Rituais para desestressar

Sua rotina e problemas do dia a dia estão roubando sua tranquilidade? Temos algumas dicas pra você relaxar

Atualizado em maio 4, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Rituais para desestressar

A vida moderna trouxe muita praticidade para as pessoas, mas o preço do progresso tem sido alto para a saúde física e mental de todos. O estresse chegou e ficou na sociedade e, por causa dele, muitos problemas físicos levam pessoas aos consultórios e laboratórios médicos na tentativa de descobrir as causas de dores de cabeça, dores musculares, pressão alta, transtornos de comportamento e muitos outros problemas que prejudicam a qualidade de vida, tanto de quem sofre com os efeitos do estresse, como de algumas pessoas próximas.

 

O primeiro passo é descobrir a origem do seu estresse

O estresse faz parte da vida de todos e não importa a idade nem classe social. Vivemos sob pressão de trabalhar, estudar, alcançar objetivos financeiros ou mesmo problemas nos relacionamentos familiares, que nos causam instabilidade emocional.

De fato, nos preocupamos em demasia, muitas vezes com questões que não dependem de nós ou já lutamos o quanto foi possível, e nada deu certo. A frustação vem, e muitas vezes acompanhadas de irritação.  Mesmo sendo inevitável, é preciso controlar nossas emoções, pois o estresse crônico causa muitos prejuízos a saúde.

Avalie se o motivo que está lhe causando irritabilidade, tristeza e preocupação, se são coisas que podem ser solucionadas ou se são fatores externos como medo do desemprego, problemas familiares ou financeiros. Depois que estiver consciente do que tem lhe causado tanto estresse, trace um objetivo de relaxar e cuidar do mais importante que é você mesmo.

Para te ajudar a manter o equilíbrio e paz de espírito, mesmo em meio ao caos, separamos algumas dicas de rituais que vão te tranquilizar.

 

Queimar Palo Santo

O Palo Santo é uma árvore que cresce no Peru, Equador e Bolívia. No Brasil, ela é encontrada no Mato Grosso e você pode comprar os pedaços do Palo Santo em lojas de produtos naturais. Trata-se de uma madeira que, ao ser queimada, sua fumaça exala um cheiro agradável e relaxante como se fosse um incenso. Essa fumaça possui efeitos curativos para aliviar dores de cabeça, dores de estômago e principalmente aliviar o estresse. É muito utilizada para limpar o ambiente de energias negativas e harmonizar o local, conectando as pessoas com amor humano. Traz muitos benefícios a saúde e reduz os efeitos da ansiedade e da depressão, além de contribui para aumentar a imunidade.

 

Faça exercícios de respiração

Outro método comprovadamente eficaz para acalmar e acabar com o estresse é o de exercícios de respiração. Existem vários tipos de relaxamento por meio da respiração, mas vamos começar com esses três:

Método Flor e vela

Sente-se de maneira confortável, imagine que está cheirando uma flor e inspire profundamente. Depois, finja que está assoprando uma vela. Repita esse processo até perceber que já esqueceu o que te causou o estresse e seu foco está somente na respiração.

Método 4-4-4

Ache uma posição confortável, pode ser deitado ou sentado. Inspire contando até 4, segure contando até 4, depois solte o ar contando até 4. Repita esse processo até se sentir mais calmo.

Método 298

Se posicione de maneira confortável, num lugar silencioso. Feche os olhos e conte de trás pra frente enquanto respira: conte 298 e inspire, conte 297 e expire. Não se preocupe se vai contar certo, o importante aqui é a concentração nos números decrescentes, junto com a respiração. Logo você ficará relaxado e irá esquecer o estresse.

 

Pratique Mindfullness

Essa é uma das principais maneiras de ajudar a combater o estresse. Praticando sempre, você será capaz de se manter calmo e tranquilo mesmo em situações adversas. No mindfullness você deve parar, respirar fundo e apenas ouvir e perceber o ambiente que o rodeia, os sons, as cores, e assim desfocar no que está afligindo dentro de você, percebendo com paz o meio a sua volta. Na internet também é possível encontrar meditações guiadas de mindfulness, assim você aprende como praticar.

 

Pratique atividade físicas

Mesmo que sua rotina seja desafiadora, procure fazer alguma coisa que permita seu corpo se exercitar. A atividade física vai te causar somente benefícios, é muito prazerosa quando encontramos uma que nos agrada e desvia completamente o foco dos causadores de estresse e irritação.

Viva com a tranquilidade e não se detenha nas coisas que lhe deixam irritado ou triste. As melhores coisas da vida só conseguimos apreciar quando estamos calmos.

 

.botao-box2 span{ animation: none !important; }