Quais as vantagens de ter um cartão pré-pago?

Conheça a inovação dos cartões de crédito que funciona igual um celular: com créditos

Atualizado em março 24, 2022 | Autor: Michelle Verginassi
Quais as vantagens de ter um cartão pré-pago?

Ótimo para quem precisa fazer compras e ainda não foi aprovado na análise de cartão de crédito ou está no processo de limpar o nome: conheça os cartões pré-pagos. 
Pré-pago? Isso mesmo! Funciona do mesmo jeito que um celular na mesma modalidade: você compra os créditos, recarrega e faz suas compras. Simples assim! Desse jeito, você controla tudo o que entra, tudo o que sai e não tem nenhuma surpresa no final do mês, seja por juros de atraso, taxas ou tarifas. 
Você recarrega o quanto quiser e puder, e pode usufruir das opções que um cartão de crédito tem, além de não comprometer o orçamento. Quer mais vantagens? Nós temos! Continue lendo e saiba porquê você deveria comprar um cartão pré-pago.

Explicando…

Antes de você comprar um desse para chamar de seu, é importante entender o porquê é importante possuir uma função de cartão de crédito em mãos e como o pré-pago pode te ajudar nesses momentos. 
O cartão pré-pago é uma espécie de cartão de crédito, a diferença é que nos cartões convencionais, onde se tem conta no banco e tudo mais, você faz suas compras e depois paga todas elas na fatura. 
Já na opção pré-pago, antes de efetuar uma compra, você precisa fazer uma recarga. Ou seja, você recarrega um valor e pode usar esse dinheiro para as suas compras. 

Ou seja: é imprescindível para diversas funções

Tecnicamente, ele parece e até mesmo funciona como um cartão de débito, mas que possui a função crédito, deu para entender? 
Vou te dar um exemplo: os serviços de streaming de filmes e séries, quase que em sua totalidade, só podem ser assinados com um cartão de crédito ou com um cartão pré-pago específico de cada rede. 
O mesmo acontece com os aplicativos de motoristas. Não há opção de cartão de débito no cadastro em nenhuma dessas plataformas. 

Resumindo. Você vai precisar de um!

O cartão de crédito pré-pago só funciona quando há saldo, valor esse que é “depositado” a partir de uma recarga, que é geralmente paga por meio de um boleto bancário. 
Nessa modalidade, o usuário também tem acesso a uma conta virtual, onde é possível verificar o saldo disponível, acompanhar os gastos e fazer uma recarga. 
Porém, não é possível realizar uma compra de forma parcelada com um cartão pré-pago, e nem fazer compras na função débito. Então, quando o usuário for usar o cartão para fazer uma compra, deverá solicitar a função crédito, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.

Vantagens 

Nós listamos cinco motivos que podem fazer você mudar de ideia a respeito dos recarregáveis, e contamos tudo o que você precisa saber antes de começar a usar! Vamos lá?
Os pré-pagos podem ser bem versáteis e traz a liberdade do usuário escolher usar do jeito que achar melhor. Abaixo, listamos cinco vantagens para você começar a usar o cartão recarregável:
Sem burocracia. Para solicitar um cartão pré-pago, o interessado não precisar apresentar comprovante de renda, por exemplo. São menos burocracias que os cartões convencionais. 
Não precisa ter conta no banco. O cartão pré-pago pode ser solicitado sem a necessidade de o usuário ter vínculo com alguma instituição financeira/banco, diferente dos cartões convencionais.  
Não é necessário passar pela análise de crédito. Ou seja, indivíduos que estão negativados ou no processo de limpar o nome, podem utilizar o cartão pré-pago sem problemas. 
Mais controle. O usuário não tem fatura, consequentemente, não tem risco de endividamento. É mais fácil para controlar os gastos, visto que só é possível utilizar o saldo no cartão. Ou seja, fica mais fácil saber o quanto você pode gastar. 
Dá para receber o salário pelo cartão pré-pago. O Banco Central disponibilizou, em 2018, a portabilidade digital do salário para o cartão pré-pago.