Se você já cansou de maratonar séries ou iniciar dietas e exercícios físicos nestes tempos em que é preciso evitar aglomerações, temos uma dica para você.

Que tal visitar o top 8 de museus a partir de sua casa? Você pode começar hoje mesmo, sem sair de casa e sem gastar um tostão.

Com as portas fechadas, a maioria dos grandes museus do país oferece visita virtual. Neste post, trouxemos o top 8 dos museus brasileiros e mais duas dicas bônus de museus internacionais.

Do Museu do Amanhã do Rio ao Masp de São Paulo, sem contar o Oscar Niemeyer no Paraná e o Museu do Esporte, a lista vale a pena. Vamos lá?

Ah, antes que se esqueça, além de fazer a visita pelo próprio link do museu (citado neste post) você também pode acessar pelo Google Arts & Culture e aproveitar para conhecer outros museus.

 

1 – Conheça a Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca é apenas um dos museus virtuais do nosso país, que você pode fazer uma visita online gratuita.

Você não precisa sair da sua cidade e viajar até São Paulo para conhecer, basta visitar a partir do seu mouse.

Tendo seu nome originado do latim “Pinacotheca”, este museu tem vasto acervo de arte contemporânea, com ênfase na produção de artistas brasileiros do século 19, trazendo áudios que trazem reflexões sobre as obras.

É uma pena que, pela visita virtual, você não vai pisar o chão deste prédio construído em 1.986 para abrigar o Liceu de Artes de São Paulo.

Anúncios


O prédio foi construído no Jardim da Luz e apenas em 1905 passou a abrigar a Pinacoteca.

Para visitá-la, acesse:

http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/

 

2 – Museu do Amanhã, algo que você nunca viu

Nossa segunda dica é o Museu do Amanhã, que fica no Rio.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar dele, o que é difícil, pelo próprio nome você já deve estar fazendo ideia do que se trata.

O museu tem muita interatividade, e, por meio de ciências aplicadas, leva o visitante a refletir sobre o compromisso com o amanhã, seja pela questão social, ambiental e outras, sobre como podemos moldar nosso amanhã para os próximos 50 anos.

O prédio, futurista, foi construído em 2015 na Praça Mauá, Centro do Rio.

Para conhecer um pouquinho mais deste lugar fora de série, basta acessar o site:

http://museudoamanha.org.br/pt-br/content/tour-virtual

 

3 – O Masp não poderia faltar nesta lista

O Masp é um dos museus mais populares do país e um dos mais emblemáticos, ponto turístico e cultural do Brasil, instalado em plena Av. Paulista desde 1.947.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, leva o nome do seu patrono e fundador, justamente por ser um museu privado, mas sem fins lucrativos.

Foi o primeiro museu moderno do país, criado a partir de obras de arte pertencentes a Chatô, que detinha o império da comunicação no Brasil.

Trata-se do mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. São mais de 11 mil obras, de pinturas a esculturas, além de vídeos e vestuário da moda, conforme o próprio site do museu explica em detalhes.

A vantagem desta visita online é que você vai poder conhecer as obras pela imagem e explorá-las pelo “zoom”, contando com textos que explicam tudo.

http://artsandculture.google.com/partner/masp

 

4 – Museu Oscar Niemeyer, o maior da América Latina

São cerca de 7 mil obras no MON, o apelido carinhoso ao Museu Oscar Niemeyer, que fica  em Curitiba.

Mas não são as obras o que mais chamam a atenção deste museu e nem seu tamanho, que lhe concede o reconhecimento de ser o maior museu de arte da América Latina.

Ele tem sua estrutura criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, responsável por diversos públicos de Brasília, onde sua marca sempre foram os vidros, os vãos livres e as curvas, que é o que você vai notar neste museu de Curitiba.

Tudo isso, aliado a muitas cores, faz dele referência nos campos das artes visuais, na arquitetura e no design.

Com o museu fechado, contente-se em visitá-lo virtualmente e pode ter certeza que ele será o destino de uma de suas próximas viagens a lazer.

Quer ver uma pequena amostra do que é o MON?

http://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D

 

Mais quatro museus para você conhecer do sofá de casa

Nosso post está ficando longo, então, para não ficar cansativo, vamos cumprir o que prometemos, trazendo a dica de mais quatro museus, porém, de forma mais resumida.

 

5 – Museu do futebol – Sim, temos um museu para a paixão do brasileiro. E ele fica em São Paulo. As exposições virtuais do Museu do Futebol trazem tudo sobre o assunto.

Se você ficou curioso e quiser conferir, você está a um clique:

http://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol

 

6 – MIS – É claro que o Museu da Imagem e do Som não poderia ficar de fora.

Com uma visita aí do sofá, você pode conferir a trajetória da produção cinematográfica de São Paulo nos anos 70 e 80, os fotógrafos lambe-lambe, entre outros.

Acesse pelo link http://www.mis-sp.org.br/exposicoes/list/virtual

 

7 – Museu em Recife – Fundado pelo Instituto Ricardo Brennand, o museu se destaca pelo acervo medieval, pinturas, esculturas e documentos históricos.

Instalado no Castelo São João, inclui uma pinacoteca, capela e galeria. Pelo Trip Advisor, já chegou a ser votado como um dos melhores do país.

https://www.institutoricardobrennand.org.br/

 

8 – Museu Nacional do Rio de Janeiro – Finalizando nossa lista, um caso diferente do que citamos até agora.

Nas dicas de visitação virtual acima, na maioria deles você teve vontade de visitar pessoalmente, a fim de sentir a energia do local e o poder pisar o chão destes prédios singulares. Mas neste caso é diferente.

A visitação virtual é a única possível devido ao incêndio que consumiu o Museu Nacional em 2018.

As imagens do tour virtual são de 2016, dois anos antes do sinistro que devastou parte da cultura brasileira. Acesse o Google Arts & Culture e participe deste tour guiado.

 

Que tal mais duas dicas bônus de museu pelo mundo?

Como a pandemia não tem prazo para terminar e já que você chegou até aqui, vamos deixar o desafio para você agendar a visita virtual de mais dois museus. Ambos na Europa!

 

9 – Museus Vaticanos: os museus na Cidade do Papa apresentam muitas pinturas, esculturas e obras de arte em geral, colecionadas pelas autoridades da Igreja.

Como são várias rotas e galerias de arte, são vários links para você visitar, inclusive com fotos 360º. Então, o melhor a fazer é acessar o site https://www.museivaticani.va

10 – Museu do Louvre – Então, chegamos ao final desta listinha e o maior museu do mundo não iria faltar. O Museu do Louvre tem visitação virtual para ir quebrando um galho, afinal, isso não substitui uma ida a este monumento histórico e enigmático em Paris, França.

Então, como viajar não está nos planos de muita gente, vamos nos contentar com esta visita virtual: https://www.louvre.fr