Você sabe o que é catfish?

Em tradução literal, “catfish” é “gato-peixe”, mas esse termo também significa o golpe de se passar por outra pessoa na internet 

Atualizado em fevereiro 15, 2022 | Autor: Michelle Verginassi
Você sabe o que é catfish?

O número de golpes no Brasil continua aumentando. Conforme dados da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as tentativas de várias categorias de fraude contra os brasileiros tiveram uma guinada durante a pandemia do coronavírus. 

O número de  golpes de funcionários falsos e de call centers falsos, por exemplo, aumentaram 70%. Dentre esses golpes, um dos mais populares são os que são feitos por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp

Outro golpe muito praticado desde os primórdios da internet é o chamado “catfish”, em tradução literal, “gato-peixe”.

Faz um pouco de sentido depois do que você sabe do que se trata… É bem comum entre as pessoas que usam bastante o meio virtual para conhecer novas pessoas e se relacionar. Então, fique atento, pois, com as redes sociais, o número de golpes só aumenta.

Explicando…

A gíria em inglês é usada para pessoas que criam perfis falsos na internet para enganar outros usuários, seja emocional ou financeiramente. Esse método ficou ainda mais conhecido com uma série americana homônima da MTV. 

“Catfish”, de 2007, mostra a história de diversas pessoas que entram em contato com o programa alegando uma suspeita com alguma pessoa que está se relacionando pela internet. Atualmente, o programa possui uma versão brasileira. 
Geralmente, as queixas são “nos relacionamos há 5 anos, mas nunca nos vimos pessoalmente, nem por chamada de vídeo”. Bom, aí a gente já percebe que tem uma bandeira vermelha bem grande, né? 
Aí, os apresentadores do programa vão atrás de descobrir a verdade por trás do perfil que a pessoa está se relacionando. São encontros surpreendentes e bem complicados. 

Conheça alguns golpes similares para ficar atento! 

  • O golpe do nude

Esses são alguns dos golpes mais comuns e que mais lesam pessoas.

Se você recebeu uma solicitação de amizade no Facebook de uma menina mais nova, que seja desconhecida, tome cuidado. É assim que começa o “golpe do nude”.

Ela envia fotos sensuais e depois, tendo ou não você enviado fotos suas, um adulto da mesma quadrilha te ligará passando-se por mãe ou pai, exigindo dinheiro para não denunciá-lo à polícia.

  • Golpe do militar

Se você é uma mulher acima dos 40, você é um dos perfis preferidos para o ‘golpe do militar’.

Um homem se passa por militar em missão de paz em outro país e te adiciona no Facebook.
Ele é do perfil romântico, dá atenção à vítima, se coloca próximo, ‘vira amigo’ e promete namoro quando voltar ao Brasil.
Em algum momento, diz que enviou seu carrão para que esta senhora tome conta dele aqui no Brasil.
Mais tarde, alega que ele ficou preso na alfândega. Aí pede um depósito de alto valor para liberá-lo. O golpe está aí, cai quem quer!

Como se proteger de um catfish?

Primeiro, perceba se a pessoa com quem você está conversando tem fotos com outras pessoas, se tem seguidores fantasmas ou se as fotos são muito artificiais ou não tem muitas fotos. 
A unidade de crimes financeiros da Interpol também ofereceu algumas dicas para você ficar atento e garantir que o seu relacionamento continue bacana e não te prejudique. Olha só:

  • Suspeite quando você for abordado por alguém que você não conhece, especialmente se isso resultar em um pedido de dinheiro;
  • Pense duas vezes antes de transferir dinheiro, por mais genuíno que o pedido possa parecer;
  • Se possível, faça chamadas de vídeo com a pessoa com quem você está conversando. Se for um perfil fake, ele provavelmente não aparecerá em vídeo;
  • Procure o nome da pessoa no Google. Informações de outros usuários são usadas por perfis fake;
  • O mesmo vale para as fotos: pesquise a imagem no Google e verifique se há alguma informação a respeito e se ela bate com a pessoa que “você conhece”.