Você sabia que pode receber de volta parte dos seus gastos no cartão de crédito? Esse benefício tem sido cada vez mais oferecido por diversos bancos e instituições financeiras, com o intuito de atrair cada vez mais clientes.

Entenda as diversas formas de cashback oferecidas e veja como aproveitar ao máximo esse benefício.

O que é cashback?

Cashback é uma palavra de origem do inglês que significa ao pé da letra “dinheiro de volta”. Ou seja, é um valor que você recebe de volta quando realiza uma compra utilizando o seu cartão de crédito.

Hoje é cada vez mais comum que os cartões de crédito ofereçam esse benefício para os seus clientes. Ao contrário dos programas de recompensas, onde é preciso acumular pontos para trocar por produtos, e acabam muitas vezes tendo regras muito específicas, a principal vantagem do cashback é que em geral, se trata de um valor que volta direto para o cliente.

Como funciona o cashback?

O cashback é uma parte dos gastos realizados no cartão de crédito que retorna para o usuário do cartão.

O percentual oferecido varia, assim como a forma de retorno do valor. Ou seja, cada cartão tem as suas condições e percentuais de cashback. Além disso é comum cartões oferecem promoções e valores extra de cashback em lojas parceiras.

Outra vantagem do cashback é que em geral o crédito do valor é feito mensalmente, ou seja, não é necessário acumular diversos meses antes de poder utilizar o benefício, como ocorre nos programas de recompensas.

De que forma posso receber cashback?

Outra diferença comum quando se fala em cashback é a forma que esse valor retorna ao cliente e que também pode variar em cada cartão. Nesse caso o cashback pode ser um valor creditado diretamente na conta corrente ou conta poupança do usuário e pode ser sacado ou utilizado da forma que preferir.

Outra maneira comum de receber cashback é em forma de desconto na própria fatura do cartão.

Alguns cartões também possuem maneiras mais específicas de devolver o cashback em forma de investimento ou ainda como crédito para abastecimento de combustível por exemplo.

Quais cartões oferecem esse benefício?

Atualmente diversos cartões de crédito oferecem esse benefício, e de formas bastante diferentes.

Anúncios


Os bancos digitais foram os primeiros a oferecer cashback nos seus cartões. No entanto hoje os bancos tradicionais também aderiram e já devolvem parte dos gastos na fatura.

Também existem cartões com condições bem especificas, como cartões de postos de combustível, que oferecem cashback em forma de abastecimento, e cartões de bancos e corretoras de investimento, que devolvem parte do valor gasto no cartão em forma de aplicação em fundos de investimentos.

A lista é bastante extensa e você pode conferir as melhores opções de cartões com cashback nesse link.

Como escolher a melhor opção para você?

Como foi dito, cada cartão tem condições específicas e diferentes vantagens. Por isso é preciso avaliar os seus gastos e verificar quais cartões possuem as melhores condições e percentuais de cashback para você. Ou seja, se você realiza mais compras online, avalie os cartões que oferecem cashback extra para esse tipo de compras, e que tem promoções e vantagens em lojas parceiras. Outros cartões oferecem mais vantagens em abastecimento, e podem ser interessantes para quem tem um gasto mensal alto com combustível.

Também é importante avaliar a forma que você irá receber o cashback de volta, e o que pode ser mais vantajoso para você. Assim veja se o cartão possibilita realizar um resgate do valor em crédito direto na sua conta corrente ou poupança, ou se o saldo irá abater do próprio valor da fatura, e decida o que pode ser mais vantajoso para você.

Além disso, não se esqueça de verificar as condições e tarifas de cada cartão. Alguns cartões possuem anuidade ou ainda cobram uma taxa de adesão específica para participar do programa de cashback. Nesse caso é importante avaliar se o valor a ser recebido em forma de cashback irá compensar o valor pago com as taxas cobradas.

O importante é considerar que essa pode ser uma boa vantagem para quem utiliza bastante o cartão de crédito para realizar suas compras, e uma forma simples de você receber boa parte dos seus gastos de volta.