Como usar o cartão de crédito com segurança

Saiba o que fazer para não ter dor de cabeça e aprender a usar o cartão de crédito com segurança

Atualizado em março 18, 2024 | Autor: Michelle
Como usar o cartão de crédito com segurança

Saber como usar o cartão de crédito com segurança é cada vez mais importante, principalmente nos dias de hoje, com tantos golpes.
Mas, além disso, saber usar o cartão de crédito com segurança é essencial para garantir o seu planejamento financeiro pessoal, pois isso evita endividamento futuro.
Além disso, usar o cartão traz mais segurança, pois você não precisa circular com dinheiro físico. Mas, enquanto o cartão traz vantagens como a possibilidade de parcelar as compras, por outro lado, pode ser o vilão do endividamento, se você não souber usar.
Além disso, em compras na internet é interessante ficar atento ao site e usar um cartão virtual, para evitar dores de cabeça futuras.

Sendo assim, para te ajudar neste sentido, elaboramos este post com dicas de como usar o cartão de crédito com segurança.

Anúncios


Saiba como usar o cartão de crédito com segurança

Então, em primeiro lugar, você precisa saber como proteger o seu cartão de crédito.
Sendo assim, não basta apenas guardá-lo em local seguro e não tirar o olho dele na hora de fazer um pagamento na maquininha.
Ao contrário, usar o cartão de crédito com segurança vai bem mais longe.
Ou seja, você precisa se prevenir de outras maneiras, evitando cair em golpes, seja no furto do seu cartão, seja por meio da clonagem ou mesmo através de golpes engenhosos para capturar sua senha.
Desta forma, o primeiro passo para usar o cartão de crédito com segurança é tomar  cuidado ao informar a sua senha.
Com certeza você já ouviu aquela frase que ela é de uso pessoal e intransferível.

Ou seja, jamais ela deve ser informada para outras pessoas, pois muitos golpes são aplicados quando golpistas que entram em contato por telefone fingindo ser do banco e pedem seus dados, inclusive sua senha.
Então, nunca forneça esse dado: é golpe, pois as instituições financeiras não solicitam a sua senha por telefone.

Veja dicas para usar o cartão de crédito com segurança

Além disso, evite enviar fotos do seu cartão de crédito, pois é um risco.
Ou seja, se alguém pedir foto do seu cartão, para ter os dados como nome completo, número, CVV e data de validade, evite fazer isso, pois estes dados podem cair em mãos erradas.
Além disso, a dica mais básica de todos: não faça como sua avó! Mas, como assim?
Lembra daquele costume da sua avó de guardar a senha na carteira ou junto com o cartão? Pois, então, é um risco muito grande, pois se você perder sua carteira ou for assaltado, vai entregar tudo ao bandido.

Sendo assim, confira mais algumas dicas para usar o cartão de crédito com segurança:
1- Nunca guarde sua senha junto com o cartão.
2- Não deixe apps bancários abertos no seu telefone e nem sites bancários no seu notebook.
3- Nas compras pela internet, prefira usar o cartão virtual.
4- Cuidado com o golpe da compra por aproximação.
5 – Estabeleça um teto para compras e entenda as taxas de juros, para evitar endividamento.
6- Tente pagar sempre o valor total da sua fatura para evitar os juros do rotativo.
7 – Evite compras por impulso, pois elas corroem o seu orçamento.

Saiba como evitar o endividamento com seu cartão, pois isso é questão de segurança também

Por fim, depois destas 7 dicas, a nossa dica de ouro.
Ou seja, quando falamos em usar o cartão de crédito com segurança, certamente o que vem à sua cabeça é apenas não cair em golpes.
Mas, ter segurança com seu cartão vai muito além disso e uma das questões mais importantes é usar seu cartão com segurança e como aliado, jamais como um vilão.
Então, para não se descontrolar e gastar demais, estabeleça um limite de compras.

Além disso, tente não fazer compras por impulso e nem parcelar demais, afinal, a compra parcelada nada mais é do que um empréstimo do banco.
Desta forma, outra dica muito importante é entender as taxas de juros, saber como funciona o CET e todas as questões envolvidas em caso de atraso da parcela.
Por falar nisso, não custa a gente repetir, pois o pagamento do valor total da sua fatura é sempre a melhor opção, pois evita juros do rotativo.
Então, por fim, caso você não seja muito “organizado na questão financeira”, procure ajuda de um consultor ou de um profissional, pois isso fará muita diferença na sua vida.
Além disso, aqui no ATW temos muitos conteúdos sobre orçamento familiar e educação financeira, se você quer conhecer um deles, é só clicar aqui.