Uso da assinatura digital Gov.br cresce 130% no ano: veja como fazer a sua
Saiba como fazer e como funciona a assinatura digital Gov.br

O uso da assinatura digital Gov.br cresceu 130% no Brasil.
A assinatura digital Gov.br revoluciona a forma de realizar determinadas transações online.
Com um crescimento exponencial de 130% em 2024, essa ferramenta gratuita e segura está transformando o país.
Dessa forma, ela transforma a maneira de acessar serviços públicos e assinar documentos digitalmente.
Veja o que é a assinatura digital Gov.br
Então, em primeiro lugar, a assinatura digital Gov.br é um serviço online.
Dessa forma, esse serviço permite aos cidadãos assinarem documentos digitalmente de forma segura e prática.
E, antes que você pergunte, vamos te contar quem criou a assinatura digital para o app do Gov.br.
Então, saiba que tudo foi criado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o governo.
Mas, além disso, saiba que a assinatura digital Gov.br vai além dos documentos pessoais.
Então, além de ser utilizada para assinar documentos, também pode ser aplicada em contratos administrativos e serviços públicos – e com mais segurança.
Saiba como funciona a assinatura digital Gov.br
Dessa forma, se você ainda não fez a sua, a gente vai te ajudar.
Então, para utilizar a assinatura digital, é necessário ter uma conta Gov.br com nível prata ou ouro.
Ou seja, a conta prata pode ser obtida por meio do reconhecimento facial ou validação bancária. Apenas isso!
Já a conta ouro exige reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou certificado digital.
Então, bora conferir 3 vantagens da assinatura digital Gov.br:
1-Assine documentos de forma rápida e fácil, sem a necessidade de imprimir, assinar fisicamente e digitalizar.
2-A assinatura digital garante a autenticidade e a integridade dos documentos, evitando fraudes e falsificações.
3-Além disso, esta assinatura tem a mesma validade jurídica de uma assinatura física, conforme determina a legislação brasileira.
Veja o passo a passo para obter sua assinatura
Então, para obter a assinatura digital, basta acessar o portal Gov.br e seguir os passos que nós vamos te explicar em seguida, mas…
Mas, antes disso, mais uma vantagem!
Acontece que o processo é que a assinatura digital do gov.br permite detectar alterações à assinatura original.
Ou seja, o documento jamais poderá ser falsificado.
Além disso, qualquer documento com assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.
Dessa forma, o processo é simples e você pode contar com o auxílio de tutoriais e vídeos explicativos.
Mas, como assinar um documento digital? Então, cola aí que já vamos te explicar como assinar pelo celular, a qual é a maneira mais fácil e rápida para você.
Dessa forma, para assinar um documento digital usando o celular, o processo é bem simples, então, veja o passo a passo:
1-Procure por Gov.br na sua loja de aplicativos, tanto para Android, quanto para iOS;
2-Faça o login utilizando o seu CPF e senha Gov;
3-Clique em “assinatura de documento” e depois “Escolher arquivo”;
4-Escolha o local da assinatura do documento e clique em “assinar digitalmente”:
5-Realize a assinatura e, após o processo feito, baixe o documento assinado.