mais prazerosas e projetos mais ousados. Pode focar em você mesmo, na família, em momentos de lazer, diversão, e muitas outras coisas boas da vida.
Mas o que é controle financeiro pessoal?
É o hábito de organizar seu orçamento pessoal ou familiar. Simples assim. Ter controle das finanças é organizar todas as receitas e despesas em um determinado período.
Você precisa considerar tanto as contas fixas quanto as despesas gerais. Esse é um hábito importante porque se você não sabe quanto ganha e quanto gasta por mês, o descontrole financeiro tarda, mas não falhará.
Não sei se você já se deu conta, mas é o controle ou planejamento financeiro pessoal que vai te ajudar a fazer o dinheiro do salário durar até o dia 30 de cada mês.
Afinal de contas, conhecer a sua renda e gastos, fará com que você entenda onde cortar e onde melhorar para sobrar dinheiro.
Existem diversos métodos que podem auxiliar nesse processo de organização, e um deles é o 50-30-20. Muito conhecido e utilizado pelos engajados em economia, esse método pode te ajudar a melhorar e ter maior controle financeiro. Vem saber o que é!
O que é o método 50-30-20?
O método 50-30-20 é um modelo de controle financeiro que poderá te ajudar a controlar os custos mensais do seu orçamento pessoal ou familiar. Segundo as regras, você define o limite de gasto mensal em três categorias: necessidades, lazer e investimento.
Ou seja: de acordo com este método, cerca de 50% da sua receita mensal deve ser usada para pagar suas “despesas fixas e básicas”.
Já as despesas variáveis, aquelas que definem o seu “estilo de vida”, como hobbies, esportes, estudos, etc, devem ser, mais ou menos, 30% da sua renda.
Agora, os 20% da sua receita mensal deve ser reservado e destinado às “prioridades financeiras”. Dessa forma, será possível que você equilibre sua entrada e saída, economize dinheiro e entenda para onde seu dinheiro irá.
PERCENTUAL | DESTINO DO DINHEIRO |
20% da renda | Poupar para investir |
30% da renda | Gastos variáveis |
50% da renda | Gastos fixos e essenciais |
Colocando o método em prática
Você não pode economizar somente com “um dinheiro que sobrou no fim do mês”.
Economizar é um hábito. Você precisa poupar para sobrar. E, com a sobra, investir.
Desta forma, você conseguirá definir uma quantia mensal para guardar. Resumidamente, comece a viver sem aquela parte do salário, assim, você ajusta seus gastos mensais e terá um valor para gastar.
E aí, que tal colocar esse exercício em prática?