Contas digitais: saiba quais são as 5 tops no Brasil

Confira as fintechs que estão em evidência no país; saiba quais são os benefícios que as mantém entre as preferidas do mercado nacional

Atualizado em dezembro 18, 2020 | Autor: Rodrigo
Contas digitais: saiba quais são as 5 tops no Brasil

A abertura de uma conta em uma instituição financeira tem ficado cada vez mais prática, rápida e, principalmente, digital nos últimos anos.

Serviços como visualização de extrato, transferências, pagamento de contas, solicitações de empréstimos, entre outros, estão à palma da mão, na tela do smartphone.

Anúncios


Esta praticidade online é a principal vantagem – entre outras, que veremos mais abaixo – das chamadas contas digitais.

Trata-se de um negócio bilionário – em cifras de dólares – disputado por fintechs cada vez mais preparadas para atrair dezenas de milhões de clientes.

Enquanto este mercado se expande, com o surgimento de novos bancos digitais, pelo menos cinco grandes players já consolidaram seu espaço.

É de cada um deles que nós trataremos neste post para que você os conheça e, tome sua decisão na hora de abrir uma conta digital ou mudar de banco digital.

Vale a pena abrir uma conta digital?

A resposta mais prática para esta pergunta pode ser facilmente respondida por quem já usufrui de uma conta digital.

Aliás, o Alto Tietê já explicou as principais diferenças entre um banco tradicional e um digital. Mas, sigamos em frente por aqui.

A validade do mercado digital pode ser conferida no crescimento vertiginoso registrado nos últimos anos no Brasil.

Apenas entre 2018 e 2019, o número de contas digitais abertas saltou de 4,3 milhões para 7,4 milhões. A estimativa atual é que os brasileiros já tenham 60 milhões de contas digitais.

Há muitos bancos digitais no país?

Os números, mais uma vez, justificam a expansão no número de players que não veem a hora de entrar de cabeça neste mercado digital.

Os bancos digitais estão em operação no Brasil há apenas quatro anos. Começou com apenas três – que, não por acaso, estão no nosso ‘Top 5’ – e hoje já somam mais de duas dezenas.

Bem diferente do que tem ocorrido com os bancos tradicionais que, em vez de se multiplicarem, têm aderido a fusões para se fortalecerem no mercado.

Afinal, quais são as principais contas digitais?

Selecionamos abaixo cinco fintechs que figuram como as principais no mercado:

Nubank – NuConta

Foto: Reprodução/Nubank

Lançado em 2017, o Nubank – NuConta foi um dos primeiros players do mercado brasileiro. Desde então está em franco crescimento

Aquele cartão de crédito roxinho conhecido do mercado já soma pelo menos 25 milhões de clientes, segundo dados atualizados pela empresa.

O Nubank consolidou-se como a 6ª maior instituição financeira do país atrás apenas dos cinco grandes bancos brasileiros tradicionais – Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Santander – segundo dados do primeiro trimestre deste ano do Banco Central.

Entre as vantagens oferecidas pelo Nubank estão:

  • Conta digital gratuita
  • Cartão de crédito sem anuidade
  • Transferências gratuitas para qualquer banco
  • Rendimento de 100% do CDI para investimentos e rentabilidade

C6 Bank

Foto: Reprodução/C6 Bank

Diferentemente do modelo tradicional de negócios, as fintechs não precisam de uma longa trajetória para se firmarem no mercado.

O melhor exemplo entre bancos digitais, hoje, no Brasil, é o C6 Bank, que iniciou suas atividades no mercado em agosto de 2019.

Segundo comparação dos dados entre o terceiro e segundo trimestres deste ano, fornecidos pelo Banco Central, o C6 Bank registrou um crescimento de 48% na sua base de cliente. Ou seja: quase dobrou, se é que já não atingiu esse feito.

Entre as vantagens oferecidas pelo C6 Bank estão:

  • Taxas 0% para manutenção de conta corrente, saques e transferências
  • TEDs ilimitados e gratuitos
  • Saques gratuitos em bancos 24 horas
  • Conta global

Inter

Foto: Reprodução/Banco Inter

Fundado em 1994 no modelo tradicional como Banco Intermedium, o Banco Inter lançou-se como opção digital no mercado ainda em 2014.

A fintech, que se tornou mais conhecida no país estampando sua marca em camisas e estádios de futebol, anda batendo um bolão com suas centenas de milhares de clientes.

Principalmente aqueles que investem ou são usuários de Bitcoins. O Banco Inter é o único no país com conta integrada a esse tipo de moeda digital.

Entre as vantagens oferecidas pelo Inter estão:

  • Saques ilimitados em bancos 24 horas
  • Depósito de cheque por imagem
  • Plataforma exclusiva para investimentos no mercado financeiro
  • Nenhuma cobrança de taxas ou tarifas

Original

Foto: Reprodução/Banco Original

A exemplo do Banco Inter, o Original foi um dos poucos que iniciaram a jornada do mercado de contas digitais no Brasil em 2017 – após autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Esta conta digital tem como principal diferencial o programa de cashback, que reverte pontos acumulados no cartão em reais na conta corrente do próximo mês.

Entre as vantagens oferecidas pelo Inter Banco Original estão:

  • Portabilidade do salário
  • Recarga de celular
  • Gerenciador financeiro
  • Pagamentos de boletos

Next

Foto: Reprodução/Banco Next

Atentos ao franco crescimento do mercado de contas digitais, os bancos tradicionais buscam soluções para encarar a forte concorrência. E não é de hoje.

Ainda em 2017, o Bradesco lançou um novo banco, 100% digital, para chamar de seu. É o Banco Next que, apesar de não ter agência, dispõe da ampla rede do modelo tradicional para o acesso a vários serviços.

Entre as vantagens oferecidas pelo Banco Next estão:

  • Cartão de crédito internacional sem anuidade
  • Uber de graça todos os meses
  • Notificação de compras pelo APP
  • 50% de desconto nos cinemas