Quer concorrer com o Google? WhatsApp ganha opção de busca de empresas

Saiba tudo sobre este novo recurso do WhatsApp, que quer concorrer com o Google

Atualizado em fevereiro 18, 2023 | Autor: Michelle
Quer concorrer com o Google? WhatsApp ganha opção de busca de empresas

WhatsApp ganha opção de busca de empresas por categorias no Brasil, esta notícia vem causando muitas especulações desde que foi anunciada, no final do ano passado.
A Meta anunciou o lançamento da ferramenta de busca de lojas por categorias no WhatsApp.
Este recurso está sendo chamado de Guia de Negócios.
Ele já foi testado em São Paulo (SP) e será expandido para todo o Brasil, aliás, o primeiro país a receber a novidade.
Esta função permite que você procurem por nome ou por categoria os contatos de comerciantes dentro do seu WhatsApp mesmo.

Saiba mais: WhatsApp ganha opção e quer concorrer com o Google?

Sabe aquela busca por restaurante ou alguma outra empresa que você está acostumado a fazer no Google?
Pois é, esta procura será realizada de acordo com a sua localização.
Ou seja, você vai ter ao alcance, fornecido pelo aplicativo, a lista negócios que estão mais próximos de você. Ou seja, será que o Whats quer concorrer com o Google?
A holding dona do Facebook e Instagram também anunciou que o foco será em pequenos comércios locais.
Mas apesar disso, o sistema listará prestadores de serviços e vendedores de produtos de todos os tamanhos, porém, para constar ali, vai ser preciso que estes utilizem o WhatsApp.
Segundo a Meta, o Guia de Negócios vai evitar que você precise buscar números de telefone em sites ou ainda ter que recorrer a ações do século passado. Como assim?
Você lembra como era (e como é) quando você quer ter o número do seu médico ou do seu restaurante preferido sempre a mão? O que você fazia (ou faz) é salvar o número no seu contato.
Pois bem, com esta nova funcionalidade, atitudes como esta, talvez, não seja mais necessário.

Anúncios


Veja como funciona: WhatsApp ganha opção de busca de empresas

Funciona assim: na guia especial, você vai poder procurar por categorias como “Compras e Varejo”, “Alimentos e Bebidas”, “Educação”, “Hotel e Alojamento”, “Viagem e Transporte”, “Imóvel”, “Beleza, cosméticos e cuidados”, e muito mais.
E dentro de cada categoria há subcategorias.
Ou seja, se você está buscando por refeições na proximidade de sua casa, vai poder escolher o que exatamente busca dentro desta aba.
Desta maneira, você vai poder escolher “Alimentos e Bebidas”, “Restaurantes” e optar por “Churrascaria”, “Frango Frito”, “Pizzaria”, “Restaurante chinês” e outros.

Veja as duas funcionalidades trabalhando juntos: busca e pagamentos pelo app

Além de permitir que você busque a empresa que deseja, o WhatsApp permite também que você já pague pelo serviço, pelo próprio app.
Por enquanto, a plataforma etá realizando testes do serviço de pagamentos para empresas com marcas como Cielo, Getnet, Mercado Pago e Rede.
Por enquanto, ainda não foi informado quando a novidade será lançada para os clientes.
Mas a Meta explicou que os brasileiros poderão realizar os pagamentos pelo WhatsApp utilizando cartões de débito e crédito com as bandeiras Mastercard e Visa.

Veja quantas empresas usam o WhatsApp no Brasil

Não sei se você sabe, mas o Brasil é o país que mais usa o aplicativo no mundo.
São mais de 5 milhões de empresas fazem vendas por meio do WhatsApp e, daí vem a importância de fazer ‘algo’ para estas empresas.
Ou seja, em vez de ser um app apenas para você se comunicar com familiares e amigos, a Meta decidiu fazer um ‘algo a mais pelo app’.
Por este motivo, a navegação para encontrar a empresa que você busca poderá ser feita em uma barra de busca por categorias ou pelo nome da empresa.
Ou seja, negócios locais, próximos a você, poderão ser encontrados na Guia de Negócios.
E, como falamos lá no início, esta funcionalidade em teste promete competir diretamente com o Google.
Se hoje o Google e a vitrine para buscas e também para pequenos negócios locais, esta realidade pode mudar.

Com isso, você ganha mais poder, pois você como empreendedor pode aparecer no radar dos consumidores e aumentar suas vendas.