Uber e iFood anunciam parceria; entenda a união de concorrentes

Usuários do iFood poderão chamar corridas da Uber, e vice-versa

Atualizado em julho 24, 2025 | Autor: Michelle Verginassi
Uber e iFood anunciam parceria; entenda a união de concorrentes

Uber e iFood anunciam parceria e, se você acha difícil entender essa união de concorrentes, então, vem conferir os motivos.
Sim, as duas gigantes do mercado brasileiro estão se unindo, mesmo que sejam concorrentes no delivery.

Mas, é uma união estratégica, pois estão fazendo isso para brigar por espaço neste mercado que está cada vez mais competitivo.
E, além da competição já existente, novos players estão investindo neste mercado, o que deve acirrar ainda mais a disputa.
Sendo assim, muito mais do que uma união, Uber e iFood anunciaram uma parceria estratégica.
Então, conforme anunciado, a parceria deve integrar os serviços nos apps, sendo assim, se você usa o iFood, vai poder chamar seu Uber pelo app do iFood – e também o contrário.
Ou seja, pelo app do Uber você poderá pedir comida, mercado e farmácia direto pela mesma plataforma de corrida. Curtiu?

Entenda alguns motivos que levaram a essa parceria

Então, como falamos, o setor está movimentado, muito aquecido mesmo.
Em parte, isso se deve a entrada da chinesa Meituan que investiu R$ 5 bilhões no Brasil.
E, mais do que isso, tivemos novos aportes em outras duas plataformas: a Rappi (R$ 1,4 bi) e da 99Food (R$ 1 bi).
Sendo assim, embora líderes de mercado em seus segmentos, as duas gigantes resolveram unir forças.

Dessa forma, juntos, Uber e iFood devem enfrentar a concorrência e explorar o tamanho do mercado, pois cada qual tem uma grande base de clientes.
Sendo assim, para você ter ideia, a base combinada de clientes cadastrados de ambas as plataformas chega a 90 milhões de usuários ativos.

Uber e iFood anunciam parceria

Mas, essa parceria entre Uber e iFood não é coisa de agora!
Desde maio, comer e se locomover ficaram mais integrados.
Sendo assim, a partir de então, como falamos, usuários do IFood passaram a chamar corridas da Uber.

E, por outro lado, os da Uber viram novos ícones na plataforma, que permitem pedir refeições, mercado e farmácia pelo app de corrida.
Além disso, pelo visto a parceria deu certo, pois algum tempo depois do anúncio desta parceria do iFood com um app de transporte, veio uma segunda parceria.
Sim, membros do Clube IFood passaram a ter descontos em hospedagens na Decolar. Sabia disso ou não?

Veja os números do mercado de delivery no país

Já que estamos falando do mercado de delivery e destacamos que o setor está movimentado, vale também dizer que é um dos setores que mais cresceu.
Pedir comida em casa pode ter gerado uma receita global de US$ 1 trilhão no mundo todo.
Sendo assim, no Brasil não poderia ser diferente, pois o mercado de entrega de alimentos online só cresceu.

Por aqui, a receita foi de quase US$ 19 bilhões em 2024.
E o iFood domina o mercado aqui no Brasil – 80% de market share.
É tanta coisa que, por exemplo, em 2022, o iFood movimentou R$ 97 bilhões na economia brasileira, — direta e indiretamente.
Sabe a relevância disso? O impacto foi de 0,53% do PIB do país – um único setor, o de entrega de comida.
Além disso, hoje o iFood atende a mais de 80 milhões de pedidos por mês.
Outro número surpreendente é o de clientes: 43 milhões.

iFood aposta em programa de fidelidade

Sim, o iFood movimenta a economia e tem números surpreendentes de pedidos e clientes… Sabe aquele ditado que diz que “time que está ganhando não se mexe“?

Como a gente pode ver, o time está ganhando e está se mexendo e inovando. Além das parcerias com Uber e Decolar, a novidade é um novo programa de fidelidade.
Com o programa de fidelização chamado de “Super Entregadores”, a plataforma promete promoções e missões exclusivas.
Dessa forma, permite ganhos de até 30% aos entregadores que alcançarem as categorias Ouro ou Diamante.
Sendo assim, conforme a plataforma, entregadores com jornada de 44 horas semanais  receberão R$ 28,60 por hora/média.