Fim de uma era. Yahoo respostas sairá do ar em maio de 2021

O Site de perguntas do Yahoo vai acabar e deixar muita gente sem desvendar os mistérios da vida

Atualizado em abril 29, 2021 | Autor: Michelle
Fim de uma era. Yahoo respostas sairá do ar em maio de 2021

O Yahoo é uma das pioneiras em serviços de busca e e-mail na internet, opera desde 1994, e continua sendo referência no setor. Em 2005, foi criado o Yahoo Resposta, oferecendo uma ajuda aos seus usuários que tivessem algum tipo de dúvida ou curiosidade sobre qualquer assunto, sendo necessário apenas respeitar algumas diretrizes tais como opiniões pessoais sobre política e religião.

Para fazer perguntas era necessário se logar no site, uma forma do portal conquistar mais usuários para o seu e-mail e publicidades. O serviço cresceu bastante e aos poucos foram sendo adicionadas mais categorias para as perguntas.

Anúncios


Para estimular a interação entre os membros da comunidade, o Yahoo criou recompensas de engajamento dentro do site, como um ranking para as pessoas que mais interagiam e respondiam as perguntas dos outros usuários, assim os participantes podiam ficar populares dentro do portal. Era uma época em que não existiam tantas redes sociais.

Por que vai acabar?

Bom, exatamente pelo motivo de que hoje, a internet é dominada pelas redes sociais. Atividades com foto e vídeos se tornaram mais interessantes para o público, então o Yahoo enviou um e-mail notificando que estaria tirando do ar no dia 4 de maio o seu site de respostas, justificando que houve uma queda de interação e acessos, decidindo então encerrar essa atividade, mas dando um tempo para que todos pudessem acessar e salvar seus conteúdos.

Anúncios


Outro detalhe importante para essa decisão é que o tipo de serviço com o qual o Yahoo Respostas foi criado, acabou se perdendo em meio aos memes que foram criados pelos participantes. A ferramenta servia para uma ajuda mutua, onde quem precisava de uma explicação sobre um problema bem particular, pudesse compartilhar com outras pessoas e elas então, iriam contribuir para resolver, ou dar dicas e ajudar na situação. Essa liberdade de fazer qualquer tipo de perguntas acabou por se transformar em uma série de indagações curiosas e bizarras, bem como respostas cheias de piadas a altura, deixando sempre a dúvida se as perguntas agora eram realmente uma coisa séria, ou somente uma piada na tentativa de viralizar, o que tirou toda a confiança dos usuários que acabaram não mais interagindo com outros.

O Yahoo ainda se pronunciou dizendo que desde sua criação, o objetivo da empresa é prestar serviços de qualidade a comunidade global, e por isso decidiram encerrar a atividade, para se dedicar a construir outras ferramentas que atendam melhor as necessidades atuais do seu público.

A empresa garante que aqueles que precisarem obter respostas para alguma dúvida ou curiosidade, poderá o usar a sua barra de Search, que inclusive tem surgido na barra de endereço do navegador da Google, deixando alguns usuários do Chrome contrariados.

Problemas financeiros

Depois do anúncio, muitas pessoas começaram a especular na internet que o Yahoo estaria enfrentando uma crise financeira, e esse seria mesmo motivo verdadeiro para a página sair do ar.

A princípio a empresa vem tentando se repaginar e ressurgir das cinzas diante de uma concorrência bastante inovadora e aberta. Desde 2002, quando o buscador do Google começou a ganhar a preferência, depois o Hotmail, uma evolução do MSN, se tornou praticamente fundamental para todos os navegantes da internet, o Yahoo foi cedendo cada vez mais espaço para as novas empresas da wide web.

Numa sucessão de tentativas erradas na contratação de CEOs que pudessem reverter essa imagem, eles acabaram perdendo uma renda significativa com contratos desfeitos.

Mas a empresa ainda conta com investidores e tecnologia, além de possuir um bom volume de usuários de e-mail, nesse caso em especifico do fim do Yahoo Respostas, a empresa garante que o foco agora será em ferramentas com a funcionalidade mais atual.