Quer concorrer com o Google? WhatsApp ganha opção de busca de empresas
Saiba tudo sobre este novo recurso do WhatsApp, que quer concorrer com o Google

WhatsApp ganha opção de busca de empresas por categorias no Brasil, esta notícia vem causando muitas especulações desde que foi anunciada, no final do ano passado.
A Meta anunciou o lançamento da ferramenta de busca de lojas por categorias no WhatsApp.
Este recurso está sendo chamado de Guia de Negócios.
Ele já foi testado em São Paulo (SP) e será expandido para todo o Brasil, aliás, o primeiro país a receber a novidade.
Esta função permite que você procurem por nome ou por categoria os contatos de comerciantes dentro do seu WhatsApp mesmo.
Saiba mais: WhatsApp ganha opção e quer concorrer com o Google?
Sabe aquela busca por restaurante ou alguma outra empresa que você está acostumado a fazer no Google?
Pois é, esta procura será realizada de acordo com a sua localização.
Ou seja, você vai ter ao alcance, fornecido pelo aplicativo, a lista negócios que estão mais próximos de você. Ou seja, será que o Whats quer concorrer com o Google?
A holding dona do Facebook e Instagram também anunciou que o foco será em pequenos comércios locais.
Mas apesar disso, o sistema listará prestadores de serviços e vendedores de produtos de todos os tamanhos, porém, para constar ali, vai ser preciso que estes utilizem o WhatsApp.
Segundo a Meta, o Guia de Negócios vai evitar que você precise buscar números de telefone em sites ou ainda ter que recorrer a ações do século passado. Como assim?
Você lembra como era (e como é) quando você quer ter o número do seu médico ou do seu restaurante preferido sempre a mão? O que você fazia (ou faz) é salvar o número no seu contato.
Pois bem, com esta nova funcionalidade, atitudes como esta, talvez, não seja mais necessário.
Veja como funciona: WhatsApp ganha opção de busca de empresas
Funciona assim: na guia especial, você vai poder procurar por categorias como “Compras e Varejo”, “Alimentos e Bebidas”, “Educação”, “Hotel e Alojamento”, “Viagem e Transporte”, “Imóvel”, “Beleza, cosméticos e cuidados”, e muito mais.
E dentro de cada categoria há subcategorias.
Ou seja, se você está buscando por refeições na proximidade de sua casa, vai poder escolher o que exatamente busca dentro desta aba.
Desta maneira, você vai poder escolher “Alimentos e Bebidas”, “Restaurantes” e optar por “Churrascaria”, “Frango Frito”, “Pizzaria”, “Restaurante chinês” e outros.
Veja as duas funcionalidades trabalhando juntos: busca e pagamentos pelo app
Além de permitir que você busque a empresa que deseja, o WhatsApp permite também que você já pague pelo serviço, pelo próprio app.
Por enquanto, a plataforma etá realizando testes do serviço de pagamentos para empresas com marcas como Cielo, Getnet, Mercado Pago e Rede.
Por enquanto, ainda não foi informado quando a novidade será lançada para os clientes.
Mas a Meta explicou que os brasileiros poderão realizar os pagamentos pelo WhatsApp utilizando cartões de débito e crédito com as bandeiras Mastercard e Visa.
Veja quantas empresas usam o WhatsApp no Brasil
Não sei se você sabe, mas o Brasil é o país que mais usa o aplicativo no mundo.
São mais de 5 milhões de empresas fazem vendas por meio do WhatsApp e, daí vem a importância de fazer ‘algo’ para estas empresas.
Ou seja, em vez de ser um app apenas para você se comunicar com familiares e amigos, a Meta decidiu fazer um ‘algo a mais pelo app’.
Por este motivo, a navegação para encontrar a empresa que você busca poderá ser feita em uma barra de busca por categorias ou pelo nome da empresa.
Ou seja, negócios locais, próximos a você, poderão ser encontrados na Guia de Negócios.
E, como falamos lá no início, esta funcionalidade em teste promete competir diretamente com o Google.
Se hoje o Google e a vitrine para buscas e também para pequenos negócios locais, esta realidade pode mudar.
Com isso, você ganha mais poder, pois você como empreendedor pode aparecer no radar dos consumidores e aumentar suas vendas.