Foi-se o tempo em que a relação de trabalho era uma simples troca da mão de obra pelo salário. Nas últimas décadas o trabalho passou a ter um papel muito maior na vida das pessoas. Afinal é onde se passa a maior parte do dia.

 

Como a questão de saúde mental e bem estar impacta na vida dos funcionários

De acordo com a OMS a saúde mental no trabalho está relacionada a percepção do indivíduo sobre as suas habilidades e sua capacidade para enfrentar as tensões e desafios da vida, de forma a trabalhar e ser produtivo.

Ou seja, é um ciclo, onde a pessoa acredita que é capaz de executar suas atividades, tem espaço para realizar seu trabalho, percebe o resultado positivo das suas ações, e é reconhecida por isso.

Quando esse ciclo não funciona, podem começar a surgir problemas, como insegurança, falta de motivação, sentimento de desvalorização, entre outros, que afetam a saúde mental da pessoa, e consequentemente a sua produtividade.

 

Como a saúde mental e o bem estar impactam nas empresas?

Nos últimos anos questões como depressão e ansiedade vem se tornando cada vez mais comuns entre as pessoas. Seja por questões no trabalho, ou ainda por questões pessoais, a saúde mental de um indivíduo tem um forte impacto no seu trabalho.

É difícil separar trabalho e vida pessoal. Quando uma pessoa não está bem, ou vem enfrentando algum problema, isso acaba impactando no seu trabalho e na sua produtividade.

Funcionários com quadros de depressão, tendem a faltar mais ao trabalho, e muitas vezes até mesmo acabam sofrendo afastamentos ou se desligando da empresa. Além disso, o convívio entre os funcionários pode ser afetado, criando um ambiente de tensão para todos.

Para as empresas, tudo isso representa perda de produtividade, afastamentos e custos extras com saúde dos colaboradores.

O contrário também tem efeito direto para as empresas. A melhora da saúde mental e bem estar dos colaboradores garante pessoas mais produtivas, criativas e realizadas no trabalho.

Anúncios


 

O que as empresas tem feito para garantir a saúde e bem estar de seus colaboradores?

Cada vez mais empresas vêm adotando ações focadas em garantir a saúde mental e o bem, estar de seus colaboradores.

Algumas empresas desenvolvem planos estruturados de benefícios, com o objetivo de valorizar o colaborador e trazer vantagens para quem trabalha na empresa. Mas acima de tudo, é fundamental que a empresa promova um ambiente agradável, amigável, e de ajuda mútua.

A cultura da empresa é determinante para o ambiente de trabalho. Metas agressivas e competitividade entre funcionários são alguns exemplos que podem tornar o ambiente mais tenso e comprometer a saúde mental das pessoas. É claro que toda empresa precisa ter resultados e buscar colaboradores produtivos, no entanto é fundamental observar como isso é cobrado das pessoas, e entender os impactos que traz para o ambiente.

As empresas podem buscar seus resultados e o crescimento do negócio, associadas a um ambiente que traga segurança e confiança para seus colaboradores. Em ambientes abertos a escutar, as pessoas tendem a opinar mais e trazer sugestões.

É importante manter um canal aberto para que as pessoas possam expor seus problemas, e junto com a empresa encontrar um caminho. O bem estar é algo muito pessoal, e por isso precisa ser tratado de forma individual. Nem sempre o que funciona para uma pessoa, funciona para os outros. Por isso as empresas devem buscar ações e soluções levando em conta essas particularidades.

Algumas ações que podem fazer a diferença na vida das pessoas, incluem desde o incentivo a atividades físicas e prática de esportes, convênios com clubes e serviços de saúde e bem estar, flexibilidade de horário de trabalho, creche na empresa com flexibilidade para as mães que ainda amamentam e podem estar próximas de seus filhos, licença maternidade estendida, entre tantos outros.

Além disso, saber o que é preciso fazer para atingir seus objetivos também é fundamental. Planos estruturados de carreira dão clareza em relação às oportunidades de desenvolvimento da pessoa dentro da empresa.

 

Responsabilidade de todos

Quando se fala em saúde mental e bem estar, não se pode pensar apenas como uma responsabilidade da área de RH. Ações e benefícios podem ser pensados por uma determinada área, porém o ambiente de trabalho é uma responsabilidade de todas as áreas e está totalmente ligada à forma como os gestores conduzem suas equipes e mantém o clima entre as pessoas.