Terapia o que é e por que você deveria fazer

Se as coisas não andam bem, que tal uma terapia? Veja o que é e por que você deveria fazer

Atualizado em dezembro 28, 2022 | Autor: Michelle
Terapia o que é e por que você deveria fazer

Você sabe o que é terapia? Veja este post e entenda porque você deveria fazer terapia. Ou não!
Antigamente os cuidados com a mente não eram tão levados a sério como nos dias de hoje e quem buscava por ajuda psicológica era, muitas vezes, taxado – erradamente – de “maluco”.
Em um mundo acelerado, onde as informações correm de forma desenfreada, a tarefa de equilibrar todas as questões externas e as internas é bastante complicada, não acha?
Não é à toa que o número de casos de transtornos, ansiedade e depressão subiram nos últimos tempos.
Existem os profissionais adequados para cuidar da sua saúde mental e acredite, todo mundo deveria procurá-los.
Há muitas dúvidas que rondam este assunto e é pra você entender o que é terapia que preparamos este artigo. Vem com a gente

Entenda o que é terapia

Terapia é o nome popular da psicoterapia.
A psicoterapia tem como objetivo tratar questões emocionais e seus desafios psicológicos como, por exemplo, a ansiedade e a depressão.
A terapia busca diminuir o sofrimento de uma pessoa ao proporcionar uma relação saudável consigo mesma através do autoconhecimento e análise das situações vivenciadas.
Ela pode ser acompanhada por profissionais como psicólogos, psiquiatras ou agentes sociais.
No exercício da terapia pode-se abordar inúmeras questões, algumas delas são os pensamentos do paciente, seus sentimentos, suas relações com as pessoas e até mesmo suas escolhas.
Além disso, a terapia possibilita olhar de forma diferente para as situações da vida, seja no âmbito pessoal com a família, namoro, casamento… ou questões profissionais como trabalho, carreira, produtividade.
A terapia busca melhorar os aspectos emocionais de diferentes situações e não é necessário possuir algum transtorno mental para melhorar estas questões, ok?!

Anúncios


Veja para que serve a terapia

As barreiras psicológicas podem ser abordadas de acordo com o que melhor fizer sentido ao paciente.
A psicanálise, cognitivo-comportamental, junguiana, Gestalt, análise do comportamento e psicodrama são algumas das abordagens mais conhecidas.
Pode ocorrer de uma pessoa não se sentir confortável com alguma abordagem, isso não é um problema.
A terapia serve justamente para te ajudar a entender o seu próprio jeito de ser e os profissionais costumam acompanhar as diversidades de personalidades para aplicar o tratamento adequado.
Existe ainda os casos em que as desordens emocionais ou psiquiátricas acabam afetando o funcionamento físico do corpo, como é o caso da gastrite nervosa ou prisão de ventre. Estas são doenças psicossomáticas que também podem ser tratadas com a psicoterapia.
A terapia serve para tratar, de maneira correta, os traumas de uma pessoa, sejam eles:
Ansiedade;
Depressão;
Luto;
Estresse;
Baixa autoestima;
Relacionamentos;
Medos;
Angústia;
Desespero;
Dependência;
Entre outros.

Saiba como funciona a terapia

A terapia funciona por meio de encontros constantes, que podem acontecer semanalmente, quinzenalmente ou de acordo com o que for acordado entre paciente e profissional.
A frequência pode ser dada tanto a médio como a longo prazo.
Na verdade, cada pessoa pode desempenhar de uma forma, portanto não há uma regra fixa para agendar este compromisso.
O paciente utiliza do tempo da sessão para verbalizar suas frustrações, traumas e desagrados.
Este momento é importante para trazer o que o incomoda, das questões mais simples às mais complexas possíveis.
Ah, e nessa hora é permitido falar de tudo, seja acontecimentos do dia, da semana, do ano anterior ou até mesmo de eventos que aconteceram na infância.
O profissional auxiliará seu paciente fazendo algumas provocações de pensamentos, com perguntas precisas e análises comportamentais.
Neste momento ele também irá avaliar seu comportamento e personalidade. Importante ressaltar que a função do psicólogo nunca será a de oferecer conselhos.
Acaba sendo natural levar para a terapia as questões mais dolorosas, mas não chega a ser uma obrigação, inclusive é possível realizar sessões de autoconhecimento com temas leves e agradáveis ao paciente.
Com as novas tecnologias é possível inclusive fazer a terapia online, de forma 100% virtual, pela sessão em vídeo chamada.
Na terapia não há prazos fixos. O tratamento pode parar por um tempo ou se encerrar em qualquer momento.
É recomendado que seja feito com a orientação do profissional, mas o paciente ainda assim possui liberdade de decisão.

Veja qual é a diferença entre terapia e psicoterapia

A palavra terapia é comumente utilizada para se referir a psicoterapia, ou seja, ambas possuem o significado de tratamento psicológico.
Acontece que a palavra terapia também tem o significado de tratamento de doenças físicas, lesões e condições da mente.
Ou seja, a palavra em si está relacionada ao método que se utiliza em busca da cura. Tanto que existem as terapias alternativas, quânticas, tântricas ou holísticas.
Dito isso, entende-se que não há diferença entre a terapia e a psicoterapia. A palavra terapia referente a outro sentido será mencionada junto de um adjetivo complementar.

Saiba: quando devo procurar uma ajuda profissional através da terapia

Hoje, agora! Não é preciso identificar um megaproblema, passar por uma situação péssima ou sofrer uma grande perda para começar a cuidar da sua saúde mental.
Considerando que todo mundo está sempre passando por alguma coisa, a terapia é aconselhada como um cuidado comum, ideal pra qualquer pessoa. Sim, qualquer pessoa!
É importante fazer o acompanhamento frequente para agir com inteligência emocional nas questões do dia a dia. Se você se sente mal com sensações frequentes de tristeza, medo, ansiedade, angústia ou desânimo: se cuide e marque sua consulta o quanto antes!

Veja quais são seus benefícios

A terapia é um processo que faz muito bem e, por conta disso, oferece diversos benefícios, listamos pra você os principais:
Proporciona autoconhecimento;
Fortalece os relacionamentos;
Promove autonomia, autoconfiança e autoestima;
Melhora os desempenhos profissionais;
Trata os transtornos mentais;
Ajuda a superar as situações traumáticas;
Auxilia na percepção de propósito de vida;
Desenvolver a inteligência emocional;
Provoca o crescimento pessoal;
Quebra da sensação de medos e rejeições;
Ratifica as qualidades e pontos positivos que o paciente possui;
Provocação de frequentes bons hábitos;
Derruba vícios e comportamentos sabotadores.