Vale a pena reinvestir dividendos?

Com os dividendos recebidos você pode aumentar o seu capital investido e seu rendimento

Atualizado em outubro 5, 2021 | Autor: Michelle
Vale a pena reinvestir dividendos?

Quer saber um pouco mais sobre investimentos e se vale a pena reinvestir os dividendos? Então, confira nesse texto como você pode aumentar o seu capital e ver seus investimentos renderem ainda mais.

O que são dividendos?

Os dividendos são uma parte do lucro das empresas ou de alguns fundos de investimentos, que são divididos entre os seus acionistas. Ou seja, quando uma pessoa compra uma ação, ou cota de um fundo, é como se ela se tornasse dona de uma pequena parte da empresa. E assim como qualquer sócio, ela recebe uma parte dos lucros proporcional a parte que ela possui.

Anúncios


O valor dos dividendos e a data de pagamento variam de acordo com cada empresa ou fundo. E é importante ressaltar que, como se trata de uma parte do lucro que é distribuída entre os acionistas, ele está atrelado ao resultado da empresa. Ou seja, quanto melhor for o resultado financeiro, maior será o lucro, e automaticamente o dividendo pago. Porém caso a empresa tenha um resultado negativo, pode não haver distribuição de dividendos no período.

Quais investimentos pagam dividendos?

De modo geral os investimentos que pagam dividendos são os fundos imobiliários e as ações chamadas preferenciais, que são seguidas pelo número 4 (PETR4, BBDC4, etc) na B3, a Bolsa brasileira.

As ações preferenciais são uma cota da empresa. Você pode adquirir a partir de uma cota, e já estará recebendo dividendos. No caso de ações preferenciais, os dividendos podem ser pagos mensalmente, porém também podem ter uma distribuição em datas específicas, conforme a apuração do resultado da empresa.

Já os fundos imobiliários pagam dividendos que se assemelham a um aluguel.

Quando você adquire uma cota de um fundo imobiliário, é como se você estivesse adquirindo uma parte de um imóvel, cujo objetivo é a locação. Os fundos imobiliários tem diferentes focos, e podem ser voltados para galpões empresariais e logísticos, escritórios corporativos, condomínios residenciais, shoppings, entre outros.

Esses fundos são donos de galpões ou áreas que são alugadas para empresas. Assim como qualquer imóvel, existe um contrato de locação, e esse valor pago pelo aluguel, é repassado para os cotistas do fundo, através de dividendos mensais. Em geral o valor também é pago por cota.

O que posso fazer com os dividendos?

Os dividendos, sejam de ações ou de fundos imobiliários, caem diretamente na conta corrente. Por isso esse valor pode ser utilizado da forma que o cliente preferir.

É importante ficar atento pois ele entra no saldo da conta. Dessa forma esse valor pode ser usado nas contas do dia a dia, nas movimentações normais da conta corrente.

Outra opção é se planejar para poupar esse valor. Ou seja, se as suas contas estão em dia, o dividendo pode se tornar uma forma de você economizar ainda mais, e aumentar o seu capital investido. Isso é o que se chama de reinvestimento de dividendos.

Vale a pena reinvestir?

Se você tem um objetivo de médio ou longo prazo, e quer ver sua reserva de dinheiro aumentar, o reinvestimento dos dividendos é fundamental.

Veja que quando você reinveste o valor recebido, você adquire um número adicional de cotas, seja da mesma empresa, ou fundo imobiliário, ou se outras que queira diversificar. Independente de onde você estiver investindo, você estará aumentando o seu capital total.

Com isso, você tem a possibilidade de ver seu dinheiro render mais, tanto pela valorização das cotas que você adquiriu, como pela parcela do dividendo paga, que será maior.

Para citar um exemplo, digamos que você tenha 100 ações de uma empresa. Você receberá os dividendos proporcionais às 100 ações. Caso você reinvista esse dividendo recebido para adquirir mais 5 ações dessa mesma empresa, você passará a receber os dividendos sobre 105 ações. Ou seja, se torna um ganho exponencial, em que cada vez você vê a parcela recebida aumentar, e o seu investimento render mais.