Uma relação de amor e ódio com sua operadora de telefonia
Pesquisa de satisfação de clientes, referente a 2020, revelou quais as melhores operadoras

Todo mundo vive um caso de amor é ódio com sua operadora de telefonia.
Se é um relacionamento recente, assim como na vida fora das telinhas, certamente é um caso de amor, pois a operadora de telefonia anterior te magoou bastante, a ponto de te fazer trocar de uma para outra.
É sinal de telefone que oscila, pacote de dados que terminam antes do tempo, serviços que são cobrados sem ser solicitados…
A lista de reclamações dos brasileiros em relação as operadoras de telefonia é extensa.
Mas, nem tudo é o fim do mundo.
A Anatel (agência reguladora do setor) divulgou uma pesquisa sobre a satisfação dos consumidores e temos vencedores.
Saiba quais são as operadoras de telefonia mais bem avaliadas.
A pesquisa mostrou quem é a queridinha em telefonia móvel, fixo, banda larga e TV por assinatura. Confira neste post:
Saiba que o serviço está melhorando
O resultado da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida referente a 2020, divulgado pela Anatel em março mostra que o brasileiro anda mais satisfeito com os serviços.
O levantamento ouviu 36,3 mil consumidores e indica níveis de satisfação com as operadoras de telefonia, apesar de a nota média não ter chegado a 8.
Mas apenas com as móveis e fixas, a satisfação exclui os serviços de banda larga e TV por assinatura, onde a nota média não chegou a 7.
O resultado desta pesquisa considera as notas que os consumidores aferem para vários quesitos. Dente estes, a qualidade do serviço prestado é o que está em jogo.
Qual é a operadora mais bem avaliada
Quando o assunto é a telefonia móvel, a operadora mais bem avaliada nesta pesquisa é a Claro com nota 7,75, deixando a Vivo com 7,62.
A Claro repete o resultado de 2019 e é a melhor do país no pós-pago. Campeã em uma categoria e vice em outra.
Já a Algar foi avaliada como o melhor serviço pré-pago móvel com nota 7,79. A vice liderança neste quesito também ficou com a Claro (nota 7,66).
A operadora Oi foi a pior. É a lanterninha no pré e no pós, onde sua nota ficou em 6,87 apenas.
A ex-Brasil Telecom ficou com a última posição nestes dois serviços.
Banda larga, fixa e TV por assinatura e a cabo
O serviço de banda larga anda pior, em relação ao levantamento de 2019: a nota geral de 6,63 caiu para 6,51. Já a TV por assinatura manteve nota média de 7,17.
Para a telefonia fixa e internet de banda larga, a operadora de SC, Unifique, é a líder do ranking.
A catarinense tem notas de 8,56 e 7,76, respectivamente. A pior do Brasil em telefonia fixa também é a Oi com 7,11.
Na categoria de TV por assinatura, a melhor nota ficou com a Claro, 7,70 no serviço via satélite.
Quando o assunto é TV a cabo, a pior também é a Claro (Claro-NET) com 6,92.
Confira as notas de cada operadora
As notas divulgadas pela Anatel são a média geral da somatória de todas as notas dadas pelos consumidores pesquisados.
Confira o desempenho de cada operadora:
Plano Pós-Pago
Operadora e as respectivas notas
1º Claro: 7,75
2º Vivo: 7,62
3º Algar e Tim: 7,50
4º Nextel: 7,11
5º Oi: 6,87
Média geral: 7,59
Plano Pré-Pago deu Algar
1º Algar: 7,79
2º Claro: 7,66
3º Nextel: 7,60
4º Sercomtel: 7,43
5º Tim: 7,42
6º Vivo: 7,34
7º Oi: 7,29
Média geral pré: 7,45
Confira as notas para telefonia fixa
1º Unifique: 8,56
2º Sercomtel: 7,82
3º Algar: 7,78
4º Tim: 7,65
5º Vivo: 7,48
6º Claro/Net: 7,47
7º Oi: 7,10
Média geral: 7,36