MEI só poderá emitir nota fiscal pelo site do governo a partir de setembro
Veja o que muda a partir de setembro, saiba como MEI só poderá emitir nota fiscal pelo site do governo e quais são as outras mudanças
A partir de setembro deste ano, quem é MEI só poderá emitir nota fiscal pelo site do governo.
Então, mudou o site para emissão da NF, que deixa de ser o site da Prefeitura do seu município.
Ou seja, a obrigatoriedade de emissão da nota no sistema nacional já vale a partir do dia 1º de setembro.
Ou seja, diga adeus ao sistema online da Prefeitura Municipal da sua cidade.
Sendo assim, você e todos os MEIs devem passar a emitir a NF na plataforma Nota Fiscal de Serviço Nacional.
Outra opção é o app NFS-e Mobile, que pode ser baixado diretamente no seu telefone.
Saiba mais: MEI só poderá emitir nota fiscal pelo site do governo
Todo MEI precisa emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) por serviços prestados. Esta é apenas uma das mudanças previstas, pois há outras em curso, como um novo teto limite para MEI.
Desta forma, a partir do próximo mês, os milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam mudar a forma de emitir notas fiscais.
Se você é um destes, a partir de agora, vai ter que emitir suas Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional, pelo site do Governo Federal.
Ou seja, com a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), a mudança vale para todos os municípios, pois a mudança busca a padronização na emissão de NF.
Mas, se você preferir, não precisa esperar setembro chegar, pois o sistema já está no ar e você já pode emitir suas NFS-e dentro do padrão nacional.
Além disso, o sistema das prefeituras onde você fazia a emissão da nota fiscal continuará no ar, pois ele será mantido apenas para consultar o histórico das notas emitidas pelos MEIs do município.
MEI só poderá emitir nota fiscal pelo site do governo
Como você sabe, a emissão da NF é a garantia de que a empresa ou qualquer MEI está atuando legalmente e pagando seus tributos, quando exigido.
Além disso, quando você emite uma nota, você aumenta sua confiança junto aos clientes, já que o documento é a garantia de direitos.
Desta maneira e de olho nisso, o governo federal decidiu pela padronização das notas fiscais no país.
Então, com objetivo de implantar um modelo nacional para a NF digital fará a substituição do sistema atual que, em teoria, é ‘de papel’.
Além disso, os sistemas de emissão de NF-e, CT-e, CF-e e NFC-e atuais já são padronizados. O que isso quer dizer?
Que estes sistemas podem ser facilmente consultados não só por quem é MEI, como também pelo Fisco.
Então, se você tiver dúvidas quanto ao preenchimento da nota fiscal, há muitos tutoriais nas redes sociais, inclusive no próprio portal da emissão da nota.
Além disso, muitas prefeituras estão colocando o passo a passo à disposição dos MEIs.
Veja o passo a passo para se cadastrar e emitir a nota fiscal
Então, se você quer saber como funciona o sistema da NFS-e Nacional, nós vamos te dar o passo a passo.
Em primeiro lugar, você precisa criar um cadastro, com nome e senha.
Além disso, depois, você pode emitir a nota fiscal pelo site do emissor nacional.
Então, para fazer o cadastro de seus dados no emissor seja no portal ou no app, veja como fazer:
1 – Você precisa se cadastrar no https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional e clicar em “Fazer Primeiro Acesso”;
2 – Preencha os dados solicitados e depois clique em “Avançar” e preencha o número do Título de Eleitor;
3 – Preencha os dados do e-mail e defina a senha de acesso, conforme as regras;
4 – Você receberá um código numérico em seu e-mail para validação da conta;
5 – Cadastre seus dados e da sua atividade econômica para fins de emissão da NFS-e.
6- Acesse a página inicial do Emissor Nacional, insira login e senha e clique em “Entrar”.
7 – Em configurações, preencha os dados de e-mail e telefone para geração da NFS-e;
8 – Pronto! Já pode acessar o Emissor de NFS-e.