Imagine você ir ao shopping sem sair de casa.

Parece absurdo? Mas isso já é possível através da realidade virtual. Parece uma ideia de filme de ficção científica ou daqueles filmes futuristas.

Mas não é algo tão distante assim, porque já está presente na nossa vida cotidiana.

Imagine você sentado no sofá da sua casa e viver a experiência de passear em uma loja no shopping. Difícil?

Não só passear, experimentar algumas peças no provador (virtual) e ter a satisfação de poder escolher a que você mais gostou.

Depois das compras, em vez de pagar estacionamento e pegar trânsito para fechar em casa, você apenas tira os óculos, levanta do sofá da sala e vai até a geladeira da sua casa pegar algo para comer.

Parece coisa de filme, eu sei, mas você vai poder fazer isso dentro de pouco tempo.

É o que prometem fazer as X-Realities, que serão uma grande tendência no mercado. Se você não sabe o que são as X-Realities, neste post a gente vai te contar de que forma elas devem impactar a sua vida e a forma de você fazer suas compras.

 

O que são X-Realities?

X-Reality é a realidade virtual.

Apesar da gente já estar usando alguns recursos desta tecnologia, vai ser daqui a alguns anos que ela vai impactar mais a sua vida.



A expectativa é que em breve, empresas passem a explorar as possibilidades que as X-Realities trazem para seus modelos de negócios.

Sentado em casa, com óculos, você vai poder passear no shopping e até fazer compras.

Vai poder estar presente na final do campeonato do seu time, mas em vez de estar sentado no banco desconfortável do estádio, você vai estar na sua casa.

Mas muito disso já está inserido em nossas vidas.

Isso ocorre quando a tecnologia faz a indução de efeitos visuais e sonoros, dando a impressão real de que a pessoal está imersa no ambiente simulado.

Até em um ato considerado simples, como manusear o seu smartphone e utilizar o QR Code para a leitura de alguma embalagem de produto ou revista.

 

As quatro tecnologias da X-Reality

X-Realities englobam as quatro tecnologias. Todas já estão presentes nas nossas vidas, mas duas delas você ouve muito falar.

Realidade virtual: todo um novo ambiente é criado e o ser humano é apenas inserido nesse mundo, podendo interagir lá dentro. É o caso dos filmes Rei Leão, Matrix e dos óculos usados nos games.

Realidade mista: é a junção da realidade aumentada e virtual. Pega elementos virtuais e os insere no mundo real.

Realidade aumentada: já está presente na sua vida e você nem se dá conta. O QR Code ou os filtros do Instagram, onde são acrescentados elementos virtuais a uma imagem real.

Computação em nuvem: é a tecnologia que nos permite armazenar e processar dados por meio da internet, dispensando o banco de dados de casa, como os serviços de streamings.

 

Saiba como vai funcionar a realidade virtual

Venha com a gente para mais um exemplo. Você está na sua cozinha e vê que falta algum produto na hora de fazer a janta.

Dali mesmo, você coloca um óculos e vai fazer as compras, vai poder passear dentro de um supermercado, pelos seus corredores e fazer a escolha dos seus produtos.

Terminadas as compras, retira os óculos e continua na cozinha, enquanto aguarda a entrega das compras.

Da mesma forma, você vai poder participar de um treinamento ou de uma palestra, estando na piscina da sua casa.

Mas, do seu lado, não na piscina, mas na sala da palestra, haverá participantes de várias parte do mundo.

Todos vão participar da conferência como se estivessem presentes em uma sala real, junto do palestrante.

 

 

Quando isso vai acontecer de verdade?

Nossa vida já está repleta de recursos tecnológicos.

E não é apenas nos filmes que você tem contato com realidade virtual ou inteligência artificial. A Alexa, da Amazon, é uma assistente pessoal criada através da inteligência artificial.

Da mesma forma, a Siri, do seu iPhone.

Mas a realidade virtual invadir mesmo a sua vida depois da chegada do 5G no Brasil.

Esta tecnologia de telecomunicação permitirá muito mais velocidade e qualidade nas conexões, fundamentais para este cenário.

Enquanto isso, a gente pode ir se preparando psicologicamente.