Como saber se a solicitação do cartão de crédito foi aceita?

Entenda os procedimentos e saiba o que esperar sobre a aprovação de sua solicitação

Atualizado em setembro 28, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Como saber se a solicitação do cartão de crédito foi aceita?

Muitas pessoas ficam sem entender muito bem o que acontece quando se pede um cartão de crédito e não têm uma resposta imediata do banco a respeito de sua solicitação. Isso pode acontecer por vários motivos, mas o principal deles é que a liberação de um cartão de crédito depende de uma série de protocolos. Veja o que pode estar atrasando a liberação de seu cartão:

Conferência dos dados

Quando você pede um cartão de crédito, você faz um cadastro com seus principais dados. Este cadastro preenchido então é enviado a um setor responsável pela conferência dos dados.

Uma vez que seus dados são conferidos, não havendo divergências de documentos e outras informações, o seu cadastro então é submetido a uma análise prévia.

Análise Prévia

É esta análise que irá determinar se é interessante para o banco ou emissor de cartão de crédito iniciar um relacionamento de concessão de crédito com você.

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Nesta análise vai ser considerada, por exemplo, os seus ganhos comprovados e até mesmo o quanto você já utiliza de seu salário para pagamentos de valores mensais, como financiamentos, pensões e planos de saúde com desconto em folha. Enfim, essa análise prévia determina qual é o seu ganho líquido e assim o quanto de crédito o seu ganho pode garantir.

Análise de risco

Outra situação protocolar que pode atrasar a liberação de seu cartão de crédito é a análise de risco. Essa análise consiste em ver como é o seu comportamento perante o mercado financeiro e o cumprimento de seus compromissos de crédito.

Pesquisas em órgãos de proteção de crédito são aqui realizadas, sendo as mais comuns:

  • Serasa – Serviços de Assessoria S.A.
  • SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito
  • CADIN – Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público
  • CCF – Cadastro de Cheques Sem Fundos
  • Protestos em Cartório de Notas

Aprovação de crédito

Não basta que você tenha liquidez de ganhos e não esteja negativado para conseguir uma boa aprovação de crédito. O mercado financeiro leva em conta se você já utilizou empréstimos, parcelamentos e crediários e como foi o seu comportamento perante estes crédito concedidos. É aí que entra o famoso Score.

Se você, apesar de ter o nome limpo e uma boa liquidez de ganhos mensais, simplesmente nunca realizou nenhuma operação de crédito, não comprava a prazo ou realizou qualquer financiamento, o mercado financeiro te tem como um ilustre desconhecido.

A pontuação positiva de crédito representada no Score indica que o consumidor é devidamente conhecido no mercado em suas operações de crédito e o compromisso com os pagamentos destas linhas a ele concedidas é que vão determinar se ele é um “bom pagador de empréstimos”.

Prazos para comunicação

Entenda que ninguém é obrigado a contratar com ninguém. Assim, em verdade, os emissores de cartão de crédito não têm um prazo específico para lhe comunicar sobre a aprovação de seu pedido de cartão de crédito.

Mas podemos dizer que, pela média praticada no mercado financeiro, este prazo costuma ser de 1 a 30 dias.

Caso passe mais um mês, ou mesmo que você tenha necessidade de ter essa informação mais rapidamente, a consulta dos protocolos de aprovação pelo próprio consumidor podem adiantar a resposta que viria por única iniciativa dos emissores de cartão de crédito.

Normalmente, ao realizar seu cadastro para pedir o cartão de crédito, o emissor já lhe fornece números de protocolo, telefones de contato 0800 ou mesmo caminhos de conferência de status de seu pedido através de internet banking ou aplicativo.

Lembre-se que cada cartão de crédito tem seus próprios protocolos de aprovação, sendo alguns mais rápidos em suas respostas e outros mais lentos. Isso não quer dizer que eles seja melhores ou piores. Existem emissores de cartão de crédito que realizam as análises de forma mais aprofundada, mas que uma vez terminada essa fase, lhe garantem uma linha de crédito maior ou um aumento dela em menos tempo.

Busque os canais de atendimento e fique sabendo mais cedo se o seu cartão foi aprovado.