O WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação do Brasil. Ele mudou a forma como nós conversamos com os amigos e familiares. Em menos de 10 anos revolucionou o mundo da telefonia por chamada de voz, tornando quase obsoleta uma ligação via chamada convencional. Os grupos de conversa foram introduzidos nas empresas que não precisam mais pagar fortunas para ter um sistema de intranet.

Tudo é transferido via WhatsApp, fotos, vídeos, documentos, links da internet, só faltava transferir dinheiro para os amigos. Agora isso também passa a ser possível dentro do aplicativo e para quem já costuma fazer compras de pequenos negócios com o uso do APP. A novidade com certeza veio para facilitar mais uma vez a vida dos seus usuários.

Uma inovação recebida com polêmica

Para funcionar, o usuário precisa cadastrar um cartão de crédito ou débito no Facebook Pay, que recentemente deixou vazar mais uma vez os dados de 500 mil usuários ao redor do mundo. Sem contar que a fortuna do Facebook começou com a cobrança indevida de joguinhos que existiam na rede social. Outra questão polêmica envolvendo os dois apps de Mark Zuckerberg é que, no início do ano, o aplicativo de mensagens enviou a todos os usuários um novo termo de compartilhamento de informações para que o WhatsApp passasse a ter total vínculo com o Facebook e o Instagram e, quem não concordasse com esse novo termo, não conseguiria mais ler as mensagens.

Muitas pessoas ficaram com medo de aceitar e ter suas mensagens e conversas expostas pela internet, mas na verdade isso não está sob risco de acontecer, pois as mensagens podem ser protegidas por criptografia, mas mesmo que não possua segurança total nelas, o principal objetivo das empresas do Facebook com esse compartilhamento de informações não seria a respeito das conversas  dos usuários, e sim, para que os 3 APPs possam agora utilizar a ferramenta de pagamento interna da companhia.

Outra informação, é que o Facebook e o Instagram vendem anúncios, empresas pagam postagens patrocinadas e todas eles possuem uma análise com base na preferência dos usuários. Com o compartilhamento do WhatsApp, o Facebook irá vender mais informações assertivas para as empresas que anunciam dentro dessas redes sociais.

Mais um detalhe que deixou os usuários com receio a nova função foram os altos índices de golpes que já são aplicados dentro do mensageiro, mesmo sem uma ferramenta direta de envio de dinheiro. O que então poderia acontecer agora diante dessa facilidade?

Como fazer pagamentos pelo WhatsApp

Como o próprio Mark falou no dia do anúncio, a transferência de valores entre os usuários do WhatsApp será tão simples como enviar uma foto. E é exatamente no mesmo botão que encontramos a função de pagamento.

  • Abra a conversa com a pessoa para quem vai enviar o pagamento, toque no símbolo do clipe de papel (usuários Android), ou no símbolo de + (usuários de Iphone) e selecione a opção pagamento.
  • Preencha com o valor que irá pagar.
  • Toque em pagar, em seguida insira o PIN cadastrado no Facebook Pay.

Pronto seu dinheiro já foi transferido.

Para quem tem um negócio e quer receber via WhatsApp

As transações são administradas pela Cielo e, se a empresa não for cadastrada, poderá criar uma conta na Cielo dentro do WhatsApp Business. Confira o passo a passo:

  • Abra o WhatsApp Business e toque em menu, depois em pagamentos.
  • Selecione Facebook Pay e escolha “receber pagamentos por vendas”.
  • Toque em continuar para aceitar os termos do WhatsApp, Facebook e Cielo.
  • Crie uma conta na Cielo com os dados que podem ser pessoa jurídica ou física.
  • Depois adicione os seus dados bancário. Após a verificação, o aplicativo já estará habilitado para receber os pagamentos na conta Cielo.

Por enquanto as transferências de dinheiro são todas gratuitas, com um limite de R$1.000,00 reais por dia e R$5.000,00 por mês. As transações comerciais de pagamento via WhatsApp Business cobram uma taxa de 3,99%, mas não tem nenhuma outra cobrança de aluguel ou tarifa e os pagamentos com cartão de crédito podem ser recebidos em até 3 dias úteis.

 

Anúncios