Remédios naturais para hipertensão

Segundo o Ministério da Saúde, quase 25% da população brasileira é hipertensa e com uma boa alimentação e alguns cuidados é possível controlar esse inimigo silencioso

Atualizado em junho 8, 2021 | Autor: Michelle
Remédios naturais para hipertensão

A hipertensão é uma doença de origem genética, mas que está muito mais associada ao estilo de vida do que às condições biológicas. Isso porque a alimentação, o tabagismo e a falta de atividade física contribuem para algumas debilidades físicas que vão aumentar a pressão arterial.

Outro vilão é o sal, que é muito explorado nos alimentos, principalmente nos industrializados. O sal retém líquido e o excesso de água irá comprimir as artérias que vão precisar trabalhar muito mais rápido e com mais intensidade e por isso a pressão sobe. É quase impossível se perceber uma alteração na pressão arterial, se não for por meio de um exame, a hipertensão não apresenta sintomas na sua rotina, ou quando apresenta, pode ser uma dor de cabeça ou sonolência que são facilmente confundidos com problemas menos graves. Quando a pessoa se sente mal, na maioria das vezes ela está em uma fase aguda da crise com grandes chances de óbito.

Anúncios


Os medicamentos indicados são bem complexos e precisam de uma série de exames para identificar o perfil ideal para iniciar um tratamento. Depois de um certo tempo, esse medicamento precisa ser trocado porque tão logo os efeitos já não são mais os mesmos e é necessário mudar. Por isso, o equilíbrio alimentar e o estilo de vida da pessoa vão ser determinantes para obter bons resultados num tratamento de hipertensão.

 

Remédios baratos e naturais: saiba como usar

Quanto mais natural for seu estilo de vida, mais saúde em todas as áreas você terá. Seja de maneira preventiva ou auxiliando nos tratamentos, fazer escolhas certas na alimentação só irá nos beneficiar.

Anúncios


Inclua esses alimentos nas suas refeições, prepare sucos e chás para consumir nos intervalos. Leia até o final para conhecer uma dica que pode baixar a pressão em 5 minutos e comprovadamente vai ajudar em casos urgentes.

  1. Alho – o tempero amado pela maioria das pessoas é um potente regulador da pressão arterial e será o seu poder mágico para dar sabor as receitas que vão precisar ficar longe do sal. Prepare uma água de alho: pique 2 dentes, adicione a 1 litro de água e deixe na geladeira para ir bebendo durante o dia. O sabor não irá ficar forte, mas os benefícios salvam sua vida. Você também pode usar o alho picado no preparo de chás. Evite frituras refogadas, pois a gordura e a alta temperatura não vão garantir as propriedades do alho.
  2. Beterraba – possui uma substância chamada nitrato, que é um vaso dilatador e ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo. Você pode preparar sucos, incluir na salada e usar em várias receitas que preferir. Lembre-se que quanto mais natural for o preparo do alimento, mais nutrientes ele garante.
  3. Chá de hibisco – esse chá é um diurético natural e, por isso, contribui para baixar a pressão sanguínea. Entenda como funciona e saiba como usar o chá corretamente: o inchaço provocado pela retenção de água no organismo força o trabalho do seu coração e é por isso que a maioria dos medicamentos indicados para controlar a pressão alta possui essa capacidade diurética. O chá de hibisco faz isso com muita eficácia. Então, não abuse para não comprometer outros órgãos como os rins, por exemplo. Em conjunto com a dieta balanceada, beba o chá de hibisco natural ou use o preparo do chá para fazer sucos, além de adicionar a receitas de frutas cítricas que também possuem propriedades reguladoras da pressão, além disso vão equilibrar o sabor forte do hibisco.
  4. Cebola – essa última dica é a mais valiosa, pois além de ajudar a melhorar o sabor das receitas insípidas, junto com o alho, a cebola funciona em chás naturais. Mas o mais importante é a eficácia que ela dispõe em baixar a pressão em apenas 5 minutos, seguindo esses passos: rale uma cebola inteira e coloque em uma bacia onde possa colocar os pés descalços por cima da cebola ralada. Monitore a pressão a cada 5 minutos e perceba que irá regredir 1 mm/Hg por minuto. Permaneça com os pés sobre a cebola até ter equilibrado sua pressão.