A infância é a fase da vida que passa mais rápido. Que tal criar artesanato e brinquedos em casa? Passar esse momento com as crianças é muito importante para o desenvolvimento pessoal deles e também para aproveitar esse momento que nunca mais vai se repetir.
Você realmente quer passar esse tempo assistindo TV? Ou mexendo no celular? Sabemos que não é tão simples, afinal, o desafio com certeza é ainda maior para famílias com mais de um filho e aquelas com crianças pequenas e bebês.
De repente aquele passeio na casa da avó ou dos primos parou de acontecer, finais de semana no shopping e atividades no parque não estão disponíveis. Nem sequer ir à escola e ter uma interação com os coleguinhas é mais possível.
Mas são diversas atividades lúdicas que podem ser feitas em família que irão ter muitos significados e um peso frutífero no desenvolvimento da criança.
Por isso, nós fizemos um conteúdo que tem tudo a ver: artesanato e brinquedos. Saiba o que pode ser feito em casa!

A importância do artesanato para as crianças

● Trabalha a mente e o corpo
Nós sabemos que o artesanato aprimora, desenvolve e coloca em prática habilidades motoras. Fazendo artesanato nós mexemos com as mãos, os braços e com nossas habilidades de moldar objetos.
Além disso, o artesanato exercita a criatividade e promove a sensação de bem-estar por estar fazendo algo diferente e útil, por disparar dopamina em nosso cérebro, que é o hormônio responsável pela sensação de felicidade.

● Trabalha a autoestima
Por exercer essa sensação de recompensa por estarmos fazendo algo diferente e bonito ou útil, nós ficamos motivados e nos sentimos bem.
Ou seja, o exercício de arte e artesanato proporciona e traz às crianças a sensação de realização, gerando confiança e orgulho do próprio trabalho realizado.

● Estabelece uma conexão consigo mesmo e com o outro
Ao utilizar determinados objetos, cores e técnicas para construir um objeto diferenciado, a criança pode explicar o porquê escolheu tais características. Isso faz com que ela crie o hábito de se expressar, além de se expressar na arte, com gestos e palavras.
Por este motivo, hoje vamos trazer o passo a passo para fazer brinquedos em casa, de forma artesanal, que a criançada vai amar!
O melhor de tudo é que dá para envolver os pequenos para ajudar. E confeccionar cada brinquedo já vai ser uma brincadeira em si, certo? Sem contar que práticas manuais contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos filhos, como já falamos anteriormente.
Vem conferir!

Como fazer um jogo da memória com papelão

Você vai precisar de:
● Papelão
● Papel sulfite colorido ou cartolina
● Régua
● Lápis
● Borracha
● Tesoura
● Canetinha
● Cola branca
● Pincel
Modo de fazer:
1. Desenhe no papelão diversos quadradinhos, que tenham tamanho médio para caber um desenho, e que sejam em números pares.
2. Cole um papel colorido na parte de trás do papelão.
3. Desenhe dois desenhos iguais em dois quadradinhos diferentes. Por exemplo: duas árvores, dois cachorros, etc.
4. Recorte o papel e os quadradinhos.
5. Enfeite, pinte e decore como quiser! Só certifique-se de que, ao virar o desenho para baixo, não dê para ver qual desenho está lá, ok? Essa é a graça do jogo!

Como fazer uma cabaninha

Você vai precisar de:
● 6 itens que possam servir como suporte — canos, bambu, etc.
● Tecido — lençol, cobertor, etc.
● Almofadas
● Barbante
Modo de fazer:
1. Disponha os suportes da mesma forma da foto a seguir:
2. Amarre com os barbantes
3. Coloque um lençol ou um cobertor por cima
4. Coloque diversas almofadas e está pronto!