Quanto tempo depois de pagar a fatura o limite do meu cartão é liberado?
Entenda como isso acontece e tenha planejada a devolução do seu crédito
Uma pergunta recorrente a quem necessita de seus créditos do cartão liberados é a de quando o seu limite será restituído após o pagamento da fatura. Essa situação é mais indagada por consumidores que concentram seus gastos em um único cartão e já trabalham no limite do crédito alcançado. Muitas vezes não é uma questão de descontrole financeiro, mas sim de adaptações ao mercado de trabalho.
Podemos tomar como exemplo um representante comercial que necessita realizar viagens e fazer compras para uma empresa e os custos de sua operatividade serão repassados ao seu empregador. Contudo, o ressarcimento destes valores pode demorar e o representante comercial continua tendo que realizar as viagens, custeando-as as suas próprias expensas. Com o uso do cartão de crédito para tais gastos, o representante comercial tem o prazo de sua fatura para buscar o ressarcimento dos gastos com a empresa, mas até lá, seu crédito está comprometido de forma que, em algumas ocasiões, o custeio das viagens vai depender exclusivamente da devolução desse crédito após o pagamento da fatura.
Crédito, uso e fatura
O exemplo citado não é um caso à parte, mas sim uma das ocasiões em que o usuário de cartão de crédito necessita da devolução de seu crédito para continuar as suas operações comerciais ou mesmo o pagamento de gastos que não condizem com a data da sua entrada de ganhos.
Funciona assim: o cartão lhe fornece um limite mensal de crédito e este limite vai diminuindo à medida que você utiliza este crédito. A disponibilidade deste crédito pode ser comprometida com o uso do cartão em pagamentos à vista ou parcelados. No caso do pagamento à vista, este será cobrado em sua integralidade em uma única fatura, liberando o mesmo valor de crédito para ser usado de novo, quando paga a totalidade da fatura em que ele estava inserido. Já no caso de compras parceladas, o limite vai sendo restituindo parceladamente também na medida em que estas vão sendo quitadas.
Mas e depois que eu pagar, quanto tempo leva para liberar novamente o meu limite?
Podemos ter por base que após o pagamento da sua fatura, o valor ali pago lhe será restituído em crédito para uso no seu cartão em até 3 dias úteis. Esse é o tempo que normalmente a maioria dos bancos, fintechs e operadoras de cartão de crédito levam para realizar a compensação das faturas e a devolução dos limites de crédito. Mas atenção, assim como domingos e feriados, os sábados não são considerados dias úteis para os expedientes bancários, afetando assim essa contabilização de dias também no seu cartão.
Já faz mais de três dias úteis que paguei a fatura e meu limite não foi restituído. Por que?
Isso não é comum, então fique atento. Algumas coisas podem ter acontecido com a sua fatura, com o seu cartão, ou ainda com o seu limite.
Por alguma mudança no seu score ou no seu relacionamento com o banco emissor do cartão, o seu limite de crédito pode ser diminuído. Assim o que estaria acontecendo não é a falta da devolução do crédito pago em fatura, mas um ajuste na totalidade dos seus limites de crédito no cartão.
Outra possibilidade é que possa ter acontecido algum erro no pagamento da fatura, comprometendo a devolução do crédito.
Ainda existe a alternativa de seu cartão de crédito ter sido clonado, hackeado ou usado de forma anormal e assim sofrer um bloqueio.
De toda sorte, entre em contato com os canais de atendimento de seu cartão de crédito (0800, chats, aplicativos e internet banking) e eles devem lhe fornecer a informação do que está acontecendo com o seu limite de cartão de crédito.