Resumo da Semana: de 4 a 11 de outubro

Escrito em outubro 11, 2020 | Autor: Michelle
Resumo da Semana: de 4 a 11 de outubro

Aos domingos, fazemos um resumo com as notícias postadas em nosso blog durante a semana. Assim, você consegue saber quais foram os principais fatos ocorridos nesse período.

Quer ficar por dentro dos principais acontecimentos da primeira semana de outubro? Leia o nosso resumo das principais notícias postadas em nosso site.

Anúncios


05/10 – Cadastro de chaves para o Pix começou na última segunda-feira

Na primeira segunda do mês de outubro teve início o cadastramento oficial das chaves do Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.

As chaves Pix terão a função de identificar os usuários no sistema, ou seja, elas funcionam como uma espécie de apelido. Cada chave é ligada a conta bancária do usuário. Dessa forma, ela será usada no lugar dos dados bancários, facilitando as operações por meio do Pix.

Anúncios


Apesar de ser possível se cadastrar no sistema do Pix, o lançamento oficial do sistema de pagamentos instantâneos será em novebrmo.

Para saber mais, clique aqui e leia a matéria completa.

06/10 – Trabalhadores que tiveram contrato suspenso podem receber 13º menor

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado pelo Governo Federal para reduzir os impactos da pandemia na economia, permite que os empregadores suspenda ou reduza a jornada de trabalho de seus empregados.

Apesar de que o programa tenha tido eficácia, o 13º salário dos trabalhadores pode ser afetado pela suspensão e redução da jornada de trabalho.

Isso pode acontecer porque o cálculo do décimo terceiro só considera os meses trabalhados por mais de 15 dias, em que o trabalhador recebeu seu salário integral.

Sendo assim, os trabalhadores afetados pelas medidas do Programa Emergencial, só terão os meses em que trabalharam por mais de quinze dias computados no cálculo do 13º.

Para saber mais, clique aqui e leia a matéria completa.

10/10 – Inflação no país cresce em 0,64% em setembro

O IBGE divulgou na última sexta-feira (9), que o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve uma alta de 0,64% no mês de setembro. O IPCA é o principal medidor da inflação no país.

Com o aumento, o IPCA acumulado está em 3,14%. Apesar da alta nos preços, índice ainda está abaixo da meta estabelecida pelo governo, que é de 4%, e segue acima do piso, que é de 2,5%.

O levantamento do IBGE registrou que os alimentos foram o setor que teve maior aumento nos preços, seguido pelo transporte.

Para saber mais sobre o aumento da inflação, leia o artigo completo clicando aqui.