Muita gente tem utilizado suas habilidades e aproveitado os seus hobbies para fazer aquilo que gosta e ganhar um dinheiro a mais. Seja com artesanato, marcenaria, ou até mesmo trabalhando com produtos especializados em uma determinada área, suas habilidades podem render um bom dinheiro.

Desde o início da pandemia muitas pessoas começaram a buscar outras fontes de renda, seja porque ficaram desempregadas, ou para complementar a renda mensal familiar que ficou comprometida.

Conheça algumas profissões que podem render um bom dinheiro e saiba como começar um novo negócio usando seus talentos.

Artesanato para todo gosto

Esse é o caminho escolhido por muitas pessoas para colocar em prática alguma habilidade que já possuem, e criar um produto que pode ser muito atrativo para vender.

Seja utilizando corte e costura, design de joias, bordado, pintura, tricô, cerâmica, entre tantos outros conhecimentos, o artesanato abre muitas portas e tem uma ampla gama de técnicas e produtos que podem ser comercializados.

Historicamente essa é uma das principais formas de arte desde os tempos mais remotos. E saiba que o artesanato está super em alta. Cada vez mais o trabalho manual e personalizado tem sido valorizado. Seja para ter uma peça única na sua casa ou para presentear, a produção artesanal tem um valor especial.

Uma das vantagens do artesanato é que em geral, o transporte é simples, caso o produto não seja extremamente frágil. Com isso você pode desenvolver seus produtos, divulgar na internet e vender para todo o Brasil utilizando as redes sociais e até mesmo sites como Elo7 e Mercado Livre, que dão grande visibilidade para seus produtos.

Outra grande vantagem do artesanato é que em geral o investimento inicial é baixo. Muitas vezes você só precisa da matéria-prima. Em outros casos talvez seja necessário algum investimento em maquinário, como máquina de costura ou forno de cerâmica, por exemplo.

Marcenaria é a bola da vez

Outra arte extremamente conhecida e que está super em alta é a marcenaria.

Móveis feitos com paletes e madeira de demolição ganharam valor e se tornaram objetos de desejo até nos maiores projetos de decoração de interiores. Retrabalhar madeiras que estavam abandonadas é algo admirável, visto que cada pedaço carrega uma história.

Além do reaproveitamento de madeiras, o MDF também é um grande aliado que possibilita a construção de diversos tipos de móveis e objetos de decoração, com um custo baixo e facilidade de manuseio.

Anúncios


A marcenaria é uma arte que demanda aprendizado e conhecimento. Existem diversos cursos na internet e até mesmo escolas específicas para quem deseja aprender esse ofício tão valioso.

De modo geral o investimento inicial na marcenaria pode ser um pouco maior visto que é necessário adquirir ferramentas e maquinário que possibilitem produzir as peças.

Se o seu hobby é mexer com madeira, também é necessário definir qual será o seu portifólio e que tipo de produto você irá produzir.

O caminho das vendas pode ser tanto na internet como em lojas de decoração e até mesmo em feiras locais. Mas saiba que existe muito mercado para móveis e produtos em madeira personalizados.

Aquela loja especializada que tem de tudo

Pode parecer loucura, mas as vezes a gente vê cada coisa a venda que até dúvida. Mas acredite, o que pra alguns pode não ter valor, pra outros pode ser objeto de desejo.

Hoje, com a internet e com todas as possibilidades de venda através das redes sociais e de sites especializados em marketplace, ficou mais fácil encontrar todo tipo de produto. Sejam discos de vinil, aquela cerâmica tradicional, roupas de odalisca, brinquedos e jogos antigos, ou produtos kosher, a internet tem de tudo.

Então se você gosta ou conhece bem um determinado produto, essa pode ser uma opção para você ganhar um dinheiro a mais.

Imagine garimpar os produtos mais especiais que você adora e poder comercializá-los para quem divide a mesma paixão ou necessidade.

Além disso com a internet você pode vender para todo o Brasil e se conectar com outras pessoas que têm o mesmo hobby que você.

Nesse caso o investimento inicial pode ser considerável, visto que dependendo do produto você terá que fazer primeiro um estoque antes de iniciar as vendas. Nesse caso, avalie a possibilidade de negociar com os fornecedores um prazo de pagamento ou até mesmo uma compra condicionada à venda, assim você não perde dinheiro e precisa de um capital inicial menor para começar o seu negócio.

O que eu preciso para começar a transformar o meu hobby em um negócio

Lembre-se você pode usar o seu hobby para ganhar uma renda extra ou pode realmente estar pensando em abrir um negócio.

No primeiro caso, comece a produzir e divulgar pela internet seus produtos. As redes sociais são hoje um excelente caminho para muita gente conhecer a sua arte.

Caso o seu objetivo seja abrir um negócio mais formal, você precisa pesquisar melhor o mercado antes de dar esse passo. Lembre-se que o SEBRAE pode te ajudar com mais informações a respeito de como empreender.

Então que tal aproveitar suas habilidades e colocar as mãos à obra. Você pode se surpreender com a quantidade de pessoas interessadas naquilo que você ama fazer.