Como funciona o upgrade cortesia na LATAM
Veja o que mudou no programa e como você pode solicitar upgrade cortesia na LATAM
No ano passado, o programa LATAM Pass mudou algumas regras, então, também mudou a forma de você solicitar upgrade cortesia na LATAM.
Então, como estão em vigor as novas regras anunciadas pelo programa de fidelidade, na hora de solicitar upgrade de cabine utilizando os trechos de cortesia você precisa ficar atento.
Além disso, os “trechos de cortesia”, antigamente chamados de “cupons de upgrade”, também mudam.
Sendo assim, neste post vamos te mostrar o passo a passo para você fazer isso. Então, bora conferir.
Veja como funciona o upgrade cortesia na LATAM
Com o novo modelo para solicitação de upgrade, independente do destino, seja ele doméstico ou para fora do país, você precisa ficar atento as regras.
Em primeiro lugar, os trechos de cortesia são intransferíveis, mas você pode levar um acompanhante.
Além disso, os upgrades de cabine cortesia só valem mediante disponibilidade de assentos no voo escolhido.
Vale lembrar que os trechos não são acumulativos (sem rollover) e o benefício Upgrade de Cabine Cortesia é acompanhado de outros benefícios associados à cabine Premium.
Sabe quais são estes benefícios?
Então, confira: franquia de bagagem, acesso à Lounge VIP, Embarque e Check-in Premium e Bagagem Prioritária, entre outros.
E antes da gente falar sobre algumas mudanças, não custa frisar que se você viajar com bebês no mesmo assento, a solicitação do Upgrade de Cortesia deve ser feita por meio da Central de Atendimento e não pelo passo a passo deste post.
Além disso, o número de “trechos de cortesia” por categoria elite foram alterados.
Mas, além do que vamos te passar sobre os titulares de cada cartão, verifique a nova política para acompanhantes. Então, veja como ficou para titulares, confira:
Gold – 4 trechos dentro da América do Sul e nenhum para fora;
Gold Plus – 6 trechos dentro da América do Sul e nenhum para fora;
Platinum – 8 trechos dentro da América do Sul e 2 para fora;
Black – trechos ilimitados dentro da América do Sul e 8 para fora;
Black Signature – trechos ilimitados dentro da América do Sul e 10 para fora;
Cartão LATAM Pass Itaú Platinum – 3 trechos de cortesia para dentro da América do Sul e 1 para fora;
Cartão LATAM Pass Itaú Black/Infinite – 6 trechos de cortesia dentro da América do Sul e 2 para fora.
Saiba como solicitar o upgrade cortesia na LATAM
Então, como solicitar o upgrade cortesia?
A gente já vai te explicar, antes vamos falar sobre os países válidos para upgrade, ou seja, onde você pode usar o benefício de trechos de cortesia:
Dentro da América Latina: Chile, Perú, Argentina, Colômbia, Equador, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, República Dominicana, Cuba, Venezuela e Costa Rica.
Além disso, inclui o México (com Cancún) e a Ilha de Páscoa.
Fora da América Latina: Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia e África.
Então, agora sim, vamos falar sobre como solicitar o upgrade cortesia na LATAM.
Cartão LATAM Pass Itaú Mastercard Black e Visa Infinite, Visa Platinum e Mastercard Platinum: contam com trechos de cortesia adicionais.
Além disso, para solicitar um novo upgrade de cabine, você terá que solicitar 48 horas antes do voo no site da LATAM.
Então, na página de solicitações, assinale os assentos disponíveis na cabine Business, onde você também pode ver seu lugar na lista, a categoria, data e hora de quem apresentou solicitação.
Além disso, com a nova regra, os clientes Black e Black Signature não possuem mais trechos ilimitados de upgrade para fora da América do Sul.
Já os clientes Gold e Gold Plus não têm mais acesso a upgrade para fora da região.
Além disso, os acompanhantes têm a mesma quantidade de trechos que o titular, com exceção dos voos dentro da América do Sul.
Mas, se você tem cartões co-branded, você tem prioridade na fila de solicitação de upgrade em relação ao cliente que possui a mesma categoria elite.
Além disso, você também pode solicitar upgrade de cabine superior utilizando os trechos cortesia em voos internacionais.
E a regra vale para voos comercializados e operados pela LATAM, mas, a passagem precisa ter sido emitida pelas tarifas Standard ou Full.
Veja o passo a passo para upgrade cortesia na LATAM
Quer saber o passo a passo para fazer a soclitiação?
Então, a maneira de solicitar o upgrade de cabine é simples e estará disponível a partir de 48 horas antes do seu voo.
Sendo assim, confira o passo a passo para solicitar:
1. Acesse o site da LATAM e clique em “Minhas viagens” e “Administrar suas viagens” ou em “upgrade”.
2- Insira seu dados da reserva com o número de compra ou código de reserva e clique em “Procurar”;
3- Procure sua reserva no sistema, no canto direito e clique em “Solicitar Upgrade com trechos”;
4- Veja quantos “trechos de upgrade” você precisa para a solicitação e clique em “Solicitar Upgrade a Premium Business”.
5- Mas, se não estiver viajando sozinho, basta clicar em “Adicionar acompanhantes” e finalizar com a documentação dos seus acompanhantes;
6- Ao finalizar, a plataforma informará a posição na solicitação que segue os critérios definidos pelo programa. E pronto, missão concluída com sucesso.
Mas, se você quer conferir outro cartão LATAM Pass e ver se os benefícios são melhores que o seu atual cartão, que tal clicar aqui no link e analisar!?