Como economizar mesmo com a alta no valor dos alimentos?

O Alto Tietê Web preparou algumas dicas para você conseguir economizar mesmo com a inflação em alta

Atualizado em março 13, 2022 | Autor: Michelle
Como economizar mesmo com a alta no valor dos alimentos?

Onde já se viu um pacote de arroz por mais de R$ 25 reais? Ou então, um pacote de café moído por mais de R$ 20,00, em média? Os alimentos estão caríssimos!
Gente, o mundo tá perdido, não é mesmo? Porque, mesmo as coisas subindo, o salário não acompanha, ou seja: o que fazer nesse cenário?
A cada dia tem um motivo diferente para as coisas estarem tão caras. Ontem era o coronavírus, hoje é a guerra na Ucrânia. Como lidar?

Subindo sem parar desde 2020

No primeiro ano da pandemia, além de afetar o sistema de saúde, a crise também impactou muito a economia, e uma das consequências desse impacto foi o aumento na inflação. Só em outubro, os preços aumentaram cerca de 1,19%, sendo que a inflação acumulada do ano está em 3,72%.
Com a Rússia, a Ucrânia ainda é responsável por 30% da exportação de trigo no mundo. Ou seja, os conflitos, mesmo que distantes de muitas regiões, podem afetar significativamente o bolso dos outros países. 
Outra problemática que afeta diretamente a situação dos grãos exportados pela Rússia e Ucrânia é o período em que a guerra assola o continente. Isso porque, no Brasil, por exemplo, nos encontramos num momento delicado para a produção agrícola. 
Resumidamente, o momento atual é um período de desenvolvimento das lavouras de trigo, que serão colhidas no próximo trimestre. Outro problema afeta diretamente a logística de exportação, que geralmente é mais forte no primeiro trimestre.
Conforme prevê o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os estoques de milho no Brasil podem ficar bem abaixo da média no final do ano, principalmente com a produção de ração e etanol de milho.

Anúncios


Afinal, é possível economizar mesmo com a alta no valor dos alimentos?

Apesar de difícil, e talvez bem pouco provável, é possível tentar, ao menos, algumas táticas para não comprar no preço mais caro. 
Esse aumento está pesando cada vez mais no bolso do brasileiro, principalmente porque os alimentos foram os produtos que mais sofreram um aumento nos preços.
Nesse cenário, o Alto Tietê Web separou algumas dicas essenciais para conseguir (ou tentar) economizar mesmo em tempos de inflação alta. As nossas dicas são bem simples, mas se colocadas em prática, podem resultar em uma boa economia.
Bora conferir? Vale ressaltar que apesar da alta na inflação, não há a necessidade de estocar produtos. Portanto, leve apenas aqueles produtos que você realmente precisa, para evitar gastos extras.

  • Planeje as suas compras

O planejamento é um importante aliado em todas as esferas da educação financeira. Em tempos de alta na inflação, o planejamento se torna mais importante ainda. 
Portanto, reserve um tempo para planejar todas as suas compras. Avalie quais são os produtos que você realmente precisa comprar. 
É realmente preciso comprar isso agora, ou dá para esperar por uma promoção?

  • Aproveite as promoções

Mesmo com a inflação alta, os lojistas fazem várias promoções. Como, por exemplo, quarta-feira da carne, quinta-feira das verduras, etc… 
Dessa forma, é sempre ficar atento aos sites de suas lojas favoritas, para não perder nenhuma promoção relâmpago.
Portanto, tente comprar esses itens quando eles estiverem em promoção, para garantir a economia.

  • Não se esqueça de pesquisar antes de comprar!

Para pesquisar o preço as compras de supermercado, o ideal é ficar de olho nos panfletos e nos aplicativos ou páginas das redes de supermercado. 
Compare as ofertas, e dê preferência para o mercado que estiver mais em conta.
Essa dica também é válida para a compra de outros produtos. 

  • Compre produtos de outras marcas

Assim como a Rochelle, nós sabemos que comprar de marcas famosas é muito melhor do que comprar as mais “baratas” ou “genéricas”, né? Mas, infelizmente, em nossa situação atual, é necessário optar pelas opções mais em conta. 
Em muitos casos, a variação de preço entre as marcas de um mesmo produto pode ser bem alta. Dessa forma, preferir produtos de outras marcas é uma opção viável para lidar com a alta nos preços.
O critério para realizar essa troca é priorizar o custo benefício. Ou seja, escolha aquelas marcas que tenham qualidade, mas cujo custo é menor em relação a outras. Muitas vezes, preço alto não é sinônimo de um bom produto.
Por fim, vale ressaltar que essa dica é válida tanto para compras em supermercado, quanto para a compra de outros produtos, beleza? Boas compras!